terça-feira, 12 de maio de 2015

Water Cooler: veja se vale a pena montar um sistema de refrigeração líquido no PC










Os water coolers estão se tornando cada vez mais populares, por conta da queda dos preços e a venda de kits de fácil instalação. O sistema usa um fluido para garantir uma refrigeração mais eficiente dos componentes do computador. Saiba quando vale a pena investir em um sistema de refrigeração líquido.

Ruídos no Notebook? Veja as possíveis causas e como solucionar o problema

SIstema permite controle de temperatura mais eficiente (Foto: Divulgação/Digital Storm)SIstema permite controle de temperatura mais eficiente (Foto: Divulgação/Digital Storm)

Como funciona

Ao contrário dos coolers comuns que utilizam ar para resfriar as peças, o water cooler usa um sistema de bombeamento de água para dissipar o calor. Um líquido, que pode ser água destilada ou outro composto químico, passa por um tubo e chega em um bloco de metal. Uma bomba garante que o fluido fique em movimento e um radiador é responsável por resfriar o líquido.

Bloco de water cooler em memória RAM (Foto: Divulgação/Koolance)Bloco de water cooler em memória RAM (Foto: Divulgação/Koolance)

O uso mais comum são nos processadores, mas os water coolers podem ser usados para resfriar outros componentes, como placas de vídeo e memória RAM.

Vantagens

A principal vantagem é evidentemente um melhor gerenciamento de calor dos componentes. Com temperaturas mais amenas, o computador trabalha melhor mesmo em casos cujos componentes são levados ao extremo, como overclock.  Um water cooler, por exemplo, chega a diminuir em até 50% a temperatura em relação ao sistema de resfriamento a ar.

Se engana quem pensa que montar um water cooler é um bicho de sete cabeças e custa caro. Hoje já é possível encontrar kits de instalação bem eficientes, como os da série H50 da Corsair, custando por volta de R$ 300.

Existe adaptador usb para cabo HDMI? Comente no Fórum do TechTudo.

Também é possível customizar um water cooler conforme o gosto de cada um. Esses modelos são bem mais caros, já que é preciso moldar as peças conforme cada projeto. É possível, por exemplo, colocar fluído colorido e fluorescente, o que dá um aspecto visual bem bonito.

Corsair H55 é opção barata de water cooler (Foto: Divulgação/Processador)Corsair H55 é opção barata de water cooler (Foto: Divulgação/Processador)

Desvantagens

Se você está considerando trocar o resfriamento do seu PC para um water cooler, a primeira coisa a se pensar é se o espaço interno do gabinete será suficiente para o sistema. Bombas, radiadores, tubos podem não caber em qualquer case. Além do investimento no sistema, talvez seja a hora de considerar comprar um gabinete maior.

Líquidos não combinam com os componentes do PC. Apesar dos vazamentos não serem tão comuns nos kits montados, os modelos desmontados, quando não instalados corretamente, podem vazar e danificar o computador por completo. Por isso, nesses modelos é preciso manutenção constante, como troca do fluido e verificação da vedação, o que pode gerar um custo extra.

Vale a pena

Em computadores normais, que não são usados para jogos e não tem peças de alto desempenho, investir em um water cooler não vale a pena. Uma solução mais barata a ar, ou até mesmo o cooler padrão que vem com o processador pode manter uma temperatura que não comprometa a vida útil do CPU. 

Agora se você está considerando comprar peças mais potentes ou pretende fazer overclock, o water cooler pode ser uma boa opção. Hoje já é possível encontrar boas soluções em torno de R$ 300. Os modelos desmontados são bem legais, além de garantir o resfriamento, dá um visual agressivo à máquina. Mas lembre-se que será necessário investir em um gabinete maior e mão de obra especializada.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/05/water-cooler-veja-se-vale-a-pena-montar-um-sistema-de-refrigeracao-liquido-no-pc.html

0 comentários:

Postar um comentário