segunda-feira, 20 de abril de 2015

Final Fantasy e Zelda: relembre os melhores RPGs do NES e Master System










O Nintendo 8 Bits e o Master System foram dois consoles lançados nos anos 80 que serviram como porta de entrada para o gênero de RPGs. A categoria não conseguiu se desenvolver na época do clássico Atari 2600. Cada um contribuiu com o surgimento de certos títulos que se tornariam gigantes da indústria nas décadas seguintes, como é o caso de Final Fantasy. Confira alguns dos melhores RPGs dessa era.

Nintendo x Master System: veja a comparação entre os consoles 8 bits

Final Fantasy foi um dos RPGs de maior sucesso em sua época (Foto: Nintendo Frontier)Final Fantasy foi um dos RPGs de maior sucesso na época. (Foto: Nintendo Frontier)

Final Fantasy (Nintendo 8 Bits)

Provavelmente, essa foi a franquia de RPG mais conhecida de todos os tempos. Poucos devem imaginar que sua origem, ainda no NES, se deu porque a empresa estava desesperada. O game foi, na verdade, uma tentativa de emplacar um jogo de sucesso. Final Fantasy se tornou um dos mais populares RPGs. Hoje, o título recebe vários remakes, como para o PSOne e GameBoy Advance.

Final Fantasy foi como muitos jogadores conheceram RPGs nos videogames (Foto: My All Time Favourite Video Games)Final Fantasy foi como muitos jogadores conheceram RPGs nos videogames. (Foto: My All Time Favourite Video Games)

Dragon Quest / Dragon Warrior (Nintendo 8 Bits)

Antes do sucesso de Final Fantasy, uma outra série de RPG já havia conquistado o público japonês. Era o fenômeno chamado Dragon Quest, que até hoje ocupa um posto de destaque na cultura oriental. O título ficou conhecido na época por trazer uma forma de RPG mais simples e acessível. Mas isso não significa fácil. O game contava ainda com o carisma de personagens desenhados por AKira Toriyama, criador do desenho animado Dragon Ball.

Carisma de Dragon Quest ajudou a série a ir longe no Japão (Foto: Wikipedia)O carisma de Dragon Quest ajudou a série a ir longe no Japão. (Foto: Wikipedia)

Phantasy Star (Master System)

O início da popular série de RPG da Sega, Phantasy Star, aconteceu ainda na época do Master System. Apesar de hoje em dia a franquia ser mais conhecida pelos capítulos online, ela começou como um RPG tradicional, mais tarde com 3 sequências para o Mega Drive. No Brasil, o jogo surpreendeu por ser totalmente traduzido para o português, sendo para muitos fãs o primeiro contato com um título da categoria que eles podiam realmente entender.

Phantasy Star surpreendeu em sua época ao vir traduzido em português (Foto: My All Time Favourite Video Games)Phantasy Star surpreendeu em sua época ao vir traduzido em português (Foto: My All Time Favourite Video Games)

The Legend of Zelda 1 e 2 (Nintendo 8 Bits)

A série The Legend of Zelda divide opiniões sobre o gênero. Sem dúvida, a franquia possui elementos de ação e aventura que inovaram na época, mas ninguém tem certeza se ela se classificaria como um RPG. No entanto, mesmo que o primeiro jogo seja uma incógnita para os rótulos, The Legend of Zelda 2: Adventure of Link foi um RPG tradicional, com níveis e pontos de experiência, que dividiu os fãs na época.

The Legend of Zelda divide jogadores sobre seu gênero, mas Adventure of Link com certeza é um RPG (Foto: Wikipedia e PrimaGames)The Legend of Zelda divide jogadores sobre seu gênero, mas Adventure of Link com certeza é um RPG (Foto: Wikipedia e PrimaGames)

EarthBound Zero / Mother (Nintendo 8 Bits)

Outra "vítima" da falta de uma versão ocidental foi a série EarthBound. Muitos jogadores acreditam que a séria tinha começado no Super Nintendo, porém, ela teve origem no NES. Chamado de Mother no Japão, o jogo quebrava várias normas estabelecidas do gênero ao trazer uma ambientação moderna e usar muito humor para contar sua história. O título chegou a ser traduzido pela Nintendo, mas nunca lançado. Essa versão se espalhou pela internet apelidada de EarthBound Zero.

Primeiro jogo da série Mother nunca foi lançado em inglês oficialmente (Foto: My All Time Favourite Video Games)O primeiro jogo da série Mother nunca foi lançado em inglês oficialmente. (Foto: My All Time Favourite Video Games)

Final Fantasy 3 (Nintendo 8 Bits)

Já estabelecida com a franquia Final Fantasy após dois capítulos, foi lançado Final Fantasy 3, o último capítulo no Nintendo 8 Bits. Uma curiosidade é que este foi o episódio da série que mais demorou para receber uma versão no ocidente. Ela apenas deu as caras por aqui com um remake em 3D para o Nintendo DS, que fez bastante sucesso e ganhou versões para mais plataformas eventualmente.

Graças às batalhas estáticas Final Fantasy 3 podia exibir gráficos belíssimos para a época (Foto: YouTube)Graças às batalhas estáticas, Final Fantasy 3 podia exibir gráficos belíssimos para a época. (Foto: YouTube)

Golden Axe Warrior (Master System)

Usando como base a franquia Golden Axe surgiu um RPG incrivelmente profundo para o Master System, com uma forte influência do clássico The Legend of Zelda. Na época, Golden Axe Warrior não foi muito apreciado, pois era uma decepção para quem esperava um jogo puramente de ação como o Golden Axe original. Atualmente, no entanto, é uma pérola esquecida e pouco conhecida.

Golden Axe Warrior soube usar bem tudo que The Legend of Zelda ensinou (Foto: Realm of Gaming)Golden Axe Warrior soube usar bem tudo que The Legend of Zelda ensinou (Foto: Realm of Gaming)

Dragon Ball (Nintendo 8 Bits)

O sucesso de Dragon Ball levou muitos anos para chegar aos Brasil e aos Estados Unidos. No Japão, a série já era popular e recebia vários jogos. Há toda uma saga de RPGs muito divertidos baseados em Dragon Ball que nunca saiu do Japão, mas que, graças aos fãs, pode ser encontrada atualmente com direito a traduções.

Há toda uma série de RPGs de Dragon Ball esquecidos no Nintendo 8 Bits (Foto: Vizzed)Há uma série de RPGs de Dragon Ball esquecidos no Nintendo 8 Bits. (Foto: Vizzed)

Dragon Crystal (Master System)

Dentre todos os RPGs disponíveis, poucos representavam um popular gênero nos PCs, os famosos jogos “Rogue”. Dragon Crystal trazia o legado desse tipo de título, com fases geradas aleatoriamente, muitos monstros e uma longa jornada a se percorrer, contando com sorte e coragem para evoluir seu personagem, torcendo para que seja suficiente para enfrentar o próximo monstro.

Dragon Crystal é um dos raros jogos estilo Rogue para os consoles 8 bits (Foto: Pocket Gamer)Dragon Crystal é um dos raros jogos estilo Rogue para os consoles 8 bits. (Foto: Pocket Gamer)

Cavaleiros do Zodíaco / Saint Seiya (Nintendo 8 Bits)

O famoso desenho animado teve também um inusitado RPG no Nintendo 8 Bits, que chegou a ser lançado apenas na Europa, longe do território brasileiro. O mais estranho é que ele era quase todo de ação e plataforma, mas se tornava um RPG na batalha contra os chefões, os cavaleiros de ouro.

Cavaleiros do Zodíaco tinha um estranho jogo de ação e RPG para o Nintendo 8 Bits (Foto: YouTube)Cavaleiros do Zodíaco tinha um estranho jogo de ação e RPG para o Nintendo 8 Bits (Foto: YouTube)

Qual o melhor jogo de Master System? Comente no Fórum do TechTudo.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/04/final-fantasy-e-zelda-relembre-os-melhores-rpgs-do-nes-e-master-system.html

0 comentários:

Postar um comentário