quinta-feira, 2 de abril de 2015

CERT.br registra aumento de ataques DoS, fraudes e phishing no Brasil










O Brasil registrou no ano de 2014 um aumento de 197% de ataques em redes com Internet em relação a 2013. É o que aponta o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). O centro recebeu 1.047.031 notificações, fornecidas espontaneamente por administradores de redes e usuários brasileiros. 

Golpe usando vírus WhatsAppInstall.exe promete instalar mensageiro no PC

Gráfico de incidentes reportados ao longo dos anos (Foto: Divulgação/CERT.br)Gráfico de incidentes reportados ao longo dos anos (Foto: Divulgação/CERT.br)

As tentativas de fraude ficaram com o primeiro lugar de ocorrências. O CERT.br recebeu 467.621 em 2014, cinco vezes mais que no ano anterior. Os ataques de phishing clássicos, como páginas falsas de bancos e lojas, cresceram 80%. Sites falsos não relacionados com atividade financeira aumentaram 73%. Ataques a servidores web aumentaram 54%, totalizando 28.808 casos reportados.

Já os ataques DoS (sigla em inglês para ‘Denial of Service’, ou ‘negação de serviço’) foram os campeões em crescimento. Eles somaram 223.935 registros, número 217 vezes maior que em 2013. O golpe consiste em tirar um serviço, computador ou rede de operação. Ativismo digital e jogos on-line são duas das principais causas para este tipo de ataque.

“Este tipo de ataque só funciona porque as redes abusadas não implementam uma técnica chamada Antispoofing. É importante que todos os provedores de conectividade e todas as empresas implementem esta técnica, para reduzir os impactos dos ataques”, explica Cristine Hoepers, gerente do CERT.br. A grosso modo, o método em questão é um jeito de impedir a falsificação de pacotes de IP.

Esquema de ataque spoofing (Foto: Reprodução/NIC.br)Esquema de ataque spoofing (Foto: Reprodução/NIC.br)

Outras técnicas, no entanto, são usadas para infectar máquinas. Por isso é fundamental ter um bom antivírus, manter programas e sistema operacional atualizados e instalar um firewall pessoal para se proteger. “Também é importante evitar abrir sítios e links recebidos ou presentes em páginas duvidosas”, recomenda o especialista.

Qual é o melhor antivírus grátis? Comente no Fórum do TechTudo



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/04/certbr-registra-aumento-de-ataques-dos-fraudes-e-phishing-no-brasil.html

0 comentários:

Postar um comentário