sábado, 21 de março de 2015

Parabéns Twitter: microblog completa 9 anos, confira momentos marcantes










O Twitter está completando 9 anos neste sábado (21) e para comemorar vale conferir os momentos mais marcantes do microblog. Mesmo limitado aos 140 caracteres, a rede social foi utilizada por diversos nomes para divulgar conquistas, como a descoberta de gelo em Marte, o noivado da realeza britânica e até a reeleição do presidente dos Estados Unidos. Curioso? Então confira a linha do tempo completa, desde seu ano de origem em 2006.

Lista tem 30 atalhos essenciais para Facebook, YouTube, Gmail e Twitter

Twitter está testando um navegador interno no aplicativo beta para Android (Foto: Divulgação/Twitter) (Foto: Twitter está testando um navegador interno no aplicativo beta para Android (Foto: Divulgação/Twitter))Twitter comemora 9 anos neste sábado (21) (Foto: Divulgação/Twitter)

1) Ano: 2006

Como tudo tem uma origem, nada mais justo do que representar o ano com um tuíte do co-fundador do microblog, Jack Dorsey. Na época, a rede social ainda era conhecida como Twttr. A postagem diz: “Apenas configurando meu Twttr”. As contas mais antigas do Tiwitter somam 14 perfis, sendo todas ativadas no dia 21 de março de 2006. As contas pertencem aos funcionários do microblog na época, incluindo@jack (Jack Dorsey), @biz (Biz Stone) e @noah (Noah Glass).

Destaque no Twitter com os primeiros posts em 2006 (Foto: Reprodução/Twitter)Destaque no Twitter com os primeiros posts em 2006 (Foto: Reprodução/Twitter)

2) Ano : 2007

E lá vem as populares hashtags para o microblog, por meio de uma postagem feita por um dos primeiros usuários da rede social, Chris Messina. O post anuncia: “Como vocês se sentem sobre usar # para grupos, como em #barcamp [ mensagem]?” A ideia era convidar os demais usuários a usarem o marcador de hashtags, seguido de alguma mensagem pessoal, para indicar a presença no evento mencionado.

Destaque no Twitter de 2007 (Foto: Reprodução/Twitter)Destaque no Twitter de 2007 (Foto: Reprodução/Twitter)

3) Ano: 2008

Descobertas científicas também fizeram parte do histórico marcante do Twitter. Uma delas foi divulgada pelo perfil @MarsPhoenix para anunciar a descoberta de gelo em Marte pela NASA, a conhecida agência de pesquisas aeroespaciais norte-americana. O post animado dizia: “Vocês estão prontos para celebrar? Então veja isso: nós temos gelo! Sim, gelo, *água congelada* em Marte. Melhor dia de todos!”, descoberto pela Phoenix Mars Lander.

Destaque no Twitter de 2008 (Foto: Reprodução/Twitter)Destaque no Twitter de 2008 (Foto: Reprodução/Twitter)

4) Ano: 2009

Mais um dos primeiros usuários do Twitter, Janis Krums, foi correndo publicar em seu perfil do Twitter quando estava em uma balsa e por acaso um avião pousou no rio Hudson, nos Estados Unidos, em uma medida de emergência. A postagem dizia: “ Tem um avião no Hudson. Eu estou em um balsa (ferryboat) indo resgatar as pessoas. Loucura”. O tuíte teve até direito à uma foto, enviada pelo twitpic.

Destaque no Twitter de 2009 (Foto: Reprodução/Twitter)Destaque no Twitter de 2009 (Foto: Reprodução/Twitter)

5) Ano: 2010

Uma das uniões mais assistidas da realeza britânica, entre o príncipe William e Kate Middleton, também teve seu espaço no Twitter. O anúncio do noivado foi feito pelo perfil Clarence House, em postagem oficial de um dos escritórios do príncipe. O post afirmada: “O príncipe de Gales está encantado em anunciar o noivado do príncipe William com a senhorita Catherine Middleton”, seguido do site oficial do governo britânico.

Destaque no Twitter de 2010 (Foto: Reprodução/Twitter)Destaque no Twitter de 2010 (Foto: Reprodução/Twitter)

6) Ano: 2011

Ações relacionadas com o terrorismo fazem parte da história do microblog. Isso porque Sohaib Athar tuitou inadvertidamente, ao vivo, o ataque surpresa à mansão de Osama Bin Laden, no Paquistão. Bem, era para ser surpresa no final das contas. “Helicóptero pairando acima de Abbottabad 1 da madrugada (é um evento raro)”, dizia o post.

Destaque no Twitter de 2011 (Foto: Reprodução/Twitter)Destaque no Twitter de 2011 (Foto: Reprodução/Twitter)

7) Ano: 2012

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tuitou que estava reeleito para o cargo, em seu segundo mandato. O anúncio foi feito antes mesmo de aparecer em público para comentar sobre sua vitória para o mundo. “Mais quatro anos”, anunciou Obama no microblog. Um dado interessante é que em poucas horas essa postagem teve o maior número de retuítes do ano.

Destaque no Twitter de 2012 (Foto: Reprodução/Twitter)Destaque no Twitter de 2012 (Foto: Reprodução/Twitter)

8) Ano: 2013

O perfil do The Boston Globe postou “Novidade: uma testemunha relatou ouvir duas bombas perto da linha de chegada da Maratona de Boston”. O tuíte fazia referência à um atentado no local, nos Estados Unidos, que chamou a atenção de diversas redes de jornais do mundo. Com isso, muitos repórteres e centrais de notícias passaram a dar mais atenção ao Twitter na hora de divulgar as novidades sobre a busca dos suspeitos e mais novidades.

Destaque no Twitter de 2013 (Foto: Reprodução/Twitter)Destaque no Twitter de 2013 (Foto: Reprodução/Twitter)

9) Ano: 2014

O tuíte de destaque está na foto de selfie coletivo no Oscar, proposto pela apresentadora Ellen DeGeneres, durante o evento da maior premiação norte-americana do cinema. Depois disso, a moda se espalhou em outros programas, apresentações e teve destaque até no Brasil. “Se apenas o braço do Bradley [Cooper] fosse maior. Melhor foto de todas”, dizia a postagem.

Destaque no Twitter de 2014 (Foto: Reprodução/Twitter)Destaque no Twitter de 2014 (Foto: Reprodução/Twitter)

10) Ano: 2015

E para fechar, o tuíte mais atual que foi destaque na rede social, faz uma referência à liberdade de expressão após um atentado à revista francesa Hebdo. A frase “Nós somos Charlie” se popularizou e o post apresentava apenas a frase em uma imagem, com fundo escuro.

Destaque no Twitter de 2015 (Foto: Reprodução/Twitter)Destaque no Twitter de 2015 (Foto: Reprodução/Twitter)

Como fazer para ter um nome Twitter que já está sendo usado? Comente no Fórum do TechTudo



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/03/parabens-twitter-microblog-completa-9-anos-confira-momentos-marcantes.html

0 comentários:

Postar um comentário