quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Xbox: confira as melhores curiosidades sobre os consoles da Microsoft










Xbox é a família de consoles da Microsoft. A empresa surgiu em 2001 e, desde então, se mantém entre as mais populares. Mas nem tudo foi fácil. A trajetória apresenta fatos muito curiosos; saiba mais.

Leia a análise completa do Xbox One

Xbox: confira as melhores curiosidades sobre os consoles da Microsoft (Foto: Divulgação)Xbox: confira as melhores curiosidades sobre os consoles da Microsoft (Foto: Divulgação)

DirectX Box

O primeiro Xbox, lançado em 2001, surgiu como uma tentativa da Microsoft de combater o PlayStation 2, da Sony. Para isso, a ideia era criar um console baseado no sistema operacional Windows.

O nome do aparelho seria DirectX Box, em referência à tecnologia gráfica Direct X, usada no PC para rodar diversos games. Posteriormente, o nome foi alterado para Xbox.

360 sem HDMI

Lançado em 2005, o Xbox 360 chegou quando as televisões de alta definição ainda não eram maioria. Por esse motivo, as primeiras versões do console não tinham uma entrada HDMI. Eles eram limitados cabos vídeo-componente.

Controle gordo

Mesmo com as inovações, o Xbox original sofreu com as reclamações dos jogadores desde os seus primeiros dias. O motivo era o tamanho do controle: extremamente grande e complicado de manusear.

Para o lançamento no Japão, a Microsoft trabalhou em uma versão menor e mais confortável. Mais tarde, a edição seria lançada para todo o mundo e posteriormente substituiria o joystick original.

Controle do Xbox era um problema para os jogadores (Foto: Divulgação)Controle do Xbox era um problema para os jogadores (Foto: Divulgação)

Prolongando a vida do Xbox

Com o lançamento do Xbox 360, a versão da Xbox Live para o primeiro console começou a perder força e suporte até o momento em que a Microsoft avisou que iria encerrar os servidores.

Chateados com a notícia, os jogadores de Halo 2 resolveram se organizar para manter a rede funcionando. Os fãs do game da Bungie se alternavam entre dia e noite para manter as partidas do game rolando. Com isso, eles evitavam que o serviço fosse totalmente desabilitado. A empreitada durou pouco mais de um mês.

Jogos exclusivos

Os aparelhos da família ostentaram belos títulos durante seus ciclos de vida. Na era do Xbox original, foram lançadas algumas das principais séries, como Halo e Forza Motorsport, que fazem sucesso até hoje.

O Xbox 360 também foi lar de diversas franquias, como Gears of War e Fable, enquanto o Xbox One conta com novos títulos do calibre de Sunset Overdrive, sem falar em outros exclusivos anunciados, como Quantum Break.

Kinect para uso médico

O sensor de movimentos Kinect foi desenvolvido para que gamers pudessem jogar usando movimentos do próprio corpo ao invés de um controle convencional. A tecnologia impressionou tanto que acabou ganhando diferentes aplicações.

Uma das mais interessantes foi o uso do aparelho em salas de cirurgia. Dessa forma, os médicos poderiam operar aparelhos e computadores sem a necessidade de tocar em instrumentos diferentes.

Kinect ganhou diferentes usos fora do console (Foto: Reprodução)Kinect ganhou diferentes usos fora do console. (Foto: Reprodução)

Modificações

Tendo seu sistema operacional baseado em uma versão do Windows, o Xbox original foi alvo de diversas modificações por parte dos usuários, que alteravam o visual e as funções do aparelho.

Uma das mais populares era a adição de softwares de terceiros, como emuladores de diversos consoles e reprodutores de mídia.

Luzes da morte

Durante seu lançamento, o Xbox 360 passou por um grave problema com as unidades vendidas, o famoso incidente “Three Red Lights of Death” (três luzes vermelhas da morte) ou simplesmente “3RL”.

Os aparelhos sofriam com problemas de superaquecimento. Com isso, componentes internos do console eram danificados e paravam de funcionar. É estimado que mais de 50% dos aparelhos da época do lançamento terminaram sofrendo do problema.

Luzes da morte detonaram os primeiros 360 (Foto: Reprodução)Luzes da morte detonaram os primeiros 360. (Foto: Reprodução)

Kinect bombado 

Com o Xbox One, a Microsoft aproveitou para lançar uma nova versão do Kinect, ainda mais potente do que a anterior. O novo sensor conta com uma câmera capaz de fazer imagens Full HD, inclusive no escuro.

O sensor é equipado com 128Mb de RAM, o dobro da memória instalada no Xbox Original, lançado em 2001. O Kinect também é capaz de detectar diversos detalhes, como a pulsação do usuário.

Polêmicas do Xbox One

Antes do lançamento do Xbox One, a Microsoft enfrentou a fúria dos fãs depois de anunciar suas políticas de compartilhamento de jogos e DRM, que usavam a Internet para impedir que os usuários trocassem games.

Depois de muito apelo, a empresa americana voltou atrás e removeu todos os sistemas. Outra “vitória” dos fãs foi a chegada da versão sem o Kinect do aparelho.

Sony aproveitou para tirar sarro das políticas contra empréstimo e venda de jogos (Foto: Reprodução)Sony aproveitou para tirar sarro das políticas contra empréstimo e venda de jogos. (Foto: Reprodução)

Já se decidiu entre Xbox One ou Playstation 4? Opine no Fórum do TechTudo!



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/listas/noticia/2015/02/xbox-confira-melhores-curiosidades-sobre-os-consoles-da-microsoft.html

0 comentários:

Postar um comentário