quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Persona 4 Golden: confira dicas e saiba como jogar o RPG para PS Vita










Persona 4 Golden é uma versão do famoso RPG para o portátil da Sony, o PS Vita. O título coloca o jogador no controle de um grupo de personagens que devem investigar uma série de assassinatos sobrenaturais que envolvem uma misteriosa névoa. Confira neste tutorial os primeiros passos para jogar a versão de PS Vita.

Leia o review completo de Persona Q: Shadow of the Labyrinth

Persona 4 Golden: saiba como jogar o RPG para PS Vita (Foto: Divulgação)Persona 4 Golden: saiba como jogar o RPG para PS Vita (Foto: Divulgação)

Por onde devo começar?

Originalmente lançado para PS2, Persona 4 Golden é uma versão exclusiva do game para PS Vita com extras e uma personagem adicional. No game, o protagonista e seus amigos devem investigar estranhos assassinatos com a ajuda de criaturas chamadas Personas. Para isso, eles devem entrar no mundo da TV e salvar as vítimas, enquanto procuram pistas para pegar o culpado.

Após o trailer inicial, comece um novo jogo apertando “New Game”. Selecione a dificuldade que você deseja jogar e confira uma nova introdução. Por fim, você deve escolher um nome para o protagonista antes de começar a jogar. Vale lembrar que próprio game possui uma série de mini tutoriais para ajuda-lo durante a campanha.

Importante: O jogo não possui legendas em português, então é preciso um conhecimento básico de leitura em inglês ou japonês para aproveitar Persona 4 Golden.

Izanagi é a primeira Persona do protagonista (Foto: Divulgação)Izanagi é a primeira Persona do protagonista (Foto: Divulgação)

Personas

As Personas são criaturas usadas durante as batalhas. Elas são classificadas por Arcanas e possuem diferentes habilidades para serem usadas dentro e fora de combate. Cada personagem possui uma Persona diferente, de acordo com sua personalidade, que ainda pode ganhar uma nova forma quando o seu Social Link chegar ao máximo.

Diferente dos outros personagens, o protagonista pode usar um total de 12 Personas a medida que seu level aumentar. Elas também ganham experiência e level durante as batalhas, e consequentemente aprendem novas habilidades.

Use as Personas para lutar contra os inimigos (Foto: Divulgação)Use as Personas para lutar contra os inimigos (Foto: Divulgação)

A primeira Persona é Izanagi da Arcana Fool, porém, você pode capturar outras durante quando derrotar inimigos ou fundi-las no Velvet Room para criar outras mais poderosas.

Velvet Room

O Velvet Room é a sala apresentada logo no início do game, onde o protagonista firma o seu contrato. Nesse lugar, você encontrará Igor, Margaret e a personagem exclusiva da versão Golden, Marie. Neste lugar você pode fundir Personas, comprar cartas de habilidade (Skills) ou realizar missões para as personagens.

Mais tarde, você receberá de Igor a Velvet Key, permitindo que você entre no Velvet Room quando quiser. Você pode acessá-lo no Shopping District South ou quando entrar no mundo da TV, através de uma porta azul.

O Velvet Room será essencial para você melhorar suas Personas (Foto: Divulgação)O Velvet Room será essencial para você melhorar suas Personas (Foto: Divulgação)

Midnight Channel

O Midnight Channel é um programa que pode ser assistido durante os dias de chuva, sempre a meia noite. Nele, o jogador pode conferir quem está do outro lado da TV e conseguir mais pistas sobre o misterioso criminoso e suas vítimas.

Sempre que um novo personagem aparecer no canal, sua equipe irá contactá-lo para entrar no mundo da TV. A partir daí, você terá um prazo para resgatar a vítima.

Assista ao Midnight Channel para descobrir informações sobre as vítimas (Foto: Divulgação)Assista ao Midnight Channel para descobrir informações sobre as vítimas (Foto: Divulgação)

Tempo e eventos

O jogo gira em torno de um calendário de eventos que acontecem em datas específicas. Muitos deles são influenciados pela previsão do tempo e, por isso, você deve sempre estar atento a este fator antes de realizar qualquer atividade. Você pode conferir a previsão do tempo nas duas TVs da casa e também ao encontrar com sua equipe no Junes.

O tempo também afeta diretamente a história e você deve resgatar as vítimas antes da névoa tomar conta da cidade. A misteriosa névoa virá depois de dias seguidos de chuva e matará a vítima dentro da TV. Sendo assim, você terá um tempo limitado para completar as missões principais. Caso você não consiga, o jogo resultará em “Game Over”.

Acompanhe a previsão do tempo durante o game (Foto: Divulgação)Acompanhe a previsão do tempo durante o game (Foto: Divulgação)

Já os eventos acontecem em dias específicos, principalmente aqueles que servem para melhorar o seu relacionamento com os demais personagens do game. Você vai encontrá-los aos explorar a cidade de Yasogami ou quando interagir com personagens. Outros são automáticos e vão ocorrer com o passar do tempo, acompanhando a história.

Dica: Se você não conseguir concluir a missão antes da névoa chegar, o jogo lhe dará a opção de voltar uma semana no game para tentar novamente.

Passe tempo com os personagens para melhorar o Social Link (Foto: Divulgação)Passe tempo com os personagens para melhorar o Social Link (Foto: Divulgação)

Social Links e Arcanas

Persona 4 Golden também possui um sistema de relacionamentos que podem garantir bônus na evolução de suas Personas, novos ataques e habilidades durante os combates. Para isso, você deve melhorar o seu relacionamento com a sua equipe e os outros personagens para aumentar o Rank dos seus Social Links.

Os Social Links são laços que o protagonista estabelece com outros personagens. Quanto maior o Rank – que pode chegar no máximo ao nível 10 – maior também será o bônus de experiência que você ganhará ao fundir Personas de determinadas Arcanas.

Quanto maior o Rank, mais habilidade os personagens podem aprender (Foto: Divulgação)Quanto maior o Rank, mais habilidade os personagens podem aprender (Foto: Divulgação)

Para melhorar o seu relacionamento, você deve passar algum tempo com os personagens ativando eventos especiais. Esses eventos serão ativados depois que você conseguir uma certa pontuação – que não é visível – que será ganha ao responder corretamente suas perguntas, ou quando encontra-los pela cidade ou na escola.

Dica: Ao receber a frase ”Your relationship is ready to become closer,” você estará perto de ativar o evento que aumentará um level do seu Rank com determinado personagem.

Quando o Rank chegar ao nível 10, você pode começar um namoro (Foto: Divulgação)Quando o Rank chegar ao nível 10, você pode começar um namoro (Foto: Divulgação)

Você também pode ganhar mais pontos se tiver uma Persona da mesma Arcana que determinado personagem. Por exemplo, ao passar um tempo com Yosuke, é possível dobrar os pontos se você possuir uma Persona da Arcana Magician – e acertar corretamente as perguntas.

Dica: Você também pode iniciar relacionamentos amorosos com praticamente todas as personagens femininas do game. Ao alcançar o Rank 10, você terá a opção de iniciar um namoro com uma garota, ativando eventos em datas especiais (festivais e Natal). Não há limite para o número de relacionamentos ativos ao mesmo tempo.

Melhore o seu status para abrir novas opções no game (Foto: Divulgação)Melhore o seu status para abrir novas opções no game (Foto: Divulgação)

Status e atributos

Os atributos do protagonista estão divididos em cinco pontos: Courage (coragem), Diligence (diligência), Knowledge (conhecimento), Expression (expressão), Undertanding (entendimento). Elas podem ajudá-lo a responder perguntas, a melhorar seu Social Links e também a conseguir trabalhos de meio período (que podem desbloquear outras Arcanas).

Esses atributos podem ser treinados até o nível 5. Você pode subir essas qualidades respondendo corretamente as perguntas na sala de aula, lendo livros, comendo, entrando em algum clube, arrumando um emprego ou interagindo com certos personagens.

Melhore sua coragem ou outros atributos comendo no restaurante Aiya (Foto: Divulgação)Melhore sua coragem ou outros atributos comendo no restaurante Aiya (Foto: Divulgação)

Dica: Você pode conseguir um emprego ao clicar no cartaz localizado no Shopping District North, perto do restaurante Aiya.

Sistema de combate

O sistema de combate segue os clássicos e é realizado por turnos. Você pode controlar os personagens individualmente, atacando com eles ou com suas Personas. Há também a possibilidade de equipar armas, usar itens e habilidades de suporte durante as lutas.

Os golpes especiais, adquiridos através dos Social Links, serão ativados automaticamente durante as batalhas em certas condições. Você também terá a oportunidade de atacar com todos os personagens quando o inimigo estiver vulnerável.

O sistema de combate é realizado por turnos (Foto: Divulgação)O sistema de combate é realizado por turnos (Foto: Divulgação)

Ataque primeiro, de preferência nas costas do inimigo, para ganhar o primeiro turno de vantagem. Se você for acertado, o efeito será contrário, e o adversário ganhará um turno a mais. Use “Analysis” para verificar as fraquezas dos inimigos e “Tactics” para organizar sua equipe. Selecione uma tarefa para cada personagem ou escolha seus ataques individualmente.

Dica: Ataque os inimigos com suas fraquezas para conseguir o status “Weak”. Você derrubará o adversário e sempre ganhará um turno extra para atacar novamente.

Explore as dungeons para encontrar Shadows e o boss (Foto: Divulgação)Explore as dungeons para encontrar Shadows e o boss (Foto: Divulgação)

Os combates acontecem em cenários dentro do mundo da TV. Elas são compostas por diversos andares e mudam de acordo com a personalidade da vítima. Os cenários possuem diversas portas e labirintos, além das criaturas chamadas “Shadow”. Lá você encontrará baús com tesouros, itens e novas Personas, além de cartas que podem ajuda-lo a melhorar habilidades ou recuperar HP e SP.

Os chefões (Boss) estão sempre localizados no último andar desses cenários, com uma animação especial. Quando você derrota-lo, ele dará lugar a um mini-boss que pode ser derrotado diversas vezes. Vencê-lo vai lhe render pontos em Courage (coragem).

Use o mapa para explorar a cidade (Foto: Divulgação)Use o mapa para explorar a cidade (Foto: Divulgação)

Finais diferentes

Persona 4 Golden possui 7 finais diferentes que dependem das ações e respostas do jogador durante o game. Esses finais também são determinados pela solução do mistério principal e a captura do verdadeiro culpado pelos assassinatos.

Além disso, a versão de PS Vita possui um final exclusivo, o Golden End.

Qual a melhor franquia de RPG de todos os tempos? Dê sua opinião no fórum Techtudo!



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/02/persona-4-golden-confira-dicas-e-saiba-como-jogar-o-rpg-para-ps-vita.html

0 comentários:

Postar um comentário