segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

O que é o WebM e por que ele veio para substituir o GIF










Se você gosta de GIFs animados talvez se surpreenda com o WebM. O formato, que tem apenas quatro anos, traz inovações pensadas para a Internet atual e tecnologias futuras. Ao contrário do GIF, que possui mais de 20 anos e um formato pensado para o início da Internet onde as conexões eram lentas e os computadores trabalhavam com poucas cores. Em um futuro breve, o velho GIF pode sair de cena.

Windows 8 ganha suporte nativo para vídeos em MKV com legendas

O GIF, que pronuncia-se Jiff, nasceu em 1987 e sua sigla significa (Graphics Interchange Format). Foi desenvolvido pela Compuserve com o intuito de ser um formato colorido de fácil leitura pelos navegadores da época. O formato também conta com a opção Interlacing, que faz com que a imagem seja lida linha por linha fazendo com que ela seja carregada aos poucos, o que fazia muito sentido em uma época em que as conexões mais rápidas atingiam apenas 56 kpbs.

WebM pode substituir o Gif; entenda o formato de vídeo animado em frames (Foto: Reprodução/Wikipedia)WebM pode substituir o Gif; entenda o formato de vídeo animado em frames (Foto: Reprodução/Wikipedia)


Além disso, o GIF conta com uma paleta de 256 cores não sendo indicado para grandes formatos de fotografia mas sim pequenos formatos como ícones ou pequenas animações. As animações, ou Gifs animados, são um conjunto de GIFs encapsulados dentro de outro GIF e permitem reproduzir qualquer tipo de animação ou vídeo neste formato sem som e dentro da paleta de 256 cores que o formato suporta.

Com base nestes dados, vemos que o formato GIF Animado necessita que o arquivo seja totalmente carregado para que a animação aconteça. Isso pode ser demorado, dependendo do tamanho do vídeo convertido, sua resolução e peso. Com isso, consumimos muito mais banda e recursos do navegador para sua leitura do formato. Experimente entrar em uma página com dezenas de gifs e veja como o navegador fica lento.

Como compartilhar gifs no WhatsApp? Comente no Fórum do TechTudo.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/02/o-que-e-o-webm-e-por-que-ele-veio-para-substituir-o-gif.html

0 comentários:

Postar um comentário