sábado, 7 de fevereiro de 2015

Museu do Videogame Itinerante leva Telejogo e Atari para Campus Party 8










Os campuseiros puderam conhecer neste sábado (7), no Palco Marte da Campus Party 2015, o criador do primeiro museu para videogames do Brasil, Cleidson Lima. O local fica na cidade natal do jornalista, Campo Grande (MS). Apaixonado por jogos, Lima começou a exibir seus equipamentos para o público e disponibilizar os consoles para que as pessoas conhecessem games clássicos e mais antigos.

Acompanhe a Campus Party 2015 minuto a minuto

Cleidson Lima conta a história do museu do videogame itinerante na Campus Party 8 (Foto: Paulo Figueiredo/TechTudo)Cleidson Lima conta a história do museu do videogame na Campus Party 8 (Foto: Paulo Figueiredo/TechTudo)


Com o tempo, para uma cidade de apenas 800 mil habitantes, o Museu do Videogame já havia atingido o seu papel, e Lima viu que era hora de levar seu acervo para outras partes do Brasil. Cadastrou-se no projeto no IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) e transformou a exposição em um formato que pudesse rodar por todo o país: o Museu do Videogame Itinerante.

Telejogo ficou disponível para campuseiros jogarem durante a Campus Party 2015 (Foto: Paulo Figueiredo/TechTudo)Telejogo ficou disponível para campuseiros jogarem durante a Campus Party 2015 (Foto: Paulo Figueiredo/TechTudo)

Entre mais de 200 consoles reunidos, os visitantes do museu itinerante podem conhecer aquele que é reconhecido por ser primeiro videogame de sucesso do mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972, e jogar o Telejogo, primeiro console a ser comercializado no Brasil. Os primórdios da Nintendo como Super Boy e Nintendinho, que vieram antes do SNES, também estão lá, cheios de história para contar.

No fim do ano passado, Cleidson Lima ganhou o Prêmio Brasil Criativo do Ministério da Cultura na categoria Museus. Com o crescimento do projeto, é chamado para expor em diversos lugares, principalmente em feiras e shoppings. Só este ano, o Museu vai passar por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza, Curitiba, Florianópolis, Londrina e Pelotas.

Videogame foi feito para durar dez anos, nós que teimamos 
Cleidson Lima, Museu do Videogame

Na palestra, Lima destacou que recebe parcerias de outros colecionadores do país para aumentar a variedade de consoles em determinadas exposições. Atualmente, os visitantes podem jogar cerca de 16 deles, sendo que o clássico Atari chama bastante a atenção das crianças de todas as idades.

Apesar dos cuidados, é difícil manter todos funcionando. Cerca de 20 aparelhos vão para a manutenção todos os anos. 

"Videogame foi feito para durar no máximo dez anos, nós que teimamos para que eles durem mais”, brinca.

Para contratar o museu em sua cidade, é possível entrar em contato com Cleidson Lima pelo e-mail museudovg@gmail.com.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/02/museu-do-videogame-itinerante-leva-telejogo-e-atari-para-campus-party-cpbr8.html

0 comentários:

Postar um comentário