terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

iPods: relembre a história desse mp3 que pode caminhar para o fim










Você é um dos fãs do MP3 player portátil mais famoso do mundo? O iPod já está no mercado há algum tempo e desde seu surgimento ganhou uma série de adeptos e passou por alterações técnicas e
estéticas, ditando o mercado e tendências. Para entrar em um clima nostálgico e considerando um possível fim dos
dispositivos
, o TechTudo recupera a história dos iPods, relembrando
alguns modelos que marcaram geração. Vamos nessa?

Lista reúne caixas de som com Bluetooth mais portáteis e práticas

Primeira geração do iPod classic lançado pela Apple em 2001  (Foto: Divulgação)Primeira geração do iPod classic lançado pela Apple em 2001 (Foto: Divulgação)

O iPod estreou no mercado com o modelo Classic, em outubro de 2001, lançado pela empresa americana Apple. Antes da descontinuação do veterano
da linha, a série era composta pelos seguintes dispositivos: iPod
Classic, iPod Shuffle, iPod Nano e iPod Touch. A chegada do modelo Classic
ainda é considerada como o lançamento mais arriscado da trajetória da
marca, por ter sido anunciado no mês seguinte aos atentados de 11 de
setembro, ocorridos nos Estados Unidos.

iPod Classic

Ainda com Steve Jobs no comando da empresa, a Apple anunciou o primeiro iPod no dia 23 de outubro de 2001. O iPod Classic revolucionou o mercado de MP3 players ao permitir o armazenamento de cerca de mil músicas em um espaço interno de 5 GB, além de colocar a marca nesse segmento com o pé direito. A medida em que ele era atualizado, ganhava mais memória flash e diversas configurações, conquistando a cada novidade o status de mais "o famoso do mundo".

Modelo iPod classic é o primeiro descontinuado depois de quase 13 anos (Foto: Divulgação/Apple)Modelo iPod classic é o primeiro descontinuado depois de quase 13 anos (Foto: Divulgação)

Para a tristeza dos fãs mais saudosistas, a Apple interrompeu a produção do tradicional iPod Classic poucos dias antes do seu 13° aniversário, em setembro de 2014. Segundo o diretor executivo da companhia, o fim da linha, que já estava na sétima geração, deveu-se a falta de fornecedores de peças.

A notícia não causou tanto susto, pois suportando o conector de 30 pinos, abandonado pela fabricante em outros dispositivos, certamente a fabricação do aparelho seria também interrompida à qualquer momento. Com a repercussão da retirada da versão clássica do mercado, teve iPod classic sendo vendido por US$ 90 mil em site de varejo.

iPod Shuffle

iPod shuffle da primeira geração parecia um pen drive (Divulgação/Apple)iPod shuffle da primeira geração parecia um pen drive (Divulgação)

Lançado em 11 de janeiro de 2005, o iPod Shuffle foi o primeiro leitor de música da série iPod a usar memória flash. Seu nome foi influenciado por reproduzir em uma ordem aleatória, em inglês “shuffled”.

Por oferecer modelos menores e não ter tela, ele tem opções limitadas para a navegação entre as músicas. Ao mesmo tempo, ele é ressaltado como o mais prático da série pelo seu tamanho, botões em destaque, painel de controle simples e o recurso VoiceOver (fala o artista e o título da música em reprodução).

E esses aspectos agradaram. Depois da primeira, o iPod Shuffle ganhou mais três gerações: 2G em
2006, 3G em 2009, e 4G em 2010. Arrebatando o rótulo de mais barato da
linha ainda comercializada, o iShuffle saiu em versões de 512Gb e
1Gb.

Alguns indicios sugerem que o iPod Shuffle pode ser retirado do mercado (Foto: Divulgação/Apple)Alguns indícios sugerem que o iPod Shuffle pode ser retirado do mercado (Foto: Divulgação/Apple)

A demora no tempo de envio do produto sugere que a Apple pode parar de vender o iPod Shuffle. Segundo compradores, o aparelho está em falta nas lojas físicas da Apple há algum tempo e a online demora cerca de uma semana para enviar – lembrando que outros modelos foram descontinuados depois de atrasos similares.

Curiosidade: com a morte do fundador da Apple, no final de 2011, um pequeno iPod shuffle 4G autografado por Steve Jobs foi leiloado na Internet por U$ 10 mil.

iPod Nano

Primeira geração do iPod Nano tinha tela LCD que exibia mais de 65 mil cores  (Foto: Divulgação)Primeira geração do iPod Nano tinha tela LCD que exibia mais de 65 mil cores (Foto: Divulgação)

O iPod Nano foi lançado no dia 7 de setembro de 2005 para substituir o iPod Mini, um modelo reduzido apresentado em janeiro de 2004. O Nano entrou no mercado de players com visor LCD capaz de exibir mais de 65 mil cores em aparelhos com memória de armazenamento de 1GB, 2GB e 4GB. Foi uma grande inovação na época!

iPod Nano 7G equipado com Bluetooth e tela Multi-Touch de 2,5 polegadas (Foto: Divulgação/Apple)iPod Nano 7G equipado com Bluetooth e tela Multi-Touch de 2,5 polegadas (Foto: Divulgação/Apple)

Apresentado ao público interessado em ter suas músicas, imagens e vídeos em um único dispositivo, o aparelho chegou com a ótima proposta de auxiliar boas configurações com tamanho fininho.

A sétima e última geração (7G) da série de iPods em tamanho reduzido foi anunciada em Setembro de 2012. Considerado até os dias de hoje como o mais fino da linha, o 7G é quase do tamanho de um cartão de crédito e tem somente 5,4 mm de espessura. Está equipado com Bluetooth e tela Multi-Touch de 2,5 polegadas, quase o dobro do tamanho da tela da versão que o antecede.

iPode Touch

Primeira geração da linha iPod touch já era semelhante ao iPhone 2G  (Foto: Divulgação)Primeira geração da linha iPod touch já era semelhante ao iPhone 2G (Foto: Divulgação)

A primeira geração do iPod Touch foi divulgada publicamente no dia 5 de Setembro de 2007, com a grande novidade da inclusão dos recursos Cover Flow e Multi-Touch para a linha. Foi o primeiro de todos modelos do player MP3 a incluir acesso Wireless à iTunes Store. O iPod Touch é o mais potente da linha até hoje fabricado.

Omais charmoso e poderoso da linha não ganha nova geração há quase 3 anos (Foto: Divulgação/Apple)Omais charmoso e poderoso da linha não ganha nova geração há quase 3 anos (Foto: Divulgação/Apple)

Assim como o modelo Nano, o Touch teve sua quinta e última geração (5G) apresentada em Setembro de 2012. Mas em 30 de maio de 2013 foi lançada uma continuação de 16 Gb, cor única, tela Retina de 4 polegadas, chip A5 dual-core, placa Wi-Fi atualizada e a retirada da câmera traseira.

Ultrafino e colorido, ele reproduz música com a
melhor qualidade, tira fotos e grava vídeos em HD, além de permitir
chamadas de videoconferência. A Apple classifica-o como um videogame portátil por sua
alta capacidade gráfica e sua diversidade de jogos superiores ao
Nintendo DS, Nintendo 3DS e PSP.

O upgrade deu origem há boatos de que a linha Touch tenha nova geração em 2015, para que seu hardware se aproxime da atual capacidade do iPhone 6. As especulações podem fazer sentido pela semelhança do último iPod com o iPhone 5.

Apple classifica o iPod touch como videogame portátil por sua alta capacidade gráfica (Foto: Divulgação/Apple)Apple classifica o iPod touch como videogame portátil por sua alta capacidade gráfica (Foto: Divulgação/Apple)




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/listas/noticia/2015/02/ipods-relembre-historia-desse-mp3-que-pode-caminhar-para-o-fim.html

0 comentários:

Postar um comentário