terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Hackers roubam milhões de 100 bancos em mais de 30 países com malware










Hackers da Europa Oriental estão roubando milhões de mais de 100 bancos, em mais de 30 países. O roubo é o resultado de uma série de ataques que se aproveitam de informações obtidas através de computadores contaminados com malware de dentro de orgãos governamentais e das próprias instituições financeiras. Segundo especialista, tudo isso ocorre sem mexer no dinheiro dos clientes. 

Carnaval 2015: Google celebra com Doodle folião e super purpurinado

Kaspersky Lab alerta pra hackers que roubaram mas de 100 bancos (Foto: Divulgação/Kaspersky) (Foto: Kaspersky Lab alerta pra hackers que roubaram mas de 100 bancos (Foto: Divulgação/Kaspersky))Kaspersky Lab alerta pra hackers também agiram no Brasil, em menor intensidade (Foto: Divulgação/Kaspersky)


A informação vem dos pesquisadores do Kaspersky Lab, que apresentaram nesta semana, no evento Kaspersky Security Analyst Summit, detalhes sobre a gangue criminosa chamada Carbanak e uma lista de indicadores de comprometimento. Segundo eles, o grupo também tem como alvo organizações financeiras nos Estados Unidos, Alemanha e China, com uma possível expansão para a Ásia.

Carbanak

Diferente do que ocorre na maioria dos ataques contra bancos, onde a fraude consiste em encontrar meios de roubar valores das contas de clientes, a Carbanak ataca bancos diretamente. Coletam dados a partir de sua própria investigação e de agências de aplicação da lei, incluindo a Interpol e Europol.  

A Kaspersky estima as perdas em torno de U$$ 2,5 milhões para U$$ 10 milhões por banco. Os ataques estão em curso, datam de dois anos e 100 bancos estão na mira da quadrilha Carbanak, bem como sistemas de pagamento eletrônico e outras organizações em cerca de 30 países. 

Os hackers estiveram escondidos nas redes bancárias por meses, depois de ganharem acesso a algum ponto de apoio da rede, geralmente através de um e-mail Spear Phishing, com um anexo malicioso de extensão .CPL (painel de controle do Windows) e, em alguns casos, documentos do Word.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/02/hackers-roubam-milhoes-de-100-bancos-em-mais-de-30-paises-com-malware.html

0 comentários:

Postar um comentário