terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Conheça a origem dos hologramas e as aplicações da tecnologia hoje










Apesar de ter sido criada há algum tempo, a holografia ainda desperta curiosidade e dúvidas em muitas pessoas. A tecnologia é uma espécie de “fotografia tridimensional” e funciona por causa da propriedade ondulatório da luz. Enquanto as fotos tradicionais registram somente a intensidade das ondas luminosas, a holografia grava, também, as saliências e vales das ondas, criando imagens em relevo com o auxílio de raio laser. O resultado a gente já conhece em filmes, shows e uma série de invenções que surpreendem.

Luva inteligente promete ensinar qualquer um a desenhar; entenda

Holograma starwars (Foto: Reprodução)Hologramas já marcaram presença em uma série de filmes (Foto: Reprodução/YouTube)






Inventada em 1948, a tecnologia dos hologramas é obra do físico Dennis Gabor, da Húngria, e rendeu nada mais, nada menos, que o Nobel de Física em 1971 ao criador. Mas o que essa invenção tem de tão especial assim? Para que um holograma
seja feito é preciso fonte de luz propagada em somente uma direção
(como o laser) e um filme hipersensível. A luz do raio é dividida em
dois feixes: um ilumina o objeto e a reflete sobre o filme e o segundo
ilumina diretamente o filme.

Hoje em dia não é preciso ir tão longe para ver um holograma, ele pode
estar até na sua carteira. Aquelas figuras brilhantes e manchas
coloridas de um cartão de crédito, usadas para evitar falsificação, são
hologramas – apesar de não aparentarem nada de impressionante. 

holograma cartão (Foto: Tainah Tavares/TechTudo)Holograma também marcam presença nos cartões (Foto: Tainah Tavares/TechTudo)


Por outro lado, o holograma pode até “reviver” alguém e isso já aconteceu: já vimos shows de personalidades como Cazuza, Michale Jackson, Tupac Shakur e Renato Russo com imagens holográficas em cima de um palco.

Holograma de Tupac em 2012 (Foto: Reprodução / ArabParrot)Holograma de Tupac em 2012 (Foto: Reprodução/ArabParrot)

Isso não quer dizer que a maneira mais interessante da holografia não possa chegar às nossas mãos. Na China, já há o primeiro celular com holograma do mundo. O Takee 1 é o primeiro smartphone da Xiaomi e possui sensores de movimento – que acabam com a necessidade de tocar o aparelho. Além disso, são quatro câmeras nos quatro cantos do dispositivo que permitem a visualização de imagens holográficas, assim como o rastreio do olhar.

Takee 1 é o primeiro celular com holograma (Foto: Divulgação /Ximao)Takee 1 é o primeiro celular com holograma (Foto: Divulgação/Ximao)

A Microsoft também nos ajuda a ir para cenas como do filme “Minority Report”. A empresa está em fase de testes do computador HoloLens, dispositivo de realidade aumentada que mais se parece com um óculos do que com um computador como você conhece.

HoloLens: conheça melhor o novo dispositivo de holograma da Microsoft

HoloLens nos leva a cenas de filmes (Foto: Divulgação / Microsoft)HoloLens nos leva a cenas de filmes (Foto: Divulgação/Microsoft)

Se misturada a outras tecnologias, a inovação pode ir além. A Intel apresentou na CES 2015 um protótipo de tela que projeta imagens sensíveis ao toque, algo que já havia sido pensado por empresas menores. Com a tecnologia RealSense – sensor de objetos capaz de aumentar a inteligência a diferentes objetos – as imagens se tornam interativas. Porém, o projeto não está em fase inicial de produção e ainda não foi dito para quê a tecnologia será usada.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/02/conheca-origem-dos-hologramas-e-aplicacoes-da-tecnologia-hoje.html

0 comentários:

Postar um comentário