domingo, 18 de janeiro de 2015

Como funciona uma impressora a laser? Entenda a tecnologia










Impressoras a laser despertam certa curiosidade, já que dispensam tinta para trabalhar. Mas sem isso, como elas conseguem transferir imagens e textos do computador para o papel? Usamos impressoras no nosso dia a dia e muitas vezes não paramos para pensar como esses dispositivos funcionam. O TechTudo preparou um texto especial para explicar essa tecnologia para você.

Lista reúne notebooks com i5 com melhor custo-benefício; confira

Mate, da Samsung, é um exemplo de impressora a laser (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Mate, da Samsung, é um exemplo de impressora a laser (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

O princípio de funcionamento do modelo a laser é a eletricidade estática. Primeiramente uma carga elétrica positiva é aplicada em toda a extensão do cilindro fotorreceptor, que é rotativo. Ele então começa a girar, enquanto o raio laser descarrega pontos específicos correspondentes à imagem ou texto. Dessa forma, o laser cria um desenho eletrostático no cilindro a partir das informações armazenadas na memória da impressora, transmitidas pelo computador.

Epson L355 ou L800: confira comparativo e escolha a melhor impressora

É a partir daí que o toner entra. Ele consiste em um pó fino, composto de carbono e polímero, que tem carga elétrica positiva. Por causa disso, ele fica depositado nas áreas descarregadas pelo laser, que têm carga negativa, e é repelido pela área restante, de carga positiva.

Modelo de toner de impressora a laser (Foto: Divulgação/HP)Modelo de toner de impressora a laser (Foto: Divulgação/HP)

Nesse momento o papel sai da bandeja, recebe uma carga negativa mais forte que a da imagem eletrostática e passa pelo cilindro. Ao entrar em contato com a peça, o papel atrai o pó e assim fica com a imagem gravada. O tambor cilíndrico é então descarregado para que o papel não fique preso a ele.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/01/como-funciona-uma-impressora-laser-entenda-tecnologia.html

0 comentários:

Postar um comentário