quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Aprenda a remover o rootkit de seu PC










Rootkit é um software ou suíte de programas que escondem a presença de malwares no sistema. Ele invade o Windows e intercepta suas APIs, assumindo o controle da máquina. Isso pode causar diversos danos, como direcionar o usuário para um site mal intencionado quando ele acessa o site de seu banco. Veja o tutorial a seguir e aprenda a remover o rootkit do seu PC.

Saiba o que são spywares, vírus, e outros malwares

Passo 1. Baixe o antivírus Yet Another Cleaner (YAC) no seu computador e faça a instalação;

Passo 2. Abra o YAC e, na guia “Home”, aperte o botão “Verificar já!”;

Guia Home do antivírus Yet Another Cleaner (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Guia "Home" do antivírus Yet Another Cleaner (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Aguarde o programa realizar a detecção de problemas;

Passo 4. Ao terminar o escaneamento, o YAC irá exibir uma lista com todos os problemas encontrados na sua máquina, atribuindo uma nota para o nível de segurança (quanto menor esse valor, pior). Clique em “Reparar” para corrigir os erros;

Relatório de erros encontrados pelo YAC e nota atribuída ao PC (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Relatório de erros encontrados pelo YAC e nota atribuída ao PC (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. O programa corrige grande parte dos erros automaticamente, mas alguns precisam ser analisados manualmente pelo usuário. Avalie caso a caso na seção “Itens precisa operar”, executando a ação recomendada pelo YAC ou ignorando o tópico;

Lista de erros que precisam ser corrigidos manualmente (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Lista de erros que precisam ser corrigidos manualmente (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. Corrija todos os erros até que a nota final seja 100, o que significará que seu PC está livre de ameaças;

Relatório com todos os erros registrados corrigidos (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Relatório com todos os erros registrados corrigidos (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 7. Para garantir que o rootkit foi removido, entre em “Anti-Malware”, localizado na barra esquerda do programa, e clique em “Escanear ameaças”;

Guia Anti-Malware do YAC, com destaque para opção Escanear ameaças (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Guia "Anti-Malware" do YAC, com destaque para opção "Escanear ameaças" (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 8. Aguarde até que o escaneamento seja concluído;

YAC durante processo de escanear malwares (Foto: Reprodução/Raquel Freire)YAC durante processo de escanear malwares (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 9. O YAC deverá exibir a mensagem de que nenhuma ameaça foi detectada. Clique em “Concluído” para finalizar a operação;

Tela mostra que rootkit e outros malwares foram eliminados do PC (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Tela mostra que rootkit e outros malwares foram eliminados do PC (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Pronto! Agora você pode relaxar, seu computador está livro do rootkit.

Qual é o melhor antivírus grátis? Veja no Fórum do Techtudo.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/01/aprenda-remover-o-rootkit-de-seu-pc.html

0 comentários:

Postar um comentário