quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Policial do futuro: robô ajuda a prevenir crimes com tecnologia autônoma










A novidade que promete mais segurança é o 5K. O robô desenvolvido pela Knightscope é equipado com sensores e sistema de laser, além de conexão com Internet e GPS. Tudo isso transforma o aparelho em um conjunto inteligente capaz de ajudar a manter a segurança de diversos lugares. O K5 atuará em patrulhas de seguranças de menor risco e acionará policiais quando detectar situações graves de perigo. O projeto, que levou perto de um ano para ser desenvolvido, deve lançar as primeiras unidades ainda neste ano.

Aparelho que é smartphone, tablet e computador é sucesso no Indiegogo

K5 pode assumir tarefas básicas de patrulhamento, graças a um conjunto de sensores (Foto: Divulgação)K5 pode assumir tarefas básicas de patrulhamento, graças a um conjunto de sensores (Foto: Divulgação)

Com 1,5 metros de altura, o robô é equipado com uma série de sensores para realizar serviços de patrulhamento. São quatro câmeras, microfones, radar e sensores de ambiente que podem detectar vazamentos de gás e fogo. Ele ainda se comunica com uma central de comando via Internet, tanto por Wi-Fi, como por rede de celular. A sua bateria pode durar 24 horas de carga e, segundo seus criadores, ele é capaz de identificar a necessidade de recarga e se encaminhar para uma estação onde possa se reabastecer.

O K5 não carrega qualquer tipo de armamento, mas deve se comportar de maneira incisiva em casos de risco. Se você entrar no seu caminho, o robô para abruptamente. Se você tentar imobilizá-lo, ele ativa um alarme que aciona um chamado de segurança de baixo nível. Se você insistir em incomodar o patrulheiro eletrônico, ele ativa um novo alarme, dessa vez mais agudo, que causa grande desconforto. Nesse ponto, seus controladores devem intervir, usando o sistema de alto-falantes do equipamento.

Segurança privada deve ser o primeiro mercado da tecnologia (Foto: Divulgação)Segurança privada deve ser o primeiro mercado da tecnologia (Foto: Divulgação)

Para colocá-lo em operação, basta dar ao aparelho uma série de instruções genéricas sobre a área que ele deve patrulhar. Com o GPS e um conjunto de lasers usados para definir suas coordenadas, o robô dá início à sua ronda. A máquina deve ser usada em serviços mais básicos de segurança, direcionando o trabalho humano para intervenções mais sérias e específicas.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/11/policial-do-futuro-robo-ajuda-prevenir-crimes-com-tecnologia-autonoma.html

0 comentários:

Postar um comentário