quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Moto X: conheça 11 comandos de voz para facilitar o uso do smart










Quando o Moto X foi lançado em 2013 o objetivo era apresentar um produto que tivesse um sistema de comando de voz bem apurado, que funcionasse de forma natural e eficiente. O Moto X é um top de linha da Motorola, com preço mais acessível e diversas funcionalidades. Para ajudar, conheça a seguir todos os comandos de voz que o smartphone entende e como acioná-los de forma simples.

Novo Moto X ou Nexus 6? Confira o comparativo de celular da semana

O Moto X 2013 foi o primeiro aparelho a vir com os recursos do Google Now (Foto: Luciana Maline/TechTudo)O Moto X 2013 foi o primeiro aparelho a vir com os recursos do Google Now (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Lembre-se que, para funcionar, antes de cada comando é preciso dizer “Ok Google Now”. O serviço costuma não funcionar bem em locais muito barulhento, e ainda, é recomendável que você esteja perto do aparelho, o suficiente para que o microfone capte a sua voz. 

Ativar a Ajuda

Ao dizer “ajuda”, o Moto X apresenta uma lista com os principais comandos de voz que o dispositivo reconhece, mas saiba que ele não se limita neles. Ao clicar em um dos quatro exemplos destacados, a ajuda mostrará as várias formas de se ativar o referido comando.

O Moto X ajuda, com alguns comandos básicos, quem nunca usou o Google Now (Reprodução)O Moto X ajuda, com alguns comandos básicos, quem nunca usou o Google Now (Reprodução/Pedro Cardoso)

Definir alarme

Tente falar “definir alarme para as 6 da manhã” ou, então, “me acorde as 6 da manhã”. Se você esqueceu de programar o modo soneca, ou nem quer abrir o olho para operar o smartphone, diga apenas “me acorde em 15 minutos” que ele entenderá.

Enviar um SMS

Você poderá compor o texto de um SMS, e enviar para uma pessoa da sua lista de contatos, apenas utilizando a voz. Experimente dizer “enviar mensagem para [nome do contato] dizendo [sua mensagem]“. É importante utilizar a palavra “dizendo” para que o dispositivo saiba onde termina o nome da pessoa e onde começa a mensagem que precisa ser transmitida. Feito isto, o Google Now pedirá para você confirmar, se estiver tudo certo. Então, basta dizer “Enviar”.

Fazer uma ligação

Esse comando é um dos mais simples. Se não estiver com as mãos livres, basta dizer “ligar para [nome do contato]“. Se a pessoa tiver mais de um número de telefone cadastrado, você pode diferenciar dizendo “trabalho” ou “casa”, por exemplo, no final do comando. Também é possível ditar um número de telefone depois do comando “ligar para”.

Verificar a caixa postal

Para verificar se alguma ligação caiu na caixa postal, basta dizer “verificar meu correio de voz”. O Moto X fará, automaticamente, a ligação para o serviço. A partir daí, é só seguir com o procedimento padrão.

Saber a previsão do tempo

Existem várias maneiras de consultar o clima no Moto X. Experimente dizer “previsão do tempo”, “como está o tempo o Rio de Janeiro?”, ou ainda, “qual é a velocidade do vento?”. Por padrão, o Google Now informará sempre a situação da cidade onde você estiver no momento.

Existem muitas formas de consultar a previsão do tempo (Reprodução)Existem muitas formas de consultar a previsão do tempo (Reprodução/Pedro Cardoso)

Executar um aplicativo

Diga “abrir [nome do aplicativo]” para executá-lo automaticamente, sem precisar usar as mãos. Em nossos testes, o serviço não se saiu bem com os apps que tenham nome composto.

Encontrar o celular

Caso tenha perdido o Moto X na bagunça do seu quarto, ou entre a papelada na mesa do escritório, basta dizer “onde está meu celular?”. O aparelho tocará um aviso sonoro insistente, até que se toque em qualquer parte da tela.

O Google Now ajuda a encontrar o celular perdido (Reprodução)O Google Now ajuda a encontrar o celular perdido (Reprodução/Pedro Cardoso)


Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/11/moto-x-conheca-11-comandos-de-voz-para-facilitar-o-uso-do-smart.html

0 comentários:

Postar um comentário