quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Criando veículos estranhos, artistas chamam a atenção para trilhos abandonados na França











Alguns franceses estão inconformados com o desuso de linhas férreas. Entre eles, estão os membros do grupo do estúdio de design urbano HeHe. Para chamar atenção ao abandono dos trilhos, eles passaram a criar veículos inusitados e, com eles, transitam sobre as linhas.


É difícil saber se o projeto conseguiu obter algum efeito prático, como a reutilização de parte dessas vias, mas o resultado artístico é muito interessante. Veja abaixo as criações do grupo – eu gostei principalmente do “Radeau de Sauvetage”:



Metronome (Metrônomo)


metronome (1)


O Metronome é uma cápsula criada em Paris, 2012, que se move sobre os trilhos, operada por um pequeno controle remoto interno – como um joystick de videogame. Nesse veículo andam até 3 pessoas. Com ele é possível realizar uma intrigante exploração urbana.


metronome (2)



M-Blem



Semelhante ao anterior, o M-Blem foi posto em operação durante o AND, um festival de cinema, cultura digital e arte contemporânea do Reino Unido em 2012.


metronome (3)


Radeau de Sauvetage (Bote Salva-vidas)


Radeau[1]


Aqui, uma criação que utiliza tecnologias mais antigas. Trata-se de um veículo batizado pelo nome de “Bote Salva-vidas”. Com ele, apenas com a ajuda do vento, é possível explorar os trilhos abandonados. O passeio registrado em foto e vídeo se deu na comuna francesa de Lorient, em 2013.



Tapis Volant (Tapete Voador)


TapisVolant (01)


O tapete voador é o mais simples dos veículos desta corrida maluca sobre trilhos. Rodas foram acopladas a uma pequena superfície, permitindo deslizar sobre os trilhos de Istambul, Turquia e em Saint Denis, na França (nas duas últimas fotos).



TapisVolant (02)


TapisVolant (03)


TapisVolant (04)


TapisVolant (05)


TapisVolant (06)




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte:
http://somentecoisaslegais.com.br/curiosidades/criando-veiculos-estranhos-artistas-chamam-atencao-para-trilhos-abandonados-na-franca

0 comentários:

Postar um comentário