sábado, 13 de setembro de 2014

Super Mario: veja as maiores curiosidades sobre a famosa franquia










Super Mario é o mascote mais popular da Nintendo. Com 29 anos de história, o personagem já estrelou dezenas de jogos, entre eles os da série principal, Super Mario Bros., e também spin-offs, como Mario Kart, Super Smash Bros. ou até mesmo Mario Tennis. Confira algumas das curiosidades sobre sua saga, abaixo, e conheça mais do famoso herói:

Super Mario World: confira a evolução do clássico jogo do encanador

Super Mario: veja curiosidades sobre a série (Foto: Divulgação)Super Mario: veja curiosidades sobre a série (Foto: Divulgação)

Mario X Kong

Super Mario não estreou nos videogames em um jogo próprio. O herói foi criado por Shigeru Miyamoto para ser o principal inimigo de Donkey Kong, no fliperama de mesmo nome. Mario, chamado na época de “Jump Man”, tinha a missão de resgatar a princesa das garras do macacão.

Mario era a estrela em Donkey Kong (Foto: Divulgação)Mario era a estrela em Donkey Kong (Foto: Divulgação)

O jogo era bem simples e funciona como um tipo de plataforma único. Era preciso subir diversas vigas e evitar os obstáculos para derrotar Donkey Kong e salvar a princesa. O sucesso, claro, veio facilmente e ajudou a criar a série principal.

Boné ou cabelo?

O chapéu de Super Mario foi criado na época para conter um outro tipo de problema. Originalmente, as limitações dos gráficos em 8-bit não permitiram a Miyamoto, designer do personagem, criar um cabelo bem-feito.

O chapéu é um dos símbolos da Nintendo, hoje (Foto: Divulgação)O chapéu é um dos símbolos da Nintendo, hoje (Foto: Divulgação)

Por conta disso, Miyamoto decidiu inserir no herói uma boina vermelha, evitando assim a criação de um cabelo que certamente teria ficado mal feito, devido às limitações gráficas, e criando um dos ícones mais famosos dos videogames de todos os tempos – mesmo que sem querer.

Bowser bonzinho

Bowser, o grande vilão de toda a série de Super Mario, nem sempre foi um "malvadão" de primeira. No game Super Mario RPG, para Super Nintendo, ele se alia ao seu maior inimigo, em prol de um objetivo em comum.

Bowser muda de lado em Super Mario RPG (Foto: Divulgação)Bowser muda de lado em Super Mario RPG (Foto: Divulgação)

Na ocasião, Bowser tem seu castelo invadido por uma entidade mais forte e é expulso de lá. Assim, ele precisa da ajuda de Mario e seus amigos, para não apenas reconquistar o castelo, mas também restaurar a ordem do Reino do Cogumelo.

Mario, antes de Mario

Antes mesmo do primeiro Super Mario, o personagem estrelou outro jogo que não levava seu nome: Wrecking Crew, para o Nintendinho 8-bits. O nome fazia referência ao trabalho do personagem no jogo: basicamente demolir locais e chegar a um objetivo. Os jogadores controlavam Mario ou Luigi, dependendo da escolha de quem seria o primeiro e quem seria o segundo.

Wrecking Crew (Foto: Divulgação)Wrecking Crew (Foto: Divulgação)

Em Wrecking Crew o próprio Mario está com um visual um pouco diferente do que estamos acostumados, apesar de manter a característica roupa vermelha, bigode e seu boné da mesma cor da roupa. O herói também usa um martelo destruidor para limpar o caminho.

O 'pior filme de todos os tempos'

Super Mario já virou filme! Em 1993, uma adaptação para os cinemas foi lançada, estrelada por Bob Hoskins no papel de Mario e John Leguizamo como Luigi. A história era um pouco mais realista e mostrava os dois irmãos lutando contra King Koopa, a versão cinematográfica de Bowser.

Mario, Daisy e Luigi no filme de 1993 (Foto: Divulgação)Mario, Daisy e Luigi no filme de 1993 (Foto: Divulgação)

O filme foi considerado um fracasso e no estilo “lado B”, com efeitos especiais de baixa qualidade, mesmo para a época, e cenas dignas de novela, como o romance entre Luigi e a princesa Daisy. Até mesmo personagens como Toad e Yoshi ganharam versões para as telonas nesta produção, mas todas com interpretações realistas e que em nada lembram suas versões originais nos games. Melhor não querer assistir!

Donkey Kong, ou melhor, Popeye

Lembra do Donkey Kong, o primeiro jogo estrelado por Mario, citado mais acima? Ele seria um jogo do Popeye, o famoso marinheiro que come espinafre. Porém, a Nintendo não conseguiu os direitos autorais do herói e resolveu produzir uma aventura original.

Mario ou PopEye, quem seria o melhor? (Foto: Reprodução)Mario ou PopEye, quem seria o melhor? (Foto: Reprodução)

Por conta deste embargo de direitos, Mario ganhou vida e substituiu Popeye como o herói da aventura. Além disso, Olívia Palito seria a heroína em perigo, mas foi substituída pela princesa Pauline (na época chamada assim).

Inspirações no mundo realista

Muitos personagens, figuras e inimigos em Super Mario foram inspirados por elementos do mundo real de forma bem próxima. Um destes exemplos é o inimigo Chain Chomp, aquela bola com uma boca que fica presa em uma corrente.

O Chaim Chomp, temido por Miyamoto (Foto: Reprodução)O Chaim Chomp, temido por Miyamoto (Foto: Reprodução)

De acordo com Shigeru Miyamoto, criador da série, o Chain Chomp foi inspirado por um cachorro da vizinhança em sua infância, que ameaçava correr atrás dele, mas que estava preso por uma corrente, assim apenas avançava de forma limitada – da mesma forma que ocorre com o monstro.

Super Mario Galaxy em 2000

Super Mario Galaxy, o primeiro game do personagem no Wii, foi inspirado por Super Mario 128, uma demonstração técnica exibida pela Nintendo em um evento no ano 2000. Naquela época, a ideia era mostrar como seria um novo game de Mario, mas o projeto nunca saiu como planejado.

Super Mario 128, em 2000 (Foto: Reprodução)Super Mario 128, em 2000 (Foto: Reprodução)

Super Mario 128 seria uma sequência direta de Super Mario 64 e mostrava um monte de cópias do personagem andando por um cenário circular. As cópias extras não chegaram em Super Mario Galaxy, mas os cenários circulares são algumas das principais novidades do game.

Mario mora no Japão

Em Super Mario Bros. 3, de Nintendinho, um dos mapas vistos no game tem seu formato inspirado no mapa do Japão, de uma ponta a outra, ainda que de forma mais contida e com alguns pequenos detalhes diferentes.

Similaridades nos mapas (Foto: Reprodução)Similaridades nos mapas (Foto: Reprodução)

Além disso, no mapa dentro do jogo, há um castelo que fica na mesma localização onde é Kyoto, local que, por um acaso, abriga a sede da Nintendo. Nada mais justo, afinal, a empresa é originalmente japonesa, bem como o criador de Mario.

A nova princesa

Lançado em 1989 para o Game Boy, Super Mario Land foi o primeiro game da série a ser produzido sem o envolvimento de Shigeru Miyamoto. Além disso, foi nele que também tivemos uma nova princesa em apuros: Daisy, no lugar de Peach.

Daisy e Peach, hoje conhecidas pelos fãs (Foto: Divulgação)Daisy e Peach, hoje conhecidas pelos fãs (Foto: Divulgação)

Vale lembrar que Daisy também foi utilizada no longa-metragem de Super Mario, pouco tempo depois. O mais curioso é que a personagem nunca foi tão famosa e só recentemente ganhou mais atenção nos games, como na subsérie Mario Kart.  

Super Mario 3D World é bom para comprar um Wii U? Opine no Fórum do TechTudo.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/09/super-mario-veja-maiores-curiosidades-sobre-famosa-franquia.html

0 comentários:

Postar um comentário