quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Navegador lento? Veja quais podem ser as causas e saiba como resolver










Navegar é preciso. Lentamente, nem tanto. Se seu navegador está ficando lento e anda te deixando irritado, acompanhe o guia que o TechTudo preparou com soluções que podem ajudá-lo a resolver isso.

Hack no Google Chrome roda apps Android no Windows, Linux e Mac OS X

Navegador lento? Descubra o que pode está deixando ele assim (Foto: montagem/Edivaldo Brito)Navegador lento? Descubra o que pode está deixando ele assim (Foto: montagem/Edivaldo Brito)

Já faz um tempo que os navegadores modernos deixaram de ser apenas um renderizador de páginas HTML. Agora, eles também permitem o uso de programas internos (extensões ou complementos, dependendo do browser), plugins e recursos próprios, que servem para diferenciá-los uns dos outros.

Embora essas ferramentas adicionais sejam bem-vindas e melhorem o uso dos navegadores, por outro lado elas geralmente são as principais causas de lentidão. Por isso, ao perceber uma perda de desempenho, a primeira coisa a ser feita é verificar esse itens. Para entender melhor, veja uma lista com as principais causas de lentidão em navegadores e conheça um pouco mais sobre cada uma delas.

Memória Cheia

Não adianta usar o melhor navegador do mundo se a memória do seu PC não é suficiente para executá-lo. Como a memória RAM armazena informações temporariamente, ela normalmente possui uma capacidade de armazenamento bem menor do que memórias fixas como o disco rígido do seu computador e discos USB. Dessa forma, a medida que novos programas vão sendo executados, com novos registros, ela diminui cada vez mais, e isso não é diferente com os navegadores de Internet.

Sempre que cada aba ou nova janela do navegador é aberta, o sistema precisa alocar mais espaço na memória para executar essas instâncias do navegador e isso acaba gastando bastante memória, que varia de acordo com a necessidade. O resultado disso é lentidão e em alguns casos até travamentos.

Nesse tipo de situação o melhor a fazer para resolver o problema é comprar uma memória RAM com maior capacidade ou simplesmente não deixar muitas abas ou novas janelas abertas no navegador.

Outras soluções podem ser encontradas nesse tutoriais: 

Descubra o quanto de memória RAM é usado por extensões do Firefox

Como reduzir o consumo de memória no Firefox

Como deixar o Firefox mais rápido

Como deixar o Chrome mais rápido

Entretanto, existe uma terceira opção que também pode resolver esse problema: aumentar a memória virtual do sistema. A memória virtual do Windows serve para casos em que a memória física do seu computador não tem mais espaço, e então, o sistema passa a utilizar um pedaço do disco rígido como memória RAM. Para fazer isso no seu sistema, consulte os seguintes tutoriais do TechTudo: Como aumentar a memória virtual no Windows 7 e Como mudar o tamanho da memória virtual no Windows 8

Pouco espaço em disco

Outro fator importante, que pode pesar bastante no uso do navegador, é o espaço em disco. Como qualquer outro aplicativo, ele grava informações e apesar das configurações relacionadas, se houver pouco espaço no HD, ele poderá ficar lento. A solução para esse caso é a limpeza de arquivos desnecessários no disco usando a ferramenta do sistema operacional ou através de utilitários de terceiros como os que podem ser encontradas nessa lista de programas para limpar o PC Windows. 

Vale lembrar que algumas dessas soluções vão além da simples limpeza de disco e podem ser muito úteis em outras situações. Um HD lotado de arquivos e registros prejudica o desempenho da máquina.

Cache

O cache é onde o navegador armazena offline informações sobre os sites que você acessa para usar esses dados, quando for necessário, de forma rápida. Contudo, depois de algum tempo, ele passa a ocupar muito espaço, o que causa certa lentidão. As melhores maneiras de resolver o problema do tamanho do cache é usando a opção de limpeza no próprio navegador de Internet, nas configurações. 

Limpe o cache do navegador: 

Como limpar o cache do Firefox?

Como limpar o cache do Internet Explorer?

Como limpar o cache do Chrome?

Como limpar o cache do Chrome no Android?

Outra maneira de fazer isso é usando os mesmo programas de limpeza que, também funcionam para cache, e podem ser encontrados no TechTudo Downloads. Algumas das opções como o Clear Cache são especificas para determinados navegadores, outras como o Clean Space são mais genéricas e servem pra limpar qualquer navegador. Consulte as opções e veja qual serve melhor para o seu caso.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/09/navegador-lento-veja-quais-podem-ser-causas-e-saiba-como-resolver.html

0 comentários:

Postar um comentário