segunda-feira, 22 de setembro de 2014

iPhone 6 Plus ou Galaxy Note 4: confira o comparativo de celular da semana










A Apple se rendeu às telas grandes e lançou o esperado iPhone 6 Plus, com um display de 5,5 polegadas. Apresentado alguns dias antes pela Samsung, o Galaxy Note 4 tem um visor um pouco maior, com 5,7 polegadas. Confira essas e outras diferenças entre os dois aparelhos e decida qual o melhor no comparativo feito pelo TechTudo.

iPhone 6 ou Galaxy S5? Veja o comparativo de celular

iPhone 6 Plus ou Galaxy Note 4? Quem vence a batalha? (Foto: Arte/TechTudo)iPhone 6 Plus ou Galaxy Note 4? Quem vence a batalha? (Foto: Arte/TechTudo)

Desempenho: Note 4

O iPhone 6 Plus segue a linha do iPhone 5S, com dois processadores, o A8 para as principais funções e o coprocessador M8 para monitoração de movimentos. Segundo a Apple, é o iPhone mais rápido até hoje, com 25% mais velocidade e 50% melhor desempenho gráfico. Até agora não há detalhes de memória RAM e das capacidades do processador, só se sabe que será 64-bit e rodará o iOS 8.

Note 4 tem ótimo desempenho (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Note 4 tem ótimo desempenho (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

O Galaxy Note 4, por sua vez, já tem as suas especificações reveladas: processador Qualcomm Snapdragon 805 de 2,7 GHz, GPU Adreno 420 e 3 GB de RAM. Há ainda uma versão variante, com processador octa-core que conta com dois quad-core, um de 1,3 GHz e outro de 1,9 GHz.

Sua bateria é de 3.220 mAh, permitindo 12 horas de acesso à Internet. Já a Apple não revelou a bateria do iPhone 6 Plus. Na memória interna, vantagem do Note 4. Ele tem versões de 32 GB ou 64 GB, ambas com slot para cartões de até 128 GB. O iPhone 6 Plus tem versões de 16 GB, 64 GB e 128 GB, mas não possui entrada microSD.

Já que a Apple ainda não divulgou todas as especificações, especula-se que o iPhone 6 Plus tem um processador menos potente e menos memória RAM que o Note 4, apenas 1 GB. Mesmo assim ele não vai ter um desempenho necessariamente pior. Tudo depende de como os recursos são utilizados e da relação entre eles e o sistema. No papel, no entanto, o Note 4 impressiona mais.

Sistema operacional: Empate

A questão de disputa dos sistemas operacionais ainda está um pouco obscura, porque não se sabe como será a performance do iOS 8. No entanto, iOS e Android podem ser sistemas considerados equivalentes, com cada um tendo seus pontos fortes e fracos. Tanto iPhone 6 Plus como Galaxy Note 4 irão tirar o máximo de suas plataformas, e os usuários só precisam escolher de qual gostam mais.

Galaxy Note 4 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Galaxy Note 4 tem como sistema operacional o Android 4.4 KitKat (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

No iOS 8, por exemplo, a Apple lançou um novo modo paisagem para facilitar o conteúdo que for visto na horizontal na sua tela grande. A Samsung, por outro lado, aposta muito no multitarefas, divisões de tela em mais de um app, além da melhoria da caneta stylus S-Pen, um grande diferencial.

Os dois celulares também têm foco na saúde, com sensores capazes de coletar várias informações biológicas dos usuários. Ambos também têm sensor de digitais, permitem pagamentos via NFC, têm conectividades Bluetooth, 4G e WiFi e possuem vários apps pré-instalados por suas fabricantes.

Design e dimensões: iPhone 6 Plus

Medindo 158.1mm x 77.8mm x 7.1 mm e pesando 172g, o iPhone 6 Plus é mais fino e mais leve do que o Galaxy Note 4, que tem 153.5 x 78.6 x 8.5 mm e 176g. Mas ambos são bem portáteis levando-se em consideração os hardwares avançados e o acabamento feito em metal. E eles mantêm os conceitos visuais de seus antecessores.

Novo iPhone tem belo visual (Foto: Divulgação/Apple)Novo iPhone tem belo visual (Foto: Divulgação/Apple)

O Note 4 tem a seu favor a vantagem de ser à prova d’água, além de contar com uma ferramenta de monitorar batimentos cardíacos. Ele também tem mais cores para que consumidores escolham: preta, branca, dourada e rosa. O iPhone mantém as opções prata, dourada e cinza.

No entanto, visualmente, o iPhone 6 Plus ainda tem um toque mais refinado, o corpo acaba chamando mais a atenção, e como tem dimensões mais finas, é quem leva vantagem na comparação. Mesmo assim o Note 4, assim como o Galaxy S5, já tem provas de grande evolução da Samsung neste aspecto.

Display: Note 4

A diferença nas telas dos aparelhos é enorme. O Galaxy Note 4 é bastante superior. Seu tamanho é só um pouco maior, 5,7 polegadas, mas sua qualidade se destaca com uma resolução quad-HD de 2560 x 1440 pixels (515ppi). O iPhone 6 Plus, por sua vez, com a tela de 5,5 polegadas, tem apenas 1920 x 1080 pixels (401ppi).

Tela do iPhone 6 Plus não é melhor do que a do Note 4 (Foto: Divulgação/Apple)Tela do iPhone 6 Plus não é melhor do que a do Note 4 (Foto: Divulgação/Apple)

A Samsung usa tecnologia Super AMOLED, enquanto a Apple fica no LCD. O modelo da Maçã é bem melhor do que o anterior, com 185% mais pixels do que o iPhone 5S, mas a melhoria não é o bastante para bater de frente com o Note 4, que tem 45% a mais. Sendo assim, ponto positivo para a Samsung.

Câmeras: Note 4

Os dois aparelhos têm câmeras que vão satisfazer os usuários. Porém os recursos que o Note 4 oferece são mais vastos do que os do iPhone 6 Plus. Não somente porque tem mais megapixels, com 16 contra 8 do rival, mas também porque tem funções como Dual Photo, gravação de vídeos em 4K e controle mais livre das características de disparo.

Note 4 tem mais recursos de vídeo e fotos (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Note 4 tem mais recursos de vídeo e fotos (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Na câmera frontal, o Note 4 também é superior, com 3,7 megapixels contra 1,2 do iPhone, cujas grandes modificações na máquina fotográfica são melhorias na gravação de vídeos com qualidade Full HD e opção de gravar vídeos em câmera lenta com até 240 fps. Ainda há estabilização ótica para captura de imagens.

Na verdade, nenhum dos dois é muito inovador na fotografia, pois utilizam, basicamente, os mesmos sensores integrados no Galaxy S5 e no iPhone 5S, com somente algumas melhorias.

Preço e disponibilidade: Empate

Nenhum deles ainda está disponível no Brasil, e quando forem lançados, provavelmente, vão ter o mesmo preço e a mesma distribuição. Resta saber qual vai chegar primeiro.

Conclusão: Note 4



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/09/iphone-6-plus-ou-galaxy-note-4-confira-o-comparativo-de-celular-da-semana.html

0 comentários:

Postar um comentário