quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Impressora 3D já é capaz de fabricar até carro de verdade em 44 horas










A empresa norte-americana Local Motors desenvolveu o Strati, o primeiro carro a ser produzido por impressora 3D. O design do veículo levou anos para ser projetado, mas a impressão tridimensional do automóvel durou apenas 44 horas. Somente sua carcaça foi fabricada com a tecnologia. Ele foi montado durante um evento nos Estados Unidos.

Castelo de verdade, feito de concreto, é construído com impressora 3D

Carro feito com impressão 3D foi apresentado nos EUA (Foto: Divulgação/Local Motors)Carro feito com impressão 3D foi apresentado nos Estados Unidos (Foto: Divulgação/Local Motors)

O carro foi construído, ao vivo, na frente dos visitantes do International Manufacturing Technology Show, realizado em Chicago. Ao todo, o veículo precisa de somente 49 partes para ser feito, incluindo a sua “carcaça” maior em 3D. Em um carro normal, há entre 5 e 6 mil componentes.

Peças como motor, rodas, assentos e janela, claro, são os modelos de fabricação tradicional. Elas foram instaladas no automóvel. O processo de criação de um carro com impressora 3D é mais demorado e complicado do que a produção em uma linha de montagem comum. A meta, porém, é mudar isso em breve.

Vídeo no YouTube mostra processo de fabricação (Foto: Reprodução/YouTube)Vídeo no YouTube mostra processo de fabricação (Foto: Reprodução/YouTube)

“Esperamos que, nos próximos meses, esse tempo caia para 24 horas e, eventualmente, para menos de 10 horas. Isso em alguns meses. Hoje, a melhor fábrica de Detroit ou da Alemanha só consegue fazer em 10 horas em uma linha de produção, após centenas de anos de progresso”, disse o CEO da Local Motors, John Rogers à Scientifican American.

Qual a utilidade de comprar um impressora 3D? Comente no Fórum do TechTudo.

O Strati, cujo nome significa “camadas” em italiano, alcança até cerca de 65 quilômetros por hora. De acordo com o diretor-executivo da empresa, o carro tem potencial para modificar um cenário que está estagnado há muitos anos. Por isso, a companhia pretende comercializar o produto ainda neste ano, com preços a partir de US$ 18 mil (R$ 41 mil).

Projeto do carro, cujo objetivo é fazer historia (Foto: Reprodução/YouTube)Projeto do carro, cujo objetivo é fazer historia (Foto: Reprodução/YouTube)

Impresso em um material termoplástico de fibra de carbono reforçado, o veículo aguenta percorrer até quase 200 km com somente uma única carga em sua bateria. Até o início das vendas, a fabricante promete testar o carro ao máximo para garantir que ele possa ser utilizado normalmente no trânsito.

Processo de produção

O veículo é o primeiro carro realmente funcional feito com impressoras 3D. Há um ano e meio, o projeto surgiu, e a empresa recebeu mais de 200 sugestões de design para o Strati, até chegarem a um modelo sugerido da Itália, por Michele Anoe. A escolha foi feita pensando também na praticidade de montagem.

Parte impressa do carro, aguardando os componentes comuns (Foto: Divulgação/Local Motors)Parte impressa do carro, aguardando os componentes comuns (Foto: Divulgação/Local Motors)

Sua parceira na produção, Oak Ridge Labes, teve que criar uma modificação em uma impressora laser para uma versão 3D para iniciar a fabricação. E, depois, uma fábrica em Cincinnati refinou o visual do carro. A impressão durou quase dois dias, mas aperfeiçoá-lo gastou quase um outro dia inteiro.

Strati chegou a rodar no evento em Chicago (Foto: Divulgação/Local Motors)Strati chegou a rodar no evento em Chicago (Foto: Divulgação/Local Motors)

Durante a feira de tecnologia em Chicago, foram necessários quatro dias para se concluir o processo. Segundo Rogers, poderia ter sido feito em menos tempo. Contudo, foi alongado, a fim de entreter o público durante todo o evento. Agora, resta aguardar as otimizações e, no futuro bem próximo, ver se o Strati aparecerá circulando pelas ruas de todo o mundo. Veja, abaixo, um rápido vídeo demonstrando a montagem do carro:

Via MashableYahoo e Local Motors



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/09/impressora-3d-ja-e-capaz-de-fabricar-ate-carro-de-verdade-em-44-horas.html

0 comentários:

Postar um comentário