domingo, 31 de agosto de 2014

Proibição, referência aos Simpsons: veja as curiosidades de Duke Nukem










Duke Nukem é um dos mais icônicos personagens do mundo dos games. O herói teve uma trajetória de altos e baixos, sendo mais conhecido atualmente pelo conturbado desenvolvimento de Duke Nukem Forever. Confira algumas curiosidades que talvez você não saiba sobre o personagem e sua franquia:

Duke Nukem: A história de um mito da indústria

Duke Nukem foi um dos mais populares personagens de jogos dos anos 90 (Foto: duke4.net)Duke Nukem foi um dos mais populares personagens de jogos dos anos 90 (Foto: duke4.net)

Duke Nukem em 2D

O grande salto de popularidade da série Duke Nukem aconteceu com o lançamento de Duke Nukem 3D em 1996, um jogo de tiro em primeira pessoa nos moldes do clássico Doom. Porém, poucas pessoas sabem que Duke é bem mais antigo e teve suas origens ainda como um jogo 2D de ação e plataforma para PCs.

Os jogos originais de Duke não passavam nem perto do que o personagem viria a ser (Foto: squarefaction.ru)Os jogos originais de Duke não passavam nem perto do que o personagem viria a ser (Foto: squarefaction.ru)

Antes Tarde Duke Nukem

O jogo Duke Nukem Forever ficou conhecido por ser provavelmente o título com maior período de desenvolvimento de todos os tempos: 15 anos. Isso aconteceu porque o game ficou preso em vários limbos de desenvolvimento. Desde estúdios que não o terminavam e passavam a bola adiante, até de problemas de direitos autorais, o que tornava cada vez menos provável que algum dia ele visse a luz do dia.


Para surpresa de todos, a equipe da Gearbox Software, conhecida pela série Borderlands, entrou no desenvolvimento e acabou conseguindo terminar o jogo, lançado em 2011 para Xbox 360, PlayStation 3 e PC. O resultado final obviamente não foi muito bom, mas o esforço não deixa de ser louvável, considerando que foi quase um milagre o game ficar pronto.

A pré-venda de 10 anos

Outro caso curioso sobre Duke Nukem Forever foi o de um consumidor nos Estados Unidos que fez a pré-venda do jogo em 2001 e aparentemente nunca perdeu a esperança de que o título seria lançado um dia. Quando Duke Nukem Forever chegou às lojas, ele levou seu recibo de pré-venda com 10 anos de idade.

Recibo de pré-venda de Duke Nukem Forever datava de 10 anos atrás (Foto: slightlywarped.com)Recibo de pré-venda de Duke Nukem Forever datava de 10 anos atrás (Foto: slightlywarped.com)

O Duke Nukem perdido

Recentemente um técnico da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos encontrou na seção de Imagem em Movimento, uma versão abandonada do jogo Duke Nukem: Critical Mass para o PlayStation Portátil. O título havia sido planejado para PSP e Nintendo DS em 2009, mas a versão do portátil da Sony nunca foi lançada devido a problemas legais com os direitos do personagem. A versão DS provou que o PSP não perdeu muita coisa.

Duke Nukem: Critical Mass não foi exatamente uma grande perda para o PSP (Foto: portable-games.nl)Duke Nukem: Critical Mass não foi exatamente uma grande perda para o PSP (Foto: portable-games.nl)

Duke Nukum

Jogadores mais velhos e fãs de desenhos animados talvez se lembrem de “Duke Nukem” não como um herói dos videogames, mas como um vilão da série Capitão Planeta. Por algum tempo o Duke dos videogames mudou seu nome para “Duke Nukum” com o intuito de evitar um processo, até perceber que o nome do vilão “Duke Nukem” nunca havia sido registrado.

O vilão Duke Nukem de Capitão Planeta não teve chances contra o Duke real (Foto: captainplanet.wikia.com)O vilão Duke Nukem de Capitão Planeta não teve chances contra o Duke real (Foto: captainplanet.wikia.com)

Destruição em Massa

No início de 2014 a criadora de Duke Nukem, a 3D Realms, anunciou um novo jogo, Duke Nukem: Mass Destruction para PlayStation 4 e PC. A surpresa é que a Gearbox Software, produtora de Duke Nukem Forever afirma que é ela quem tem os direitos do personagem agora e teremos que esperar a resolução dessa disputa. Porém, talvez a parte mais estranha de toda essa história é que Mass Destruction está planejado para ser um jogo de RPG com visão aérea.

Duke Nukem: Mass Destruction foi revelado em uma instigante campanha teaser (Foto: vg247.com)Duke Nukem: Mass Destruction foi revelado em uma instigante campanha teaser (Foto: vg247.com)

A voz por trás do mito

Um dos fatores determinantes para o sucesso de Duke Nukem com certeza foi a sua voz extremamente marcante, fornecida pelo ator e cantor Jon St. John. O curioso é que Jon também já fez personagens bem menos sérios, como o personagem Big The Cat em Sonic Adventure. Atualmente Jon está gravando para Dota 2.

A voz de Duke Nukem é até hoje uma das mais marcantes no mundo dos jogos (Foto: mattjhorn.wordpress.com)A voz de Duke Nukem é até hoje uma das mais marcantes no mundo dos jogos (Foto: mattjhorn.wordpress.com)

Acabou o chiclete

Uma das frases mais conhecidas de Duke Nukem é: “Eu vim aqui para mascar chiclete e chutar traseiros… e acabou o meu chiclete”. Ela é uma citação direta do filme “Eles Vivem” (They Live) de 1988, dirigido pelo famoso John Carpenter, o qual conta a história de uma invasão alienígena no planeta Terra, assim como Duke Nukem.

Uma das frases mais famosas de Duke Nukem veio do filme Eles Vivem de John Carpenter (Foto: prisonplanet.com)Uma das frases mais famosas de Duke Nukem veio do filme "Eles Vivem" de John Carpenter (Foto: prisonplanet.com)

Sala de Homer

Alguém da produção de Duke Nukem 3D deveria ser um grande fã da série animada Os Simpsons, pois há uma série de pequenas referências ao programa. A maior delas é com certeza uma sala secreta no nível Critical Mass, moldada como a mesa de trabalho do personagem Homer Simpson, repleta de rosquinhas, comida favorita do personagem.

Mesa de Homer Simpson pode ser encontrada em Duke Nukem 3D (Foto: valvesoftware.com)Mesa de Homer Simpson pode ser encontrada em Duke Nukem 3D (Foto: valvesoftware.com)

Polêmica no Brasil

Em 1999, um jovem de 29 anos entrou em um cinema em São Paulo com uma arma e matou três pessoas, deixando outras quatro feridas. Ele afirmou que havia tirado a ideia do jogo Duke Nukem 3D, quando ainda no início da aventura o personagem entra em um cinema e atira em alienígenas. Devido à polêmica o game acabou sendo proibido no Brasil junto com vários outros jogos de tiro na época.

Relação entre atirador e jogo Duke Nukem 3D acabou por proibi-lo no Brasil (Foto: youtube.com)Relação entre atirador e jogo Duke Nukem 3D acabou por proibi-lo no Brasil (Foto: youtube.com)

Qual o melhor jogo de tiro? Comente no Fórum do TechTudo!



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/08/proibicao-referencia-aos-simpsons-veja-curiosidades-de-duke-nukem.html

0 comentários:

Postar um comentário