quinta-feira, 14 de agosto de 2014

O que é firmware e como pode ser infectado por vírus










Vírus podem se fixar no firmware de pendrives e se espalharem por computadores e dispositivos em que estiverem conectados. O firmware consiste em uma combinação de memória fixa em uma programação codificada. O TechTudo explica, abaixo, como ele funciona, e por que um malware pode se infiltrar no sistema por meio dele.

SanDisk lança pendrive 3.0 capaz de transferir filmes em 40 segundos

Firmware de pen drive pode ajudar a espalhar vírus (Foto: Creative Commons/Flickr/Junior Silva)Firmware de pen drive pode ajudar a espalhar vírus (Foto: Junior Silva/Flickr)

O que é firmware?

São as operações gravadas no hardware de um equipamento eletrônico. Esse tipo de software é responsável pela inicialização e funcionamento do aparelho em que ele está instalado.

O firmware normalmente é um tipo de memória não volátil, que normalmente é estocada no próprio circuito eletrônico. Geralmente, está nos formados ROM (Read Only Memory, sigla que pode ser traduzida como Memória Apenas Para Leitura), EPROM (Erasable Programmable Read-Only Memory ou Memória Programável Deletável Apenas Para Leitura), PROM (Programmable Read-Only Memory ou Memória Apenas Para Leitura Programável) ou memória flash.

Por que o cabo USB não transfere dados para o PC? Veja no Fórum do TechTudo.

A programação regular de um firmware conserva seus dados mesmo após o desligamento. É o oposto, por exemplo, da memória RAM, que é temporária. No entanto, no caso do PROM e do EPROM, o firmware deve ser atualizado para melhorar seu funcionamento.

Vírus e seus possíveis danos

Malware pode causar problemas sérios no computador se afetar o firmware (Foto: Creative Commons/Flickr/elhombredenegro)Malware pode causar problemas sérios no computador se afetar o firmware (Foto: Elhombredenegro/Flickr)

Os vírus afetam softwares. O firmware é responsável pela inicialização e pelo funcionamento do equipamento, tornando-se alvo fácil de infecções por malware. Outro foco de ataques é a Bios (Basic Input/Output System ou Sistema Básico de Entrada/Saída), o mecanismo responsável pela execução da várias tarefas executadas do momento em que você liga o computador até o carregamento do sistema operacional instalado.

Os programas maliciosos podem afetar outros programas em funcionamento ou executar funções assim que é feita a atualização de firmware para melhoria de desempenho. As memórias tipo ROM permitem a escrita de dados, diferentemente de sua função inicial de guardá-los sem variação.

O problema do pendrive infectado

Embora eles possam ser formatados e troquem dados com uma boa frequência, pendrives são memórias do tipo ROM, fixa, não volátil. Esse tipo de armazenamento é um firmware, que pode ser atacado por vírus e causar a disseminação dele para outros softwares na troca de informações.

Pen drive transmite dados, mas tem um firmware que pode ser infectado (Foto: Creative Commons/Flickr/Bruno Palazzi Oliveira)Pendrive transmite dados, mas tem firmware que pode ser infectado (Foto: Bruno Palazzi Oliveira/Flickr)

Se você não perceber o vírus em funcionamento, o pendrive pode infectar, indiscriminadamente, outros firmwares que estiverem em contato por entradas USB, como os de computadores, notebooks e tablets.

A alternativa mais segura para se proteger é manter um bom antivírus instalado e atualizado no computador que estiver conectado com o pendrive. Ative também um firewall, se for possível, e um programa para tirar spyware, programas espiões. Essa providência pode dificultar a entrada de malware.

Problemas na atualização do firmware

O firmware precisa ser atualizado quando surge um padrão de mídia que seu gravador de dados não reconhece. Ele também passa a executar melhor suas atividades com o update de suas informações internas.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/08/o-que-e-firmware-e-como-pode-ser-infectado-por-virus.html

0 comentários:

Postar um comentário