sábado, 9 de agosto de 2014

Como cancelar inscrição em e-mails automáticos no Gmail com um clique










Quem faz assinaturas de newsletter por e-mail, sabe bem como algumas podem se tornar um problema depois de um tempo. Felizmente para os usuários do Gmail, o serviço possui o recurso “unsubscribe” (ou “Cancelar inscrição”), que ajuda a cancelar assinatura de e-mails que se tornaram inconvenientes, de um jeito bem fácil e rápido. O recurso já existe há algum tempo, mas recebeu algumas modificações, e deixou de ser apenas uma opção do drop-down de
detalhes do e-mail.

Lista tem 10 dicas para enviar e receber arquivos gigantes via Internet

Gmail e seu recurso simplificado de cancelamento de assinatura de listas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Gmail possui recurso simplificado de cancelamento de assinatura de listas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Antes, a funcionalidade estava disponível apenas no final da mensagem enviada pelo remetente, em forma de atalho para um link que permite cancelar a assinatura. A estratégia era fazer com que o usuário lesse todo o texto e, só no final, visualizasse a opção de cancelamento. Agora, no entanto, o botão de “unsubscribe” está mais visível, ficando no topo da mensagem, ao lado do nome do remetente. Boa parte dos usuários já tem acesso ao botão, vale checar o Gmail.

Final de e-mail que o Gmail exibe a opção de cancelamento (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Final de e-mail que o Gmail exibe a opção de cancelamento (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))Exemplo em que o Gmail só exibe a opção Unsubscribe no final da página (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Para não aumentar as chances do usuário clicar na opção de cancelamento, o recurso ”Cancelar inscrição” só aparece em e-mails que o remetente inclui um link de “unsubscribe”, o que é comum em algumas mensagens de promoções, atualizações, redes sociais, fóruns ou listas de mensagens.

Ao detectar estes casos, o Gmail coloca automaticamente uma opção “unsubscribe” ou “Cancelar inscrição”, no topo da mensagem, bem ao lado do endereço do remetente, para que o usuário cancele sem precisar ver todo o e-mail.

Observe que o recurso não pode fornecer a opção “Cancelar inscrição” para todas as listas de e-mails e, por uma questão de segurança, o Gmail não exibirá essa opção em e-mail vindos de listas conhecidas por serem de spammers.

Como cancelar a assinatura

Para cancelar uma inscrição, basta abrir a mensagem recebida e clicar na opção “Cancelar inscrição”.

Clicando na opção de cancelamento de assinatura (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Clicando na opção de cancelamento de assinatura (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Em seguida, será exibida uma pequena janela alertando o usuário. Para confirmar definitivamente o cancelamento, clique no botão “Cancelar inscrição” .

Confirmando o cancelamento de uma assinatura (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Confirmando o cancelamento de uma assinatura (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Depois de confirmar o cancelamento, o Gmail enviará uma solicitação ao remetente para que o seu endereço de e-mail seja removido da lista. Então, se você quiser voltar a receber e-mails desse remetente, terá que se inscrever na lista dele novamente.

Mensagem do Gmail confirmando o cancelamento (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Mensagem do Gmail confirmando o cancelamento (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Se não aparecer a opção de cancelamento para determinado boletim informativo ou lista de e-mail, verifique se há opções de cancelamento na mensagem ou tente saber sobre remoções, entrando em contato com o proprietário da lista.

Final de um e-mail que não exibe a opção de cancelamento (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Final de um e-mail que não exibe a opção de cancelamento (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

De qualquer forma, a funcionalidade do Gmail consegue eliminar boa parte de mensagens indesejadas, principalmente se aliada ao recurso de spam do serviço. Entretanto, é sempre bom ter certeza do que está sendo feito na hora de cancelar, para depois não ter que fazer um novo cadastramento.

Qual o melhor serviço de email gratuito? Opine no Fórum do TechTudo.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/08/como-cancelar-inscricao-em-e-mails-automaticos-no-gmail-com-um-clique.html

0 comentários:

Postar um comentário