quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Brasil tem a primeira guitarra totalmente impressa em 3D; veja como ficou










A Robtec apresentou a primeira guitarra com estrutura totalmente criada por impressoras 3D durante o 11º Seminário de Tecnologias, que acontece nesta quarta-feira (20), em São Paulo. De autoria totalmente brasileira, o projeto levou dois meses para ficar pronto, entre design, prototipagem e produção do instrumento, e contou com uma demonstração ao vivo no palco do evento.

O que é e como funciona a impressora 3D? Entenda

Primeira guitarra totalmente impressa em 3D é brasileira  (Foto: Paulo Alves/TechTudo)Primeira guitarra totalmente impressa em 3D é brasileira (Foto: Paulo Alves/TechTudo)


A Robtec, empresa brasileira adquirida pela americana 3D Systems, idealizou o projeto como prova conceitual do que impressoras 3D atuais já são capazes de executar. Para fazer o corpo e o braço foi usada uma máquina SLS, que cria um material flexível e resistente o suficiente para ser moldado e então receber os acessórios metálicos da guitarra – ponte, captadores, tarraxas, trastes e cordas foram tiradas de um modelo da Les Paul.

“Já dá para sentir que é uma guitarra de verdade. É o primeiro protótipo, mas ela funciona e se parece muito com um modelo tradicional”, disse Paulo Chiara, luthier responsável pela montagem do produto e pela demonstração ao vivo tocando um solo da banda System of a Down. A assinatura do design é da Questto Nó, empresa que fez pesquisas com músicos para encontrar o formato ideal para o instrumento.

Partes metálicas foram obtidas de um modelo Les Paul  (Foto: Paulo Alves/TechTudo)Partes metálicas foram obtidas de um modelo Les Paul (Foto: Paulo Alves/TechTudo)




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/08/brasil-tem-primeira-guitarra-totalmente-impressa-em-3d-veja-como-ficou.html

0 comentários:

Postar um comentário