quarta-feira, 27 de agosto de 2014

App Dynamic Pin: crie novas senhas no Android para cada acesso










Senhas e PINs são essenciais para tornar o smartphone mais seguro, mas nem sempre o método protege o aparelho de curiosos ou hackers. Pensando nisso, um programador criou o app Dynamic Pin, que cria senhas novas todas as vezes que o celular é desbloqueado ou um app protegido é aberto, graças ao poder da matemática. Veja neste tutorial como usar o aplicativo e dobrar a segurança do seu dispositivo.

Como proteger a galeria de fotos do Android ao mostrar imagens no celular

Logins e senhas de redes sociais são roubados e armazenados em botnet; entenda o caso (Foto: Pond5)Como criar novas senhas automáticas a cada acesso no Android (Foto: Pond5)


O funcionamento do Dynamic pin é baseado em expressões numéricas. O usuário define a expressão preferida e utiliza seu resultado como chave de acesso. Dessa forma, basta fazer uma conta simples usando os números que aparecem na tela para descobrir o PIN.

Passo 1. Baixe Dynamic Pin no TechTudo Downloads. Escreva a expressão a ser utilizada como chave de acesso. Ela pode conter soma, subtração, multiplicação, divisão e outras operações matemáticas, mas quanto mais simples mais fácil será de decorar e aplicar.

Como exemplo, vamos escolher “a+b”. Depois, toque em “Practice and Confirm” para testar o método;

Defina a expressão padrão (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Defina a expressão padrão (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Digite no campo a soma dos elementos “a” e “b”, de acordo com a expressão definida anteriormente. A segurança do Dynamic pin está justamente aí, pois os valores correspondentes a “a” e “b” sempre mudam.

O PIN exige quatro dígitos. Por isso, mesmo que a soma resulte um valor baixo, é preciso completar com zeros à frente. Por exemplo: uma soma que dá “1” deriva a senha “0001”;

Faça a conta e coloque o resultado no campo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Faça a conta e coloque o resultado no campo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Confirmado o código, selecione os apps que serão bloqueados com as senhas dinâmicas. A versão gratuita do aplicativo permite escolher até três simultâneos;

Proteja seus apps com senhas dinâmicas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Proteja seus apps com senhas dinâmicas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Feche o aplicativo e acesse as configurações do aparelho. Vá até “Segurança” e “Administradores do Dispositivo”. Em seguida, marque a caixa de seleção ao lado de Dynamic pin. Dessa forma, ele poderá ter acesso à tela de bloqueio do Android;

Torne o app um administrador do sistema (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Torne o app um administrador do sistema (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Abra o Dynamic pin novamente e desbloqueie com o PIN dinâmico: vá até “Screen lock” para ativar o app na tela de bloqueio padrão do Android;

Acesse o app e ative-o na proteção de tela (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse o app e ative-o na proteção de tela (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Passo 6. Agora é hora de muita atenção: o aparelho irá travar imediatamente. Destrave-o e toque no botão de chamadas de emergência para ver um código emitido pelo Dynamic pin. Anote-o.

Vale lembrar também que a posição do botão de chamada de emergência pode variar com o fabricante do aparelho e a versão do Android;

Ao abrir a chamada de emergência, anote o código que aparecer na tela (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ao abrir a chamada de emergência, anote o código que aparecer na tela (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. Volte à tela anterior e digite o código de validação anotado no campo apropriado e selecione “Check”.

Marque a caixa de seleção e insira o código dado pelo Dynamic PIN no passo anterior (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Marque a caixa de seleção e insira o código dado pelo Dynamic PIN no passo anterior (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Agora seu smartphone ou tablet Android, e os apps selecionados, estarão protegidos por senhas dinâmicas, criadas de acordo com a expressão definida no aplicativo. Dessa maneira, não haverá como uma pessoa mal-intencionada descobrir seu PIN somente olhando para sua tela de longe, já que os números mudam sempre e ela não saberá o padrão em que eles devem ser digitados.

Quer descobrir qual é a versão Android do seu smartphone? Veja no Fórum do TechTudo



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/08/app-dynamic-pin-crie-novas-senhas-no-android-para-cada-acesso.html

0 comentários:

Postar um comentário