quarta-feira, 9 de julho de 2014

Lista tem 15 coisas que você vai sentir saudades com o fim do Orkut










Após o Google anunciar o fim do Orkut em setembro de 2014 para se dedicar a plataformas como YouTube, Blogger e Google+, a Internet brasileira foi tomada por um clima de saudade. Em outras redes sociais, como o Twitter e o Facebook, internautas relembram a trajetória da rede social que sai de cena pouco depois de completar 10 anos. O TechTudo fez uma lista com 15 funções e características exclusivas do site criado pelo engenheiro turco Orkut Büyükkokten, que você certamente sentirá falta.

Como exportar seus álbuns de fotos do Orkut para o Google+

O Orkut foi lançado em 2004 e fecha as portas em setembro deste ano (Foto: Coletivo Mambembe/Flickr)O Orkut foi lançado em 2004 e fecha as portas em setembro deste ano (Foto: Coletivo Mambembe/Flickr/CC)

1) Depoimento

A possibilidade de enviar depoimentos com elogios e declarações aos amigos sempre foi um dos maiores atrativos da rede social. Muitos usuários adaptaram a finalidade dos testemunhos e passaram a usar a ferramenta para o envio de mensagens privadas (inbox) com fofocas e cantadas que, obviamente, não podiam ser lidas por qualquer pessoa. O alerta de “Não publicar” vai deixar saudade.

A página de scraps do Orkut (Foto: Reprodução/TechTudo) (Foto: A página de scraps do Orkut (Foto: Reprodução/TechTudo))A página de scraps do Orkut (Foto: Reprodução/TechTudo)


2) Scraps

Espaço para troca de mensagens cheias de emoticons, gifs e animações, o mural de recados ajudava não só na comunicação, como também a "stalkear" os amigos, namorados, familiares e, claro, rivais.

3) GIFs

O Orkut e os GIFs nasceram um para o outro e, neste ponto, é provável que o Facebook nunca consiga superá-lo. As páginas da rede social do Google ficaram mais coloridas com ursinhos, flores, bonecas e corações animados, que anos depois passaram a fazer sucesso em redes como Twitter e Tumblr.

Os ícones de cubo de gelo, coração e sorriso mediam a popularidade do usuário entre seus amigos (Foto: Reprodução/Orkut) (Foto: Os ícones de cubo de gelo, coração e sorriso mediam a popularidade do usuário entre seus amigos (Foto: Reprodução/Orkut))Os ícones de cubo de gelo, coração e sorriso mediam a popularidade entre amigos (Foto: Reprodução/Orkut)


4) Comunidades

As comunidades foram o maior destaque do Orkut. Todos os tipos de assuntos, sejam eles úteis ou não, ganhavam discussão no formato de fórum – diferente do sistema de grupos utilizado pelo Facebook. Já os temas que fugiam do proposto para aquele espaço vinham organizados com o “off Topic”, o que facilitava a navegação e visualização das conversas realmente importantes e as respostas sobre elas.

#melhorescomunidades: Hashtag no Twitter relembra as melhores comunidades

5) Ranking

A reputação do usuário foi medida até 2009 por quatro ícones: o sorriso para demonstrar a porcentagem de confiabilidade, o cubo de gelo com o percentual de pessoas que o achavam legal e o trio de corações representando o quanto alguém era considerado sexy pelos amigos da rede. A estrela amarela e o número correspondente mostravam o total de fãs. Tanto os cubos, quanto o sorriso e trio de corações foram eliminados no redesenho do Orkut em 2009. Apenas a estrela permaneceu até o fim.

6) Sorte do dia

Misto de afago e mensagem motivacional, a sorte do dia era a frase para incentivar o usuário a começar sua rotina. Conteúdos com valorização da autoestima e superaçã davam força à ferramenta.

Sorte do Dia, um sucesso do Orkut (Foto: Reprodução/Google/Orkut)Sorte do Dia, um sucesso do Orkut (Foto: Reprodução/Google/Orkut)


7) BuddyPoke

Criado para ser a reação aos jogos viciantes lançados pelo Facebook, o BuddyPoke permitia criar um avatar animado fiel à aparência do usuário. A rede social também turbinou o app com avatares em GIF.

Colheita Feliz e Buddy Poke: relembre os jogos que fizeram sucesso no Orkut

Buddy Poke: Interagir com os amigos via avatar era moda (Foto: Buddy Poke: Interagir com os amigos via avatar era moda)Buddy Poke: Interagir com os amigos via avatar era moda no Orkut (Foto: Buddy Poke/Orkut)


8) Temas

A possibilidade de personalizar a página do perfil foi uma das grandes novidades lançadas pelo Orkut em 2010, com o “Novo Orkut”. Os usuários podiam decorar sua páginas pessoais com desenhos e papéis de parede, usando temas como futebol e música, da cor que fosse de sua preferência.

9) Selos

No mesmo redesenho de 2010, o Orkut criou ferramenta de selos. Ela mapeava a interação do usuário com o Orkut e conferia selos e medalhas para o tempo que o usuário estava na rede. Há a opção de mostrar ou não as medalhas no perfil. Ainda dá tempo? Saiba como ganhar todos os selos do Orkut.

Selo de mestre em Orkut (Foto: Reprodução/Google/Orkut)Selo de mestre em Orkut (Foto: Reprodução/Google/Orkut)


10) Visitante recente

Ao contrário do Facebook, onde a ‘espiadinha’ ao perfil alheio é anônima, o Orkut sempre permitiu visualizar os visitantes recentes. Por meio dela era possível saber quem viu seu perfil. Entretanto, ao habilitar a função, o usuário também aparecia no visualizador das pessoas que visitava.

11) Aplicativos

Em 2008, a rede lançou aplicativos e os integrou à aba de atividades, mostrando aos amigos todos os apps adicionados. Entre os primeiros a serem lançados estavam o famoso BuboMe e o iRead. Quer saber como continuar jogando os games e usando aplicativos do Orkut no Google+? Veja esta dica.

Você acha que o Facebook terá o mesmo fim que o Orkut? Comente no Fórum do TechTudo.

12) Fakes

Quem nunca esbarrou em ídolos teen como Britney Spears no Orkut, provavelmente perdeu a chance de interagir com pessoas que usavam fotos de cantoras, atrizes e celebridades em seus perfis falsos da rede social. Durante muitos anos, usuários da rede social se divertiram ao se passarem por outras pessoas, experimentando o limite entre a fantasia e a realidade que não é permitido no Facebook.

Convites para o Orkut, quem não lembra de ter pedido ou enviado um? (Foto: Reprodução/Google/Orkut)Convites para o Orkut, quem não lembra de ter pedido ou enviado um? (Foto: Reprodução/Google/Orkut)




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/07/lista-tem-15-coisas-que-voce-vai-sentir-saudades-com-o-fim-do-orkut.html

0 comentários:

Postar um comentário