quinta-feira, 5 de junho de 2014

Rir faz bem ao cérebro











rir-melhor-remedio


Sorria, meu bem, sorriiiia. A recomendação não é só do Agnaldo Timóteo, mas também da ciência: sorrir melhora a memória e diminui o estresse.


Um grupo de pesquisadores da Califórnia convidou 20 idosos, de 60 a 70 anos, para testes. Metade permaneceu sentada, em silêncio, lendo ou usando o celular.


Já o outro grupo foi convidado a ver vídeos divertidos. Depois de 20 minutos, cada voluntário entregou amostras da saliva e fez um teste de memória de curto prazo. O pessoal que havia se divertido tinha níveis menores de cortisol (hormônio do estresse) no corpo e se saiu muito melhor na hora de memorizar coisas.


É que funciona assim: o ato de dar risada (ou de sentir alguma satisfação) aumenta os níveis de dopamina (ela age no sistema de recompensa e faz você sentir prazer) no cérebro, e diminui os níveis de hormônios do estresse. Isso tudo modifica a atividade das ondas cerebrais, deixando a memória mais eficaz. E ainda melhora o sistema de defesa do organismo.


“As habilidades de aprendizado e memorização se tornam um desafio conforme envelhecemos”, diz Gurinder Bains, autor da pesquisa. “Rir com amigos ou mesmo ver 20 minutos de humor na tevê, como faço diariamente, me ajuda a diminuir meu estresse diário”.


Viu só? Conte isso aos amigos que adoram ficar de bico por aí.


 


Crédito da foto: gettyimages




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/rir-faz-bem-ao-cerebro/

0 comentários:

Postar um comentário