terça-feira, 6 de maio de 2014

Wikipédia lança concurso de fotografia para ilustrar artigos










O mês de maio começa com o lançamento do “Wiki Loves Earth 2014 – Patrimônio Natural”, um concurso fotográfico promovido na Wikipédia. Dividida em duas etapas, nacional e internacional, a competição vai selecionar as dez fotos dos principais patrimônios naturais do mundo. Essas fotos serão incorporadas ao repositório Wikimedia Commons e servirão para ilustrar e melhorar artigos no site.

Como fazer download e criar e-books com o conteúdo do Wikipédia

Concurso de fotografia visa aumentar o repositório do Wikimedia (Foto: Divulgação/Wikipedia)Concurso de fotografia visa aumentar o repositório do Wikimedia Commons (Foto: Divulgação/Wikipedia)


Os interessados em participar podem se inscrever e fazer o upload de fotos até o dia 31 de maio. O material será avaliado por uma equipe de jurados nacionais e estrangeiros na etapa brasileira. As dez fotos nacionais selecionadas serão submetidas a uma avaliação global, em uma votação aberta.

O principal objetivo do concurso é alimentar a Wikimedia Commons, que é o repositório de arquivos multimídia dos projetos Wikimedia além de incentivar fotógrafos e colaboradores a criar contas e a contribuir com imagens de boa qualidade, que enriqueçam e melhorem a ilustração dos artigos.

O evento é realizado em outros países, sendo o pioneiro na Ucrânia – responsável pelo concurso global. Pela primeira vez no Brasil, conta com uma lista de parques e áreas de preservação sobre os quais é possível submeter fotos, mas também é possível enviar material sobre áreas que não estão na lista.

Categorias

O concurso está dividido em duas categorias: de melhor fotografia e de melhores contribuições (relevância enciclopédica e potencial de incorporação nos projetos). Em ambas serão premiados os primeiros três colocados. A premiação ainda não foi definida, mas a equipe da Wikipédia analisa se os primeiros colocados serão contemplados com um prêmio em dinheiro ou com pacotes de viagens.

ÁREA_DE_PROTEÇÃO_AMBIENTAL_DE_PIAÇABUÇU-AL_(5)Mais de 240 fotos foram enviadas em 5 dias; veja a área Proteção Ambiental de Piaçabuçú. (Foto: Wikimedia/Farol da Foz/CC)

Entre os critérios de escolha na categoria “Melhor fotografia” estão a qualidade técnica e artística. Na categoria “Melhores contribuições” serão avaliados os colaboradores com maior número de fotos enviadas e as fotos com maior potencial para serem incorporadas aos artigos sobre áreas de proteção.

“Uma foto linda do pôr do sol, de grande qualidade técnica e artística, pode ser premiada. Mas, também pode ser submetida uma foto de menor qualidade técnico-artística de áreas, plantas ou animais raros, não fotografados facilmente, que não conste no Wikimedia Commons”, explica o coordenador do concurso e do Programa de Educação da Wikimedia no Brasil, Rodrigo Padula.

Padula também afirma que, como parte do planejamento do concurso e da divulgação dos vencedores, serão realizadas exposições com as fotos eleitas em local ainda a ser definido, no segundo semestre.

Resultados

Todas as fotografias submetidas serão analisadas na primeira semana de junho em uma pré-avaliação. No dia 15 de junho as imagens nacionais selecionadas serão anunciadas e encaminhadas para a etapa internacional, onde serão submetidas a uma avaliação de voto aberto na Internet.

“Se a foto for inédita, melhor ainda. Mas, se for melhor do que uma que
já estiver lá, também é válido. O objetivo é ir melhorando, criando um
repositório maior, com maior qualidade, contribuindo para uma Wikipedia
cada vez mais ilustrada”, explica Rodrigo.

Foz (Foto: Foz)Mais de 240 fotos foram enviadas para a Wikipédia em apenas cinco dias. Entre elas, um retrato das Cataratas de Foz do Iguaçu. (Foto: Wikimedia/<b>Mcalvet/</b>CC)





Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/05/wikipedia-lanca-concurso-de-fotografia-para-ilustrar-artigos.html

0 comentários:

Postar um comentário