sábado, 17 de maio de 2014

O que é keylogger?










Os keyloggers são programas que tem como objetivo registrar tudo o que é digitado pelo usuário no teclado do computador. Muitas vezes utilizados em forma de spywares, esses dados são salvos e enviados ao hacker, que busca senhas, números de cartão de crédito ou outras informações importantes.

Como remover o vírus dicasdehost.net que promete mudar cor do Facebook

Proteção: Firewall tenta impedir que computador seja prejudicado online (Foto: Pond5)O que é keylogger? Entenda mais sobre os programas que registram tudo o que o usuário digita (Foto: Pond5)


Instalado com ou sem o conhecimento do usuário, os keyloggers podem ser programas ou dispositivos físicos, presentes entre o teclado e o computador. Eles registram cada tecla digitada em um arquivo, para depois envia-lo a quem realizou a instalação. Muitos deles também tiram “printscreens” da tela em diversos momentos, buscando capturar ainda mais informações. Com isso, é possível perceber um ligeiro congelamento da tela durante as capturas, em máquinas com menor processamento.

Um exemplo de keylogger físico, instalado entre o teclado e o computador Um exemplo de keylogger físico, instalado entre o teclado e o computador (Foto: Reprodução/tecnovirus)

Além da utilização por hackers, os keyloggers são instalados em empresas que desejam ter acesso a tudo que seus funcionários digitam em seus computadores. Muitos pais também instalam essas recursos nos dispositivos para obter um controle sobre o conteúdo do qual seus filhos veem, assim como escritores que temem que uma queda de luz acabe com todo o seu trabalho de uma hora para outra.

A instalação desses keyloggers se dá geralmente ao baixar arquivos suspeitos de sites não confiáveis, ou com o acesso de portais que oferecem serviços um tanto quanto duvidosos.

Exemplo do Ardamax Keylogger, dispositivo virtual de monitoramento de teclasExemplo do Ardamax Keylogger, dispositivo virtual de monitoramento de teclas (Foto: Reprodução/dhizka)

Como detectar?

Para descobrir se está sendo alvo de keyloggers e se proteger dos criminosos virtuais, a primeira dica é somente instalar arquivos originários de sites confiáveis, e nunca salvar programas anexados em e-mails duvidosos. Além disso, é imprescindível sempre utilizar ferramentas de proteção, como antivírus ou anti malware.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/05/o-que-e-keylogger.html

0 comentários:

Postar um comentário