quinta-feira, 17 de abril de 2014

Links patrocinados do Google levam para versões de downloads com vírus










Alungs links patrocinados que aparecem no topo da busca do Google estão levando usuários para um site malicioso, que apresenta links de downloads com vírus. A descoberta foi anunciada pela empresa de segurança Kaspersky, nesta quarta-feira (16), informando que o golpe é realizado, principalmente, em usuários que procuram no Google por programas populares para instalar em seus computadores.

Golpe virtual usa jogos da Copa do Mundo para roubar dados bancários

Link patrocinado redireciona para site malicioso (Reprodução/Kaspersky)Link patrocinado redireciona para site malicioso (Reprodução/Kaspersky)

Ao buscar na ferramenta do Google por softwares conhecidos – como Java, Avast, Firefox, Skype, Chrome, Flash Player, WinRAR, CCleaner, entre outros – um dos primeiros resultados que aparece é um site cujo domínio é "jadownload". Ele é um link patrocinado, ou seja, seus criadores pagam para que o Google coloque a página no topo das buscas relacionadas ao conteúdo do site - funcionando como publiciade. Ao lado de links deste tipo de link costuma aparecer a palavra “anúncio”, em amarelo.

Usuários desavisados acabam clicando no primeiro resultado que aparece na tela e, então, caem no golpe e acabam sendo vítimas de arquivos com trojans. Ao tentar baixar algum programa presente no site, eles são transferidos para uma página com a descrição do software e link para download, semelhante a de muitos sites reais que oferecem serviços deste tipo mas com intenções criminosas.

Site hospeda diversos programas populares, como Skype, Java, Chrome, entre outros (Reprodução/Kaspersky)Site hospeda diversos programas populares, como Skype, Java, Chrome, entre outros (Reprodução/Kaspersky)

Todos os software oferecidos estão hospedados numa conta do Google Code, serviço que está sendo usado por muitos hackers para hospedar instaladores. O usuário consegue de fato instalar o programa, mas, junto com ele, o instalador leva trojans bancários que capturam dados em transações online.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/04/links-patrocinados-do-google-levam-para-versoes-de-downloads-com-virus.html

0 comentários:

Postar um comentário