quinta-feira, 24 de abril de 2014

Google Street View agora pode voltar no tempo; veja antes e depois de lugares










Google Street View lançou uma novidade digna de ficção
científica: a possibilidade de voltar ao tempo. A nova opção no site do Google lançada na última quarta-feira (23) permite que o usuário acesse mapas de 2007 e faça
comparações com a versão atual dos registros em vários países. Sendo assim, é possível ver as mudanças do seu
próprio bairro, acompanhar o andamento de construções, ou visualizar
antes e depois de lugares afetados por grandes tragédias naturais ou guerras,
por exemplo.

Twitter libera novo perfil para todos os usuários; veja como ativar

Há três anos, um terremoto de grande magnitude devastou a costa do
Japão, mudando inclusive a forma como a Terra girava em seu eixo. Na
sequência, o Google se propôs a preservar as imagens que havia capturado
antes do desastre, incluindo as gravações originais do Street View, que
se tornaram uma “cápsula do tempo” não intencional e ajudaram a
preservar a memória do local antes da tragédia. 

Imagens do Google Street View mostram o antes e depois de tsunami no Japão. (Foto: Reprodução/Google) (Foto: Imagens do Google Street View mostram o antes e depois de tsunami no Japão. (Foto: Reprodução/Google))Imagens do Google Street View mostram o antes e depois de tsunami no Japão (Foto: Reprodução/Google)


Depois do tisunami
provocado pelo tremor, muita coisa mudou sem deixar qualquer vestígio além dos mapas, fotos e vídeos registrados antes de todo o impacto causado pelo tremor.

Google Street View convida para viajar no tempo (Foto: Reprodução/Google)Google Street View convida para viajar no tempo com vídeos antigos do Google Maps (Foto: Reprodução/Google)

O Google, agora, ampliou essa ideia e passou a permitir que mais lugares ganhem o “passeio no tempo”. Há algum tempo, cada vez que a gigante atualiza os dados do Street View, ela também mantém as versões mais antigas. Mas, só agora, chegou o momento de mostrar esse conteúdo.

“Agora, com o Street View, é possível ver a construção de um marco importante como a Freedom Tower, em Nova York, ou o Castelão, estádio que sediará jogos da Copa do Mundo em Fortaleza", afirmou o post do Google em seu blog.

"Este novo recurso ainda pode servir como linha do tempo digital da história, ao mostrar a reconstrução de Onagawa, no Japão,
depois do terremoto e tsunami de 2011. Você ainda pode experimentar
diferentes estações do ano e saber como seria passear pelas estradas italianas, tanto no verão quanto no inverno”, completa Vinay Shet, gerente do Google Street View, que assina o post.

Como usar a máquina do tempo

O recurso, que está sendo lançado apenas na versão desktop do Google Maps, é de fácil acesso. No canto esquerdo superior da tela haverá um relógio e um controle deslizante exibindo o mês e o ano da gravação; basta acessá-los para ver vídeos os mais antigos de um determinado lugar.

O resultado final é uma espécie de túnel do tempo que pode mostrar cenários completamente diferentes com espaços de meses e anos em até seis milhões de quilômetros de diâmetro em 55 países.

Em vermelho, opção no Google Street View para viajar no tempo (Foto: Reprodução/Google)Em vermelho, opção no Google Street View para viajar no tempo (Foto: Reprodução/Google)




Quem ainda não consegue ver a atualização no próprio Google Street View, pode acesar o site, em inglês, com um resumo das novidades. O endereço google.com/mapspress mostra os detalhes da construção do Castelão para a Copa do Mundo 2014 e outros cinco locais escolhidos pelo Google. 


Pedido dos usuários

"Construímos este complexo gráfico de imagens através do tempo e do espaço", disse Luc Vincent, diretor de engenharia do Street View. Ele diz que a opção de ir e voltar no tempo foi uma das solicitações mais feitas pelos usuários do Google Maps, que insistiram por anos pela função.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/04/google-street-view-agora-pode-voltar-no-tempo-veja-antes-e-depois-de-lugares.html

0 comentários:

Postar um comentário