quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

One Piece Romance Dawn: como jogar a aventura dos piratas no 3DS










One Piece: Romance Dawn traz o pirata Monkey D. Luffy e sua inusitada tripulação para navegar pelos mares do Nintendo 3DS com uma aventura que mistura RPG com o clássico estilo dungeon crawler. Confira algumas instruções sobre como começar a se aventurar em sua busca pelo famoso tesouro One Piece.

Conheça também o jogo de luta One Piece Pirate Warriors 2 para PlayStation 3

Recrute sua tripulação e se aventure pelo mundo de One Piece em Romance Dawn (Foto: globedia.com)Recrute sua tripulação e se aventure pelo mundo de One Piece em Romance Dawn (Foto: globedia.com)

O jogo é dividido em algumas etapas bem claras: o mapa por onde você navega e escolhe as fases, os labirintos que você pode explorar livremente para obter itens e experiência e os estágios voltados para a história onde você acompanhará um resumo das aventuras de Luffy e terá que enfrentar inimigos sob certas condições.

As partes de exploração são tipicamente do gênero dungeon crawler, onde você tem um labirinto a sua frente repleto de inimigos e tesouros esperando para serem descobertos. Por sua vez sempre que encontrar adversários nesses labirintos ou durante a história, você entra em um modo de batalha por turnos, tradicional de RPGs. Confira os controles:

Durante exploração

Função
 Comandos
Mover-se Circle Pad 
Quebrar objetos / Chutar Botão A 
Correr  Segurar Botão B 
Trocar personagem Botão Y 
Abrir Menu Botão X 
Girar câmera  Botões L & R 

Durante lutas

Função
 Comandos
Mover-se Circle Pad 
Selecionar opção em menu Botão A 
Atacar com golpes Botões A, Y e X 
Trocar conjunto de golpes Botões L e R 
Parar de golpear Botão B 
Cancelar turno ou opção Botão B 

Durante cenas

Função
Comandos
Passar falas Botão A 
Passar falas rápido Segurar Botão A 
Auto-Event (passa cenas sozinho) Botão R 
Esconder avatar e falas Botão B 

Escolhendo uma fase

Logo no início do jogo você terá que completar as primeiras fases da história, mas logo após o término delas começará a encontrar mapas que detalham a localização de ilhas com labirintos. Essas fases são opcionais, mas são a melhor opção para você adquirir mais pontos de experiência para subir de nível, melhores itens e mais dinheiro.

O mapa de Romance Dawn é dividido entre fases com história, ilhas a explorar e lojas (Foto: operationrainfall.com)O mapa de Romance Dawn é dividido entre fases com história, ilhas a explorar e lojas (Foto: operationrainfall.com)

Cada fase da história tem um aviso no canto esquerdo indicando qual o nível recomendado para enfrentá-la. Porém, não se foque demais em apenas atingir esse nível, procure equipar bem seus personagens.

Uma vez escolhida a fase, pressione A e seu barco irá até ela. Um menu se abrirá e você deverá escolher logo a primeira opção, Land (atracar). Veremos as outras opções do barco logo abaixo.

Conhecendo seu barco

Durante a navegação, ao pressionar o botão A sobre uma fase, um menu irá se abrir mostrando várias opções sobre seu barco. São elas: Land (atracar), Room (quarto), Item Storage (depósito de itens), Item Foundry (fundição de itens), Ship’s Log (diário de bordo) e Help (Ajuda).

No seu barco você pode equipar seus personagens, criar itens e salvar o jogo (Foto: operationrainfall.com)No seu barco você pode equipar seus personagens, criar itens e salvar o jogo (Foto: operationrainfall.com)

Land faz com que você entre na fase selecionada atualmente. Room permite que você administre os seus personagens antes de entrar em uma fase. Item Storage serve para estocar os seus itens no navio já que há um limite de quanto Luffy pode carregar. Item Foundry permite criar novos itens. Ship’s Log é a opção para salvar o jogo e também acessar opções. Help traz explicações sobre várias partes do jogo.

Aprendendo a lutar

Romance Dawn tem um sistema de batalha em turnos parecido com a maioria dos RPGs, mas com suas próprias características. A principal diferença é que você pode se mover pelo campo de batalha para se posicionar antes de atacar e isso permite a criação de diversas estratégias.

No seu turno você pode agir, pressionando o botão A para abrir um menu com 5 opções: Attack, Guard, Pouch, Run e Ability. Attack, sem surpresas, inicia um ataque contra o inimigo. Guard usa seu turno para que seu personagem se defenda. Pouch permite que você use itens no meio da batalha. Run é para fugir de lutas, desde que não essenciais para a história. Por último, Ability te dá a oportunidade de usar habilidades especiais.

Trace sua estratégia, posicione-se e ataque seu inimigo (Foto: pt.videogamer.com)Trace sua estratégia, posicione-se e ataque seu inimigo (Foto: pt.videogamer.com)

A partir do ponto onde seu personagem começa o turno são traçados dois círculos ao seu redor, um amarelo e um vermelho. Caso você se afaste desses círculos, terá penalidades. Fora do círculo amarelo terá uma espera 10% maior para o próximo turno e fora do círculo vermelho terão 25% a menos de Action Points.

Ao selecionar Attack, os Action Points determinam quantos ataques você pode desferir durante um turno. Por exemplo, se tiver 4 Action Points, pode dar 3 socos e 1 ataque especial. Seus golpes aparecerão mapeados em conjuntos nos botões A, B, X e Y, e Os botões L e R trocam os conjuntos de golpes.

Para exemplificar, seu combo básico fica no Botão A no primeiro conjunto e o golpe especial Gum-Gum Pistol no botão Y desse mesmo conjunto. Porém, ao aprender o golpe Gum-Gum Whip, ele fica também no botão Y, porém em outro conjunto, precisando apertar o L ou R para acessá-lo. Entre cada golpe o jogo fica parado esperando que você escolha como prosseguir.

Com 4 Action Points uma boa opção de ataque é A, A, A e Y (Foto: gamecenter9.blogspot.com)Com 4 Action Points uma boa opção de ataque é A, A, A e Y (Foto: gamecenter9.blogspot.com)

Golpes especiais gastam TP para serem usados, o qual por sua vez é ganho desferindo golpes físicos comuns contra seus oponentes. É importante não confundir os golpes especiais, que gastam TP, com as habilidades. Diferente dos golpes especiais que usam o TP, uma fonte renovável, as habilidades tem um número de usos limitado.

Evoluindo e equipando seu personagem

Além dos pontos de experiência que fazem você passar de nível em One Piece: Romance Dawn, você também receberá pontos SP nas batalhas, que servem para melhorar suas habilidades. No barco, abra o menu e selecione a opção Room ou durante a exploração selecione a opção Party, ambas abrirão a mesma janela.

Nesta janela você verá 4 opções: Status, Accessories, Skills e Ability. Ao Clicar em Skills você terá que escolher o personagem que quer ver as habilidades, como por exemplo, Luffy. Após selecioná-lo você verá todas as habilidades e seus níveis, como Lv1 Combo e Lv1 Gum-Gum Pistol.

Evolua os combos e golpes especiais dos seus personagens para ficar mais forte (Foto: playerattack.com)Evolua os combos e golpes especiais dos seus personagens para ficar mais forte (Foto: playerattack.com)

Pressionando o Botão A você verá mais detalhes dessa habilidade e pressionando o botão A novamente poderá melhorá-las com os pontos SP. O jogo dirá quantos SP o personagem tem na parte de cima da tela e dirá o custo para subir o nível dessa habilidade no canto inferior direito. Melhorar habilidades faz com que elas causem ainda mais dano, entre outros efeitos adversos.

Neste mesmo menu você viu também a opção Accessories. Selecione-a e vamos usar novamente Luffy como exemplo. É possível ver quatro espaços vazios para equipar itens, sendo cada um deles reservado para uma parte do corpo. De cima para baixo: cabeça, corpo, braços e pernas. Cada personagem tem seu tipo de item que pode usar e nem todos poderão equipar todos os itens.

Não basta ter um nível alto, é preciso equipar bem seus personagens (Foto: proximonivel.pt)Não basta ter um nível alto, é preciso equipar bem seus personagens (Foto: proximonivel.pt)

Criando itens

Quando você está no barco, há a opção Item Foundry, que permite criar novos itens a partir dos que você já tem. Ela mistura normalmente um item base com itens modificadores, encontrados durante a sua aventura. É possível tanto seguir uma lista de receitas adquiridas durante a sua jornada quanto experimentar para obter seus próprios resultados.

Grand Stream Actions

Em alguns momentos o jogo também tem algumas cenas de corrida, chamadas de Grand Stream Actions, às vezes fugindo de algum inimigo ou correndo atrás de algo. Nessas cenas seu personagem permanecerá correndo sozinho e caberá a você apenas escolher seu caminho em certas interseções.

Durantes as Grand Stream Actions você fica no papel de copiloto (Foto: shonenjump.viz.com)Durantes as Grand Stream Actions você fica no papel de copiloto (Foto: shonenjump.viz.com)

Nesses momentos de decisão será necessário pressionar o botão Y para seguir à esquerda ou o A para seguir à direita. Se não escolher a tempo, enfrentará inimigos. Ocasionalmente também pode ser requisitado que use o botão X para realizar alguma ação, como derrubar uma barreira.

Qual o melhor jogo do Nintendo 3DS? Comente no Fórum do TechTudo.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/02/one-piece-romance-dawn-como-jogar-aventura-dos-piratas-no-3ds.html

0 comentários:

Postar um comentário