segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Ir ao bar faz bem à saúde mental











bar1Há quanto tempo você não espera por uma notícia boa como essa? Aí está, com pinta de estudo científico e tudo: ir ao bar faz bem à saúde mental.


A conclusão é da pesquisadora Carol Emslie, da Universidade Glasgow Caledonian, na Escócia. Ela perguntou a 22 escoceses (uma amostra beeem pequena, é verdade), de 28 a 52 anos, com que frequência iam aos botecos com os amigos e quanto costumavam beber. Ela não precisou perguntar sobre os benefícios da bebedeira, todos eles espontaneamente revelaram que os passeios os deixavam mais relaxados.


Imagine a Escócia: a maioria dos homens de lá é ainda mais fechado que os brasileiros. Ou seja, dificilmente abrem o coração para os amigos, não falam sobre angústias e problemas. Mas isso só dura até o terceiro ou quarto copo de cerveja. Quando bebem com os camaradas, esse pessoal desabafa. E, segundo os próprios participantes, voltam para casa mais leves. Relaxados.


“O que descobrimos foi que beber álcool em grupos tem um efeito positivo na saúde mental. Vocês estão bebendo juntos, vocês dão risada e brincam, isso tudo é edificante. Ajuda você a se abrir e relaxar”, explica Emslie.


Pode dizer por aí: ir ao bar é edificante. Ruim mesmo só o dia seguinte, se você exagerar na dose.


Crédito da foto: flickr.com/sharkbait




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/ir-ao-bar-faz-bem-a-saude-mental/

0 comentários:

Postar um comentário