sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Retrospectiva 2013: Os posts mais polêmicos do ano











mamilos-polemicos1


Ao longo desse ano, vocês se estapearam nesse nobre espaço de comentários. Xingaram muito, deixaram mensagens raivosas… Mas também aproveitaram para discutir ideias e questionar pesquisas (e leitores). E, isso sim, fez com que os posts polêmicos valessem a pena. Dá uma olhada em alguns dos que mais renderam discussões em 2013. Aproveita e reitera sua opinião.  ;)


PESSOAS FEMINISTAS SÃO MAIS FELIZES NO AMOR

Os posts feministas, claro, estão no top da polêmica. E o pessoal machista se enfureceu, rolou até o velho argumento de que mulher feminista = lésbica. A pesquisa dos americanos da Universidade Rutgers só evidenciou algo simples de entender: igualdade entre gêneros resulta num relacionamento feliz. Depois de avaliar 500 casais, os cientistas descobriram que quando os homens simpatizavam com ideias feministas, a vida sexual e a qualidade do namoro eram melhores. E ser simpatizante não significava apoiar ideias radicais, eram coisas simples, como apoiar que a mulher se dedique à carreira.


REVISTAS MASCULINAS USAM O MESMO DISCURSO QUE ESTUPRADORES

Já pensou ler uma frase numa revista masculina que seja facilmente confundida com o discurso de um estuprador? Pois bem, psicólogos britânicos entregaram a homens uma série de frases recortadas de revistas masculinas e outras extraídas do livro “The Rapist Files” (uma coletânea de entrevistas com estupradores assumidos). No primeiro teste, sem conhecer as fontes, eles se identificaram mais com as frases vindas de estupradores do que com os recortes das revistas masculinas. Em outro, eles mal conseguiam distinguir de onde haviam saído as frases: se era de uma revista masculina ou dos relatos de estupradores. Se você não viu esse post, ou já se esqueceu das frases absurdas encontradas nas revistas masculinas, dá uma olhada aqui.


FILHOS DE PAIS GAYS SÃO MAIS SAUDÁVEIS

Ainda custa aos homofóbicos aceitar que homossexuais também podem fazer formar famílias felizes. Ignoram até as evidências da ciência. Como fizeram com esse estudo da Universidade de Melbourne, na Austrália, em que pesquisadores acompanharam a vida de 500 crianças, criadas por casais gays ou heterossexuais. E, uau, descobriram que os filhos de pais gays também eram felizes. Mais: ficavam menos doentes que as outras crianças criadas em famílias convencionais. Não faltaram acusações de “heterofobia” (!), militância ou “gayzismo”. Calma, gente, a ideia era só amenizar preconceitos.


HOMENS VIRAM ADULTOS AOS 54 ANOS

É, essa pesquisa deixou alguns leitores bravos. Tudo por que um pessoal do Centro Crown Clinic, um centro de transplante de cabelos da Inglaterra, entrevistou cerca de mil homens e descobriu que eles só sentem adultos de verdade aos 54 anos. Só depois dessa idade começam a se sentir seguros e bem resolvidos. É que antes disso eles ainda sofrem com problemas financeiros e outras inseguranças, como imperfeições físicas e medo da solidão.


PESSOAS SEM RELIGIÃO SÃO MAIS INTELIGENTES

A ciência ignora esse papo de que religião e futebol não se discutem. Três psicólogos americanos avaliaram 63 estudos sobre inteligência e religião realizados entre os anos de 1928 e 2000. E os devotos se saíram melhor apenas em 10 pesquisas com testes de inteligência. Segundo a pesquisa, a diferença é que pessoas inteligentes tendem a se conformar mesmo com os dogmas da igreja, adotam uma visão mais analítica do mundo. Aí descartam as crenças religiosas, já que elas não podem ser comprovadas cientificamente.


Mas nenhuma pesquisa jamais será tão polêmica quanto aquela que elegeu, em 2011, a piada mais engraçada do mundo.


Crédito da foto: @Rickernation




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/os-posts-mais-polemicos-de-2013/

0 comentários:

Postar um comentário