quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Como melhorar sua vida em 5 e-mails











email1Em meia hora, você consegue mandar uns cinco e-mails caprichados. Só pra dar aquele alô para um amigo, contar para o chefe alguma ideia que teve, se aproximar um pouco mais de um colega de trabalho. E assim, dizem as pesquisas, sua vida pode melhorar ainda mais em vários aspectos. Dá uma olhada.


FELICIDADE

Agradecer faz bem
. Mesmo se for por e-mail. Ou carta. Pesquisadores da Universidade Estadual de Kent examinaram os efeitos de escrever cartas de gratidão. Eles pediram a 219 homens e mulheres para escreverem três cartas dessas por ao longo de três semanas. Outro grupo não precisou fazer nada. E, então, perceberam que as cartas faziam com que os participantes se sentissem mais felizes, satisfeitos com a vida e mais distante da depressão.


TRABALHO

Essa é mais chata, mas ok, a dica é do Jeffrey Pfeffer, professor da Universidade Stanford e autor do livro “Power: why some people have it – and other don’t”. Diz ele que vale mandar um e-mail na sexta-feira ao seu chefe só para contar o que você fez ou descobriu durante o expediente.  “Você precisa garantir que seu desempenho e realizações são visíveis ao seu chefe. Seus superiores na organização tem seu próprio emprego, cuidam da própria carreira, são seres humanos ocupados. E você não deveria supor que eles gastam tempo pensando em você ou se preocupando com você e sua carreira”, diz. Ui, que mundo corporativo horrível esse do Jeffery Pfeffer.


CRESCIMENTO PESSOAL

Você tem algum tutor? Alguém que você admira e com quem sente que tem muito a aprender? Se não tem, encontre um. “Qualquer pessoa sortuda o suficiente para ter tido um grande professor que o inspirou, advertiu, criticou, e teve uma fé sem fim na habilidade de seus alunos irá dizer como essa pessoa fez diferença em sua vida”, conta David Shenk no livro “The genius in all o fus: new insights into genetics, talento, and IQ”. Bem, se já encontrou seu tutor, mande um e-mail a ele pelo menos uma vez por semana. Manter contato com alguém que te inspire só vai trazer benefícios.


AMIZADE

Dizem que você precisa manter contato com um amigo pelo menos uma vez a cada 15 dias
para que a amizade continue forte. Então aproveite e mande pelo menos um e-mail a cada 2 semanas para algum bom amigo. Aproveitem o papo para marcar uma cerveja ou um café qualquer dia desses.


CARREIRA

Se você está interessado em expandir o círculo de contatos profissionais, mande um e-mail para alguém pouco conhecido – talvez para aquele sujeito risonho que trabalho com você no seu primeiro emprego registrado. Segundo Mark Granovetter, pesquisador da Universidade Standford, é mais fácil encontrar novas oportunidades de emprego com conhecidos do que com seus amigos. Entre os entrevistados de Granovetter, a maioria encontrava as melhores vagas com os colegas distantes. Afinal, seus amigos fazem parte do mesmo círculo que você. Ou seja, sabem das mesmas vagas, leem os mesmos blogs…


(Via Barking up the wrong tree)


Crédito da foto: flickr.com/adubber




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/como-melhorar-sua-vida-em-5-e-mails/

0 comentários:

Postar um comentário