quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Advergames é um segmento altamente rentável nos jogos, diz executivo









O jogo Game Hero foi lançado pela Hive Digital Media, em parceria com a agência de publicidade DM9, para promover o Ultrabook 2 em 1 da Intel. Para comentar sobre o segmento dos advergames, jogos digitais para a publicidade, e sobre este projeto, conversamos com Mitikazu Lisboa (38), o CEO da Hive. Você confere a entrevista da coluna Geração Gamer a seguir. Mitikazu Lisboa, da Hive, contou sobre advergames no Brasil e sua experiência de Game Hero (Foto: Divulgação) Investimento em games Com mais de 17 mil views no YouTube, Game Hero é considerado como um dos maiores advergames brasileiros justamente por ter apoio de agências nacionais reconhecidas, como a DM9. “O jogo não foi lançado só no Brasil, mas no México também. O mais legal é ver como os jogadores "old school", nosso target, se envolvem e discutem as diversas partes e referências clássicas”, explicou Mitikazu Lisboa, que começou a trabalhar com videogames aos 18 anos em desenvolvedoras internacionais como Capcom e SNK. O CEO da Hive Digital Media também teve um background longe das criadoras de games: “Atuei em diversas áreas de mercado, desde editor de revista de games até gestor de redes de arcade (fliperamas)”. Game Hero é um advergame voltado para jogadores "oldschool" (Foto: Divulgação) A Hive entrou na vida de Lisboa num momento peculiar. “Entrei na empresa depois de fazer um site de jogos casuais chamado  atrativa.com , que acabou sendo vendido para a Real.com. Eu percebi que todos os títulos eram estrangeiros decidi que tentaria profissionalizar o desenvolvimento de games no Brasil. Segundo uma pesquisa da Acigames (Associação Cultural, Industrial e Cultural de Games) de 2012, a Hive Digital Media é a maior desenvolvedora de games do Brasil em faturamento”, falou o executivo. Game Hero brinca com estágios com diferentes de designs, que vão do 2D 8 bits até o 3D (Foto: Divulgação) A história de Game Hero é simples: O Doutor Drak te aprisiona em jogos parecidos com clássicos. Em estágios que são em 2D 8-bits, seu personagem tem que derrotar inimigos conhecidos. O jogo evolui até cenários mais desenvolvidos em três dimensões, em um web game disponível na internet. O inimigo do Game Hero é o Doutor Drak, que força o protagonista a fazer uma viagem (Foto: Divulgação) “Os vilões dos games do passado se revoltam com as novas tecnologias e tentam descontar sua raiva em um jogador dos dias de hoje. Essa história do jogo está totalmente em linha com a mídia da Intel neste momento”, explica Lisboa. Os inimigos do jogo estão contra o novo Ultrabook 2 em 1, um aparelho moderno e que destoa de videogames antigos como Atari, NES e outros. Mercado de advergames Mitikazu Lisboa: "Os vilões dos games do passado se revoltam com as novas tecnologias e tentam descontar sua raiva em um jogador dos dias de hoje" (Foto: Divulgação) “No Brasil, infelizmente, os desenvolvedores de games tem ainda uma visão ‘sonhadora’ do mercado, em que eles querem fazer títulos que gostariam de jogar sem considerar a real demanda de mercado. Isso faz com que categorias de desenvolvimento, altamente rentáveis e muito profissionais fiquem fora do país, como advergames ou mobile games”, disse Mitikazu Lisboa, com uma visão mais crítica aos profissionais recém-formados na área. Para o empresário, parece que ainda não há jogos suficientes no ramo publicitário ou mesmo no formato mobile, mesmo que muitos desenvolvedores afirmem que quase todo o mercado está criando videogames para o celular. Game Hero tem estágios em 3D, embora seja em gráficos inferiores aos computadores de ponta de hoje (Foto: Divulgação) Lisboa gostaria que os desenvolvedores mudassem sua visão, talvez pelas oportunidades que existem na publicidade: “Advergames, muitas vezes, são vistos como um ’mal necessário’ para sustentar a empresa enquanto não consegue produzir o que eles consideram o produto ideal. Isso é fatal para a qualidade do mercado nacional”. Após um tempo trabalhando em uma gigante como a Capcom, o executivo acredita que devemos ver esses jogos vinculados a marcas como uma oportunidade de fazer bons produtos acabados. Experiências anteriores Antes de criar Game Hero, Lisboa teve oportunidades com outros advergames (Foto: Divulgação) saiba mais Xbox 360 e PS3 terão diversos games exclusivos em 2014; confira a lista Deus EX e Real Racing 3: veja os melhores jogos para iPhone e iPad em 2013 Preço do PS4 e GTA Online: veja as maiores decepções nos games em 2013 Mario, CJ, Tomb Raider: conheça os dubladores dos personagens de videogame O PS2 é o maior e mais completo console da história?  Acompanhe o debate! A Hive Digital teve muitas experiências antes de fazer um jogo com a Intel, de acordo com o presidente. “Em sete anos de mercado já entregamos mais de 60 advergames, como o Grande Prêmio Gillette da P G, Energy Puzzle Guaraná Antárctica da Ambev e Amigos da Galáxia da Casas Bahia. Também fizemos plataformas gamificadas, como a promoção Provou Gostou – Avião do Faustão”, disse Mitikazu Lisboa. Quer conhecer mais sobre a Hive e sobre Game Hero? Veja o trailer do jogo .

Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/jogos/noticia/2013/12/advergames-e-um-segmento-altamente-rentavel-nos-jogos-diz-executivo.html

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