sábado, 16 de novembro de 2013

Quais as vantagens de se ter um processador quad-core no computador?










Cada vez mais populares os processadores de múltiplos núcleos tornaram-se realidade até para os computadores medianos atuais. Porém, muita gente ainda tem dúvidas se esse tipo de processador é realmente necessário ou um desperdício de potencial. Para esclarecer a questão e apresentar as vantagens de um processador quad-core, preparamos um artigo especial. Acompanhe.



Processadores (Foto: Reprodução)
Processadores quad-core entregam maior velocidade em muitas funções do PC (Foto: Reprodução)


Processador quad-core



Um processador quad-core é um processador de possui quatro núcleos dentro do mesmo CPU. Por padrão, processadores organizam suas atividades em filas de processamento ou threads, e quanto mais núcleos um processador tiver, mais filas ele terá a disposição, o que torna o processamento muito mais rápido. Em questão de desempenho, a vantagem de um processador ter mais núcleos é imediata. Quanto mais threads um processador tiver, significa que um processo demorado pode ser repartido em quatro partes iguais, no caso de um processador quad-core, e ser processado rapidamente.



A multiplicação dos núcleos dos computadores foi uma solução encontrada pelas fabricantes de processadores para evitar a estagnação do poder de processamento dos computadores. Com apenas um núcleo e uma thread, um processador fica limitado a uma fila de processamento, o que faz com que os processos sejam empilhados, levando os mesmos a serem processados um de cada vez, o que prolonga a execução de uma atividade.



Vantagens de um processador Quad-Core



As vantagens de um processador de quatro núcleos são inúmeras. Para o sistema operacional, um processador quad-core com um conjunto de componentes de hardware compatíveis, resulta em um computador muito mais veloz do que o que um com apenas um núcleo e mesma configuração.



As principais atividades onde o processador quad-core irá se destacar será na utilização de muitos programas ao mesmo tempo, ao editar vídeos, fotos e na execução de jogos pesados. Se para o consumidor comum, que não requer muito poder de processamento, os ganhos em performance são substanciais, para profissionais como editores de vídeos ou desenvolvedores de programas, um computador com processador quad-core é encarado como algo “básico” para os padrões atuais.



Outra vantagem dos processadores quad-core atuais é no consumo de energia. Com o avanço das arquiteturas e miniaturização dos processadores, as fabricantes conseguem criar chips cada vez melhores, mais potentes e que consomem menos energia. Os processadores quad-core atuais possuem recursos que permitem desligar alguns núcleos para economizar energia, ativando-os apenas sob demanda. Essa eficiência energética é essencial para notebooks, pois resulta em uma maior duração da bateria.



Desvantagens



Uma desvantagem de um processador quad-core é o seu custo um pouco maior do que de soluções mais básicas. Entretanto, salvo alguns casos onde o cliente realmente deseja um computador com um valor mais acessível, comprar um computador com processador quad-core pode ser essencial para evitar que ele fique defasado em pouco tempo. O motivo é que os sistemas operacionais e aplicativos, atualmente, utilizam muito mais poder de processamento do que utilizavam antigamente.



Outra desvantagem é que se o usuário irá utilizar um computador apenas para acessar a web e produzir textos, por exemplo, muito provavelmente ele não verá todo o poder de um processador quad-core. A não ser, é claro, durante a inicialização do sistema e de alguns programas.



Tem alguma dúvida sobre processadores? Comente no Fórum do TechTudo!



Conclui-se então que há muitas vantagens para o consumidor ao utilizar um computador com processador quad-core. Seja para jogos, vídeos ou simplesmente para ter um computador mais rápido, um processador de quatro núcleos é peça comum no repertório atual de “computadores medianos”.




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/11/quais-vantagens-de-se-ter-um-processador-quad-core-no-computador.html

0 comentários:

Postar um comentário