quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Fifa: comunidade brasileira dá R$ 30 mil em prêmios por ano, diz organizador










A série Fifa possui uma enorme base de fãs no Brasil e um grupo especializado em torneios do jogo vem ganhando destaque internacional. Trata-se do Arte Virtual Fifa Clube (AVFC), que reúne 6.000 associados e 500 jogadores ativos de Fifa 14, lançado em outubro deste ano. O grupo concentra o maior número de aficionados pelo game no Brasil e constitui uma das maiores comunidades digitais do game. Para conversar sobre a associação, a Coluna Geração Gamer conversou com o mineiro de Belo Horizonte Aley Sadi (34).



O jogador argentino Lionel Messi em FIFA 14 (Foto: Divulgação/Warner Games)
O jogador argentino Lionel Messi em FIFA 14 (Foto: Divulgação/Warner Games)


Reunidos por torneios



Aley entrou na comunidade somente dois anos depois de sua consolidação no Brasil. “Comecei a jogar videogames em 87, num Atari 2600, passando pelo Master System, Mega Drive, Sega-CD e PC, onde estou até hoje. Nas gerações antigas, preferia os jogos da SEGA. Minha franquia favorita sempre foi o Fifa e tenho orgulho em dizer que sou um autêntico ‘fifeiro’, daqueles que sempre jogou desde a primeira versão em 94. Nunca comprei ou migrei para o concorrente PES”, explica o administrador, que é gamer há pelo menos 26 anos.



O mineiro Aley Sadi, atual administrador da maior comunidade do game, tem orgulho de dizer que sempre jogou FIFA e não PES (Foto: Arquivo Pessoal)
O mineiro Aley Sadi, atual administrador da maior comunidade do game, tem orgulho de dizer que sempre jogou FIFA e não PES (Foto: Arquivo Pessoal)


“O clube AVFC surgiu em 2007, a partir da ideia de dois amigos: Antonio Socram e Mateus Costa. Eles organizavam mini torneios entre conhecidos na plataforma PC de Fifa. Era um grupo pequeno e fechado, com apenas 12 pessoas, em um site simples. O objetivo era divulgar tabelas de jogos em Excel, datas dos torneios, próximos adversários e nada mais”, explicou Aley. Esses grupos digitais são muito comuns na Internet, sobretudo para formar gamers especialistas em torneios.



Aley na Copa FNAC de FIFA 14 (Foto: Arquivo Pessoal)
Aley na Copa FNAC de FIFA 14 (Foto: Arquivo Pessoal)


“Em 2009, comecei a disputar alguns dos torneios da AVFC, mas percebi que as coisas não iam muito bem. O Socram já havia se afastado e o Mateus não tinha muito tempo para organizá-lo; então me prontifiquei a ajudá-los na organização. Fui aos poucos colocando em prática diversas melhorias que visavam atrair novatos e agradar os atuais jogadores”, disse Aley. Tornando-se o administrador da associação, já com dois anos de existência, o gamer transformou o hobby em uma distração quase profissional.



Parte dessa melhoria dos torneios brasileiros incentivado pela comunidade se deu pela relação de Aley Sadi com a Electronic Arts. “Lia e pesquisava tudo sobre Fifa: fabricante, bastidores, licenças, detalhes do desenvolvimento. Conversei com produtores e até com responsáveis por marketing e vendas no Brasil. Até cheguei a trocar e-mails com Peter Moore, Presidente da EA Sports, sugerindo melhorias e apresentando o Arte Virtual a ele”, disse o fã da franquia.



O Arte Virtual Fifa Clube em números



FIFA 14 é o grande lançamento de futebol de 2013 (Foto: Divulgação/Warner Games)
FIFA 14 é o grande lançamento de futebol de 2013 (Foto: Divulgação/Warner Games)


“O clube sempre foi um grande hobby, mas um que sempre exigiu bastante responsabilidade. Temos em torno de 6.000 sócios; sendo 500 já ativos no Fifa 14. Como não temos fins lucrativos e parcerias comerciais, os próprios jogadores contribuem anualmente para a compra dos prêmios dos torneios e mantêm toda a infraestrutura em funcionamento”, diz o gamer. A associação já conseguiu fornecer uma boa soma em dinheiro para eleger os melhores jogadores. “Hoje, para se ter ideia, distribuímos no ano em torno de R$ 30 mil em prêmios, e já no primeiro torneio daremos dois PlayStation 4 e um Xbox One aos três campeões”, completou.




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/11/fifa-comunidade-brasileira-da-r-30-mil-em-premios-por-ano-diz-organizador.html

0 comentários:

Postar um comentário