sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Testamos o LG Fireweb: o smartphone com sistema Firefox OS










O LG Fireweb oferece quase tudo que um usuário básico precisa e sem perder a qualidade. O smartphone chama a atenção por causa do seu sistema operacional, o Firefox OS, que tem um visual diferente do Android e iOS, além de prometer um funcionamento mais fluido. Testamos o Fireweb durante o evento Futurecom 2013: o modelo foi lançado na terça-feira (22) pelo preço de R$ 450. Conheça as primeiras impressões do TechTudo.



LG Fireweb (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)
LG Fireweb é um smartphone mais barato com tela de 4 polegadas e sistema Firefox OS (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


Design e tela



O smartphone é uma opção interessante para quem busca um dispositivo de entrada. O design, com bordas arredondadas e corpo de plástico, lembra o modelo LG Optimus L5 2. Ou seja, nada de muito novo no seu visual. Um ponto interessante é o desenho da tampa traseira do aparelho, que apresenta pequenos detalhes de "textura", parecida com o design do Nexus, só que de uma forma bem mais simples, é claro.



O aparelho tem apenas três botões físicos, de volume, liga/desliga e home, além de entradas para fones de ouvido e miniUSB. Todas as demais funções, como "voltar" e "configurações", são acessadas por meio de toque no display, ponto que ajuda a reduzir os custos de fabricação.



LG Fireweb (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)
Detalhe para o botão de liga/desliga e entrada para fones de ouvido do LG Fireweb (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


O smartphone não é fino mas encaixa bem nas mãos durante o uso por não ser grande nem pesado. Além disso, a praticidade de ter um aparelho menor é que todos os cantos do display podem ser alcançados com apenas um dedo.



Um ponto negativo na tela do Fireweb é que suas 4 polegadas são acompanhadas por uma resolução baixa, de apenas 480 x 320 pixels. isso deixa os ícones não tão nítidos e pixelizados, mas nada que atrapalhe muito o uso do gadget.



LG Fireweb (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)
LG Fireweb tem resolução baixa na tela, o que deixa os apps pixelizados (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


Sistema operacional



O que merece atenção especial é o seu sistema operacional Firefox OS 1.1. Ele é fluido durante o uso e fica mais leve ainda por ser estruturado em HTML5. Para entender melhor, segundo um representante presente na Futurecom, a plataforma parece com a estrutura de abas no navegador da web, sendo mais leve no processamento do que abrir janelas diferentes.



Apenas um bug foi encontrado, durantes os testes, fazendo a nova plataforma parecer um Android mais simples, com defeitos semelhantes: alguns travamentos ocorreram por ter muitos aplicativos abertos. Pelo menos nesse modelo, o sistema travou a execução do jogo Cut The Rope, que já vem instalado no aparelho. Quando os apps foram fechados, o sistema voltou a funcionar bem.



Um ponto interessante é que a plataforma Firefox vai receber atualizações a cada 6 semanas, com tempo máximo para as operadoras transferirem para seus usuários de até 6 meses.



LG Fireweb (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)
Apps de jogos e players rodaram sem problemas no sistema Firefox OS que integra o LG Fireweb (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


Desempenho e funcionalidades



Sobre o desempenho, não podemos esperar muito de um celular básico single core de 1 GHz e 512 MB de RAM. No entanto apesar de ser um smartphone barato ele surpreendeu: seu processador rodou bem os aplicativos instalados, sem bugs aparentes (quando os apps são encerrados com alguma frequência) e não esquentou durante o uso. Conectividades como 3G, Wi-Fi e entrada para microSD completam as configurações.



A diferença na interface do Firefox OS, comparado com Android, é a ausência de um menu de aplicativos: eles ficam distribuidos nas "telas" iniciais, criando uma nova sempre que a anterior lotar. Além disso, existe um atalho na parte inferior, no qual é possível escolher seus programas favoritos e adicioná-los no rolamento.



LG Fireweb (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)
Sistema Firefox OS do LG Fireweb vem com apps básicos instalados, como players de música e vídeo, além do jogo Cut the Rope (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


Falando em apps, a galeria de fotos do celular vêm com um programa de edição de fotos interessante, com opções de corte, ajustes diversos, além de vários filtros e efeitos para aplicar nas imagens antes de publicar nas redes sociais.



Quem gosta de comprar apps novos vai gostar da flexibilidade da loja virtual Firefox: além do suporte para cartão de crédito, é possível debitar o valor do aplicativo dos créditos no pré-pago ou adicionar na conta do pós-pago. Apesar da variedade de aplicativos não ser tão ampla quanto nos sistemas rivais, estão presentes para download as principais redes sociais. Além disso, a tendência é essa lista se amplie conforme os updates da plataforma.



LG Fireweb (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)
Na interface Firefox OS do LG Fireweb existe um atalho de apps, personalizável, na parte inferior do aparelho (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


A busca inteligente também é um ponto interessante: ela pesquisa por apps web relacionados com o tema que você deseja. Na mesma tela é possível abrir o programa ou instalá-lo no seu celular.



Por ter uma plataforma que promete ser mais "leve", a bateria do smartphone dura, conforme a empresa, um dia e meio, apesar dos seus modestos 1.540 mAh.



Câmera



A câmera, apenas traseira, também é básica mas vem equipada com flash LED, que funciona mesmo durante a gravação de vídeos, o que é ideal para ambientes com pouca luz. As fotos tem qualidade mediana, com 5 megapixels. A única configuração presente na interface da câmera é a opção de ativar/desativar o flash, por meio de um ícone presente na tela.



LG Fireweb (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)
LG Fireweb é equipado com câmera básica de 5 megapixels e flash LED (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


No geral, o LG Fireweb tem bom desempenho e compete de frente com aparelhos mais básicos, de entrada, como a linha Asha da Nokia. O smartphone já foi lançado no Brasil, com preço de R$ 450 desbloqueado.



Firefox OS no Brasil, e agora? Opine no Fórum do TechTudo




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/10/testamos-o-lg-fireweb-o-smartphone-com-sistema-firefox-os.html

0 comentários:

Postar um comentário