sábado, 12 de outubro de 2013

Placa-mãe é compatível com qualquer placa de vídeo? Entenda










Uma placa de vídeo externa pode melhorar o processamento gráfico de um computador e deixá-los mais rápido na execução de jogos e vídeos em alta resolução. No entanto, será que todas as placas de vídeo são compatíveis com a placa-mãe do seu computador? O TechTudo preparou um artigo para te ajudar evitar problemas técnicos ou até mesmo financeiros.



Placa-mãe da ECS suporta as APUs FM2 da AMD e tem bons recursos (Foto: Divulgação) (Foto: Placa-mãe da ECS suporta as APUs FM2 da AMD e tem bons recursos (Foto: Divulgação))
Placas-mãe trazem slots de diversos tipos, que podem tornar um componente incompatível (Foto: Divulgação/ECS)


As placas-mãe normalmente possuem uma placa de vídeo onboard, que faz a conexão entre o componente e o monitor. No entanto, esse componente embutido tem pouca memória para processamento de gráficos. Para melhorar a potência gráfica do seu PC é que existe a possibilidade de comprar uma placa de vídeo extra, chamada de offboard. Entenda a diferença. Se você for instalar um componente externo, observe as seguintes questões:



- Qual é a placa-mãe do seu computador?



Todo computador possui uma placa-mãe, que é o dispositivo responsável por conectar e interligar todos os componentes da máquina. No mercado, há diversos tipos de hardwares com portas e slots diferentes para conectar outras peças.



Antes de comprar uma placa de vídeo offboard, é necessário saber qual o slot e velocidade a sua placa-mãe suporta. Estas informações estão presentes no manual de instruções. Se você não o tiver, mas souber o modelo da placa, basta acessar o site da fabricante e descobrir e baixar as instruções.



Se você também não souber o modelo do componente do seu computador ou a fabricante, é possível descobrir essa informação de outras formas. Uma delas é através de softwares, como o Everest e o AIDA 64, que analisa o seu PC e ainda oferece informações sobre atualização de drives. Para mais alternativas, confira este artigo do TechTudo.



- Como encontrar uma placa de vídeo compatível com a placa mãe?



Após descobrir o modelo da sua placa, observe o padrão de slots dela. Esses componentes são encaixes que servem para ligar os dispositivos no hardware central. Suas velocidades são correspondentes às dos seus respectivos barramentos. Geralmente, uma placa mãe tem vários slots para o encaixe de componentes de vídeo, som, modem, entre outros. As entradas para as placas gráficas possuem três tipos: o PCI Express, AGP ou PCI para as mais básicas.



slots
Placas mãe possuem diversos tipos de slots, que devem ser os mesmos da placa de vídeo (Reprodução/NaplesTech)




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/10/placa-mae-e-compativel-com-qualquer-placa-de-video-entenda.html

0 comentários:

Postar um comentário