sábado, 12 de outubro de 2013

N-Gage: relembre o smartphone e plataforma de jogos da Nokia










Nesta nesta semana, o Nokia N-Gage fez 10 anos. Oficialmente lançado em 7 de outubro de 2003, o aparelho foi uma tentativa frustrada da Nokia para fazer o mercado de jogos para telefones emplacar. De fato, o objetivo era fazer os celulares serem encarados como consoles portáteis, e não como "smartphones". Esse e muitos outros fatores conspiraram contra a sorte deste telefone com cara de comida mexicana, que ficou no imaginário de várias crianças e adolescentes daquela época. Relembre, neste especial, a história do N-Gage, um dos precursores da jogatina móvel.



O N-Gage foi o precursor da jogatina nos smartphones (Foto: Divulgação)
O N-Gage foi o precursor da jogatina nos smartphones (Foto: Divulgação)


Anúncio e lançamento



O N-Gage foi anunciado, com toda pompa, durante a Electronic Entertainment Expo (E3) ocorrida em maio de 2003. Naquele ano, a Nokia, até então líder no mercado de telefonia, resolveu entrar no ramo de videogames depois de averiguar o sucesso que os jogos Java estavam alcançando nos seus celulares. O N-Gage foi apresentado na maior feira de games do mundo como um console portátil que unia videogame e celular em um único aparelho.



Apresentação do N-Gage na E3 de 2003 (Foto: Reprodução / Nokia)
Apresentação do N-Gage na E3 de 2003 (Foto:

Reprodução / Nokia)


Durante o evento de apresentação, vários conceitos que hoje parecem novidades foram anunciados, tais como multiplayer online, rede social de gamers, conquistas e troféus. Tudo parecia bastante promissor. Seu preço inicial era US$ 299 dólares. No Brasil, ele chegou pela bagatela de R$ 1.700.



Voltando um pouco no tempo: em 2003 não havia Nintendo DS ou Sony PSP e o único concorrente à altura do N-Gage era o Game Boy Advance. Mesmo com esse cenário favorável, o N-Gage não foi recebido de forma calorosa pela mídia, que estranhou o telefone, principalmente por ele não se encaixar em nenhuma categoria. Em 2003, o conceito de um celular com foco no entretenimento era algo estranho, pois o público-alvo dessa indústria, na época, eram executivos e homens de negócio.



Formato do aparelho foi ridicularizado na internet (Foto: Reprodução / Knowyourmeme)
Formato do aparelho foi ridicularizado na internet

(Foto: Reprodução / Knowyourmeme)


O fracasso



A aparência do N-Gage também não colaborou de forma positiva para sua fama. Assim que o aparelho foi oficialmente posto a venda, em sete de outubro de 2003, muitas pessoas rapidamente notaram a semelhança que o aparelho tinha com um taco, comida mexicana típica.



Essa impressão era piorada pela forma como a pessoa precisava segurar o smartphone para realizar ligações. O caso ficou conhecido como “Side Talking” e viralizou na internet, refletindo de forma negativa e afastando potenciais compradores.



Mesmo com a ampla publicidade, a qual a Nokia tinha todo o poder de fazê-la em 2003 e nos anos seguintes, o N-Gage vendeu pouco: foram cerca de 3 milhões de unidades. Nos anos seguintes, a Nokia ainda iria enfrentar outro problema que dificultaria os planos de fazer o N-Gage deslanchar.



Sony PSP e Nintendo DS ajudaram a enterrar o N-Gage (Foto: Reprodução / IGN)
Sony PSP e Nintendo DS ajudaram a enterrar o N-Gage (Foto: Reprodução / IGN)


O lançamento dos consoles portáteis Nintendo DS e Sony PSP praticamente decretaram a “morte” dos planos da Nokia para o N-Gage. O console portátil da Sony foi apresentado na mesma E3 que o N-Gage, e o Nintendo DS em novembro do mesmo ano.




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/10/n-gage-relembre-o-smartphone-e-plataforma-de-jogos-da-nokia.html

0 comentários:

Postar um comentário