domingo, 27 de outubro de 2013

5 dicas para ter uma família feliz











familiafeliz1Família perfeita é invenção de comercial de margarina. Mas ser feliz em casa, apesar das brigas, é bem possível. Dá uma olha nas dicas da ciência pra aprender os truques e ter uma família feliz.


COMAM SEMPRE JUNTOS

Café da manhã, almoço e janta. Não desperdice esse momento fora de casa. Pesquisadores da Universidade de Michigan analisou a vida de crianças americanas entre 1981 e 1997. E descobriram que crianças que fazem as refeições junto com os pais se envolvem menos em problemas (drogas, gravidez na adolescência, suicídio, etc) e tiram notas melhores na escola. Talvez seja impossível repetir o ritual todos os dias, é verdade. Mas outra pesquisa, do pessoal da Universidade Columbia, garante que reunir a família pelo menos uma vez por semana para jantar ou almoçar já melhora o comportamento das crianças.


COMPARTILHE AS HISTÓRIAS

A história de luta dos seus pais ou avôs, seja ela qual for, provavelmente te enche de orgulho. E isso reflete positivamente na sua autoestima. Palavra de pesquisadores que entrevistaram 40 famílias e gravaram as conversas entre eles na mesa de jantar. Em seguida, fizeram vários testes psicológicos com as crianças: aquelas que conheciam a história de seus antepassados (e se orgulhavam) eram as mais felizes, com autoestima alta, e tendiam a se sentir mais donas da própria vida.


DIMINUA O ESTRESSE

Essa é difícil, claro. E óbvia: menos estresse, maior a felicidade. Estudos mostram que pais estressados deixam as crianças doentes (enfraquecem o sistema imunológico delas), com riscos maiores de ter obesidade, doenças mentais, alergias e diabetes.


DEIXE AS CRIANÇAS DECIDIREM

Quantas vezes seus pais matricularam você em atividades que você nunca quis fazer? Bem, talvez não tenha sido a melhor das ideias. Segundo cientistas da Universidade da Califórnia, crianças que planejam seu próprio tempo, estipulam suas metas, escolhem prêmios e castigos, e avaliam por si só os resultados desenvolvem melhor o córtex pré-frontal. Isso dá a elas maior controle sobre a própria vida e os tornam mais disciplinados e conscientes de suas escolhas.


MANTENHA A AVÓ POR PERTO

Pesquisadores avaliaram 66 estudos sobre a relação entre avós e a felicidade das crianças. E perceberam que a presença constante da avó deixa as crianças menos estressadas. Por quê? Bem, é que elas sempre passam ensinamentos sobre sociabilidade, como compreensão e compaixão. Numa outra pesquisa, dessa vez da Universidade Brigham Young, 408 adolescentes contaram sobre a relação com os avós. Aqueles que se saíam melhor na escola e mostravam maior preocupação com os colegas tinham uma relação mais próxima com os velhinhos da família.


(Via Barking up the wrong tree)


Crédito da foto: flickr.com/tetrapak




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/5-dicas-para-ter-uma-familia-feliz/

0 comentários:

Postar um comentário