quarta-feira, 11 de setembro de 2013

VRUM, game brasileiro inspirado em GTA, ensina jovens a dirigir corretamente










Já imaginou uma versão educativa de GTA? Esta é a ideia do jogo brasileiro VRUM, que se inspirou no mundo aberto do game da Rockstar para ensinar jovens a dirigir corretamente. O título, desenvolvido por Pedro Alves (32) e pela equipe da ThinkBox Games, ganhou o prêmio International Serious Play Awards 2013, na categoria Bronze Medal Awards. Pedro conversou com a coluna Geração Gamer, do TechTudo, sobre a criação do VRUM, suas principais inspirações e o papel dos jogos educativos.



VRUM é um jogo educativo inspirado em GTA (Foto: Divulgação)
VRUM é um jogo educativo inspirado em GTA (Foto: Divulgação)


O surgimento do VRUM



Segundo Pedro, a decisão de trabalhar com jogos educativos se deu por seu alto potencial como ferramenta de auxílio à aprendizagem. "Estudamos várias áreas para investir no primeiro projeto e acabamos decidindo pelo trânsito por ser um grande problema a ser enfrentado no Brasil”, disse o desenvolvedor. Alves afirmou também que a empresa ThinkBox Games buscou criar um game que fosse mais atraentes do que os jogos de educação que são padrão, com desafios simples e fáceis.



Pedro foi produtor responsável pela música e efeitos sonoros de VRUM. “Passei um ano criando a trilha que toca nas três rádios FM disponíveis no game, que são música POP, Eletrônica e Rock”, explicou o designer de games. Pedro Alves começou a jogar com 10 anos, nos fliperamas, e era fã de Sonic no MegaDrive. “Com o primeiro PC, em 1996, comecei a estudar programação por conta própria e criei pequenos joguinhos simples que me ajudaram bastante a entender de lógica, interface e outros detalhes", diz o criador.



O conteúdo do jogo VRUM é baseado nas Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito). O público final do game são os alunos da 6ª a 9ª séries do ensino fundamental, que ainda não podem tirar carteira de motorista, mas já devem começar a se informar o assunto. Sendo assim, os desenvolvedores do jogo buscaram criar uma alternativa mais atrativa e de maior impacto que as cartilhas de educação para o trânsito distribuídas nas escolas brasileiras.



Além de ser inspirado em grandes jogos, VRUM é voltado para um público escolar (Foto: Divulgação)
Além de ser inspirado em grandes jogos, VRUM é voltado para um público escolar (Foto: Divulgação)


A grande inspiração de VRUM



“A maior inspiração do game, sem dúvida, foi GTA. Por ser um game de muito sucesso e que coloca o jogador no trânsito para realizar diversas tarefas. Nós queríamos criar um ambiente que o jogador já fosse familiarizado, sem que ele usasse seu tempo tendo que aprender uma nova mecânica”, explica Pedro. Dentro do carro, assim como em Grand Theft Auto, o gamer conta com um radar à esquerda e um velocímetro à direita. Ele deve dirigir dentro do limite da velocidade, respeitando a sinalização, o semáforo vermelho e os pedestres.



A história de VRUM tem como protagonista um adolescente que acaba de completar 18 anos e sonha em participar da Grande Corrida Anual de Santa Fé, cidade fictícia onde ele mora. O objetivo do personagem é obter sua primeira habilitação e conseguir a aprovação de seus pais. Durante o enredo, o jogador irá participar de aulas na autoescola, exames no DETRAN e, quando conseguir sua permissão para dirigir, vai realizar diversas missões pela cidade vivenciando o trânsito como motorista, motociclista e pedestre. No final do game, como recompensa por ter cumprido dentro das leis todas as missões, o jogador poderá participar da Grande Corrida e sua pontuação poderá ser enviada para um ranking organizado por estado, cidade e escola.



Para os designers de games da VRUM, o maior desafio do jogo é dirigir dentro das regras, respeitando as pessoas (Foto: Divulgação)
Para os designers de games da VRUM, o maior desafio do jogo é dirigir dentro das regras, respeitando as pessoas (Foto: Divulgação)


“Realizar tarefas respeitando o próximo, as regras e, principalmente, tendo paciência no trânsito é um desafio enorme para as pessoas. A grande virtude do jogo é trabalhar a convivência pacífica no trânsito desafiando o jogador a todo momento a prestar atenção ao seu redor e agir de forma correta”, afirma o desenvolvedor. Pedro ainda completou as informações sobre o jogo, contando detalhes sobre a criação: “Foram envolvidas 25 pessoas entre designers, desenvolvedores, especialistas em educação e testadores. Levamos dois anos e meio para concluir, sendo um ano focado na criação da cidade virtual do jogo. Tivemos que reproduzir uma cidade fictícia com 72 km² com toda a lógica de trânsito de uma cidade real com pedestres, motoristas e ciclistas em harmonia. Foi um grande desafio”.



Jogos educacionais no Brasil



A equipe da ThinkBox Games não obteve ajuda de órgãos ou do governo no desenvolvimento de VRUM. "Na época em que o game era só um projeto as pessoas ficavam sempre na dúvida se seria algo que daria certo, justamente por não existirem muitos casos de sucesso de games sobre educação para o trânsito”, diz Pedro.



Pedro Alves, designer da ThinkBox Games, um dos criadores do VRUM (Foto: Divulgação)
Pedro Alves, designer da ThinkBox Games, um dos criadores do VRUM (Foto: Divulgação)


“Existem várias iniciativas bacanas relacionadas a educação no trânsito, mas poucas alinhadas com a nova geração que vive conectada e joga em seu dia a dia”, afirma o designer. Para Pedro, os jovens admiram jogos como GTA e querem uma experiência mais imersiva nos jogos, mesmo se estes forem educacionais e não puramente lúdicos.



Ação envolvendo o game



Pedro Alves falou, em primeira mão ao TechTudo, sobre uma ação de divulgação do game ainda neste ano. “Em setembro se comemora a Semana Nacional do Trânsito no Brasil, que ocorrerá entre os dias 18 e 25. As escolas e órgãos ligados a educação de trânsito realizam atividades com crianças e adolescentes para reduzir acidentes nas ruas. Como o jogo VRUM tem tudo a ver com isso nós iremos disponibilizar gratuitamente uma versão especial do game”, explicou o desenvolvedor.



É recomendável que o jogo da ThinkBox Games seja instalado em laboratórios de informática nas escolas primárias durante a Semana Nacional do Trânsito. O download está disponível desde o último dia 10. A ThinkBox é uma das empresas ligadas à Associação Comercial Industrial e Cultural dos Jogos Eletrônicos do Brasil, a ACIGAMES.



Confira o trailer oficial do game VRUM:







GTA pode ser considerada a maior franquia do mercado de games atualmente? Opine no nosso fórum.




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/09/vrum-game-brasileiro-inspirado-em-gta-ensina-jovens-dirigir-corretamente.html

0 comentários:

Postar um comentário