sábado, 14 de setembro de 2013

Veja a evolução dos smartphones Apple, do primeiro iPhone aos novos 5S e 5C










O iPhone sempre foi um objeto de desejo entre os fãs da Apple e muitos consumidores. Lançado originalmente em 2007, o smartphone com iOS recebe novos recursos, mudanças no design e atualizações anualmente. Nesta semana, foi a vez do iPhone 5S e do iPhone 5C renovarem a linha. Para você lembrar o que marcou em cada versão do gadget, o TechTudo preparou um especial com a evolução do iPhone.



Primeiro iPhone, de 2007, revolucionou o mercado (Foto: Reprodução/TechTudo)
Primeiro iPhone, de 2007, revolucionou o mercado (Foto: Reprodução/TechTudo)


iPhone: primeiro modelo revolucionou



Tela de 3,5 polegadas sensível ao toque, sem caneta stylus, teclado virtual QWERTY e câmera de 2 megapixels. Hoje, parece pouco. Em 2007, foi uma revolução. Este aparelho mudou o conceito de smartphones e se tornou referência. Equipado com iOS (atualizável até o 3.1.3), CPU ARM 11 de 412 MHz e memória interna de 4, 8 ou 16 GB, o gadget foi um sucesso, e pode ser considerado uma das grandes invenções de Steve Jobs à frente da Apple.



iPhone 3G: Visual totalmente remodelado



iPhone 3G tem Internet móvel mais rápida (Foto: Divulgação)
iPhone 3G tem Internet móvel mais rápida (Foto: Divulgação)


Lançado em 2008, o iPhone 3G teve o seu design totalmente remodelado. Agora, ele ficou mais "arredondado" e era vendido nas cores preto e branco. Ele também tinha tela de 3,5 polegadas com resolução de 320 x 480 pixels, memória interna de 8 GB ou 16 GB, 128 MB de RAM, processador ARM 11 de 412 MHz e com iOS atualizável até o 4.2.1. A câmera seguiu com 2 megapixels e a conectividade 3G é que é sua grande novidade, justificando seu nome, enquanto o anterior tinha apenas o 2G. Este foi o primeiro modelo do iPhone a chegar ao Brasil, no fim de 2008.



iPhone 3GS: melhorias gerais e significativas



iPhone 3GS tem desempenho bem melhor que antecessores (Foto: Divulgação)
iPhone 3GS tem desempenho bem melhor que antecessores (Foto: Divulgação)


Em 2009, surgiu o iPhone 3GS: um upgrade considerável em relação ao antecessor. O seu chip é um Cortex-A8 de 600 MHz, com direito a 256 MB de RAM e memória intern de 8 GB, 16 GB ou 32 GB. Sua câmera também evoluiu, para 3,15 megapixels nas fotos, com autofoco, e também com vídeo VGA com 30 fps. Além do acelerômetro e do sensor de proximidade, ganhou a bússola além de integração com Twitter e Facebook e também acesso ao iCloud.



iPhone 4: novo layout e um salto de qualidade



iPhone 4 teve visual bem diferente dos anteriores (Foto: Divulgação)
iPhone 4 teve visual bem diferente dos anteriores (Foto: Divulgação)


Se entre os três primeiros modelos o visual foi basicamente o mesmo, o iPhone 4 foi o rompeu totalmente com o padrão anterior. Nada de corpo arredondado: o modelo possui layout mais retangular, elegante, além de um salto de qualidade na parte interna. A tela seguiu com 3,5 polegadas, mas a resolução aumentou para 640 x 960 pixels.



Na parte interna, a RAM também aumentou para 512 MB. O processador foi para o Apple A4, um Cortex-A8 de 1 GHz. Além disso, ganhou novos aplicativos pré-instalados, uma câmera frontal com qualidade VGA para vídeos com 480p a 30 fps, além da traseira bem melhor que as anteriores, com 5 megapixels e vídeos em HD (720p) a 30 fps. Chegou ao mercado em 2010 com iOS 4 e segue atualizável até o 7, recém anunciado pela Apple.



iPhone 4S: processador e câmera recebem upgrades



Siri é o grande atrativo do iPhone 4S (Foto: Divulgação)
Siri é o grande atrativo do iPhone 4S (Foto: Divulgação)


O iPhone 4S está para o iPhone 4 assim como o 3GS está para o 3. Visualmente, ele não tem qualquer diferença para o anterior. Em especificações, porém, tem leves melhorias e uma grande novidade: a Siri. Ele foi o primeiro a ter a auxiliar virtual da Apple, comandada pela voz do usuário, e fez grande sucesso entre os consumidores.



O 4S manteve a tela de 3,5 polegadas com 640 x 960 pixels e os 512 MB de RAM, mas ganhou uma nova opção de memória, com 64 GB, e câmera com 8 megapixels para vídeos em Full HD (1080p), além de frontal VGA. As principais melhorias foram no processador, um Apple A5 com estrutura Cortex-A9 dual-core de 1 GHz. O sistema é o iOS 5, atualizável até o 7. As conectividades são as mesmas: Bluetooth, USB, Wi-Fi e 3G, com acelerômetro, giroscópio, sensor de proximidade e bússola.



iPhone 5: o início de uma nova era



iPhone 5 tem visual totalmente diferente (Foto: Reprodução/TechTudo)
iPhone 5 tem visual totalmente diferente (Foto: Reprodução/TechTudo)


Em 2012, começou uma nova era para o iPhone. O layout mudou bastante. O seu estilo foi baseado nos anteriores, mas com parte traseira com revestimento de dois tons, além de display maior, de 4 polegadas, com resolução de 640 x 1160 pixels. As especificações estão bem melhores: a começar pela conexão à Internet, que agora é 4G (não compatível com o padrão brasileiro).



A memória RAM dobrou para 1 GB, a câmera traseira seguiu com 8 megapixels, mas ganhou novas funcionalidades e melhor qualidade de imagem, enquanto a frontal melhorou muito: passou a ter 1.2 megapixels e a oferecer videoconferências via Wi-Fi, 3G e 4G. O processador é o Apple A6 dual-core de 1.3 GHz, sistema operacional iOS 6, atualizável para o 7, e a nova organização dos menus com cinco fileiras de apps ao invés de quatro.



iPhone 5C: um iPhone 5 (bem) mais colorido



iPhone 5C está disponível em várias cores (Foto: Divulgação)
iPhone 5C está disponível em várias cores (Foto: Divulgação)


A grande inovação deste modelo é seu visual. Em termos de especificações, ele é quase igual ao iPhone 5. Esteticamente, porém, é bem diferente. A começar pelas cores: rosa, verde, amarelo, azul e cinza. Sem falar que seu revestimento é de plástico, tornando-o bem diferente dos seus “irmãos”.



O iPhone 5C tem a mesma tela de 4 polegadas, câmera de 8 megapixels, chip A6, os mesmos sensores e apps pré-instalados do iPhone 5. A principal mudança é a antena de Internet móvel, compatível com diversos padrões de 4G de todo o mundo.



iPhone 5S: o “mais avançado” iPhone até hoje



iPhone 5S é o novo top de linha da Apple (Foto: Divulgação)
iPhone 5S é o novo top de linha da Apple (Foto: Divulgação)


Quando anunciou o iPhone 5S, Tim Cook avisou que ele é o “mais avançado” da série. O visual é o mesmo do 5, com a diferença da opção de cor champagne (dourada). O novo botão “Home”, revestido com material de safira, é descrito pela Apple como “indestrutível”, solucionando um antigo problema de fragilidade dos modelos anteriores.



Já em termos de hardware, há sérias alterações. Ele tem o processador A7, o primeiro com arquitetura de 64-bit, além do coprocessador M7 para os sensores de movimento. Além disso, possui Internet 4G, leitor de digitais e câmera de 8 megapixels, com maior abertura e Flash True Tone, para identificar o melhor tipo de iluminação para cada caso. O aparelho faz ainda vídeos em câmera lenta.



E aí, gostou dos novos iPhones? Qual foi o seu modelo preferido? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo!




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/09/veja-evolucao-dos-smartphones-apple-do-primeiro-iphone-aos-novos-5s-e-5c.html

0 comentários:

Postar um comentário