quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Termina o III Fórum da Internet no Brasil; inclusão digital é a maior demanda










Terminou nesta quinta-feira (5) a terceira edição do Fórum da Internet no Brasil, realizado na cidade de Belém. O evento reuniu mais de 700 pessoas em três dias de discussões sobre os rumos da rede no país. Foi a primeira vez que o fórum aconteceu na região Norte, com destaque para o expressivo número de paraenses e a presença de grupos indígenas.



A escolha do Norte foi fruto da indicação dos participantes do fórum de 2012, em Olinda (PE), e indicadores apontando que a região possui o menor número de brasileiros com acesso à Internet. Um levantamento realizado pelo Centro de Estudos sobre Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br) no ano passado mostrou que 56% dos habitantes da região nunca acessaram a rede. A média nacional de "não conectados" é de 45%.



III Fórum da Internet no Brasil oferece cursos com foco em acessibilidade



A região Nordeste foi representada por quase 500 pessoas, entre elas o líder dos índios da aldeia Brejo dos Padres, Lafaiete Pankararu. Vindo do sertão pernambucano, ele ressalta a importância da participação do grupo em eventos que discutam a inclusão digital dos povos nativos como índios e quilombolas. “Nos sentimos prestigiados com essa participação”, disse.



encerra_2
O líder indígena Lafaiete Pankararu defende a qualidade do acesso à Internet oferecido aos povos nativos do interior do país (Foto: Divulgação)



Lafaiete participou de duas trilhas de debates como foco em educação e inclusão digital. Para ele, o fórum é um momento importante para trocar experiências sobre a relevância da rede para os índios e reforçar a necessidade do desenvolvimento de políticas públicas para oferecer acesso de qualidade a localidades afastadas.



“É preciso que redes como a Internet banda larga de Recife não atinjam só a região metropolitana. Tem que chegar ao sertão, atingir as escolas indígenas e aldeias”, reivindica.



Veterano lembra início da web no Brasil



O fórum também contou com o Seminário WSIS+10, que teve palestra de um dos pioneiros da Internet no Brasil, o professor Tadao Takahashi. O acadêmico lembrou de suas primeiras palestras “sobre Internet”, quando o público era muito restrito, de “zero pessoas”. “Só tive plateia na quarta palestra. Eram quatro pessoas”, diverte-se ele, durante o evento.



A neutralidade na rede foi tema de outra trilha de debate. De acordo com a conselheira do Comitê Gestor da Internet (CGI), Veridiana Alimonti, o aparecimento do assunto nas discussões reforça a necessidade de aprovação do Marco Civil da Internet que se encontra em discussão na Câmara Federal. “As pessoas estão tomando contato com esse tema para a articulação e percebem que é importante que a Internet continue livre”, afirma. Ainda segundo Veridiana, a discussão da neutralidade é o maior entrave à aprovação do Marco Civil.



encerra_1
Inovação promovida pelas startups foi debatida em uma das trilhas do Fórum da Internet (Foto: Divulgação)



A conselheira destacou ainda a realização do fórum no Norte como oportunidade propícia para que questões como a da inclusão digital na região seja amplamente debatida. “A distância da região acaba funcionando como um empecilho para que essas questões sejam discutidas no dia-a-dia do ativismo digital”, lamenta.



O fórum foi encerrado com a plenária final, na qual os participantes tiveram o microfone aberto para destacar os pontos que consideravam relevantes nos debates. Alguns aproveitaram para convidar os presentes para eventos de inclusão digital, como o que acontecerá em Brasília nos próximos meses.



encerra_3
As tendências de programação para web foram compartilhadas em mini-cursos durante os três dias de evento (Foto: Divulgação)



Internet na Amazônia



Ativistas locais leram a Carta da Amazônia. O documento é resultado do fórum Amazon Web, realizado na capital paraense no último fim de semana para discutir democratização da comunicação e governança na Internet.



A carta ressalta o apoio dos ativistas paraenses ao modelo de governança da Internet brasileira, necessidade de apoio à aprovação do Marco Civil e reforço em ações para que a rede continue livre. O texto aponta ainda que a inclusão digital deve chegar ao interior do Estado e abranger povos nativos como quilombolas e índios.



A próxima edição do Fórum da Internet no Brasil acontece em 2014, em cidade ainda não definida pela organização.




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/09/termina-o-iii-forum-da-internet-no-brasil-inclusao-digital-e-maior-demanda.html

0 comentários:

Postar um comentário