quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Entenda como funciona a taxação de compras em sites internacionais










Comprar em sites internacionais está cada vez mais fácil, os preços são convidativos e o frete nunca esteve tão barato. No entanto, se consumidor quiser comprar produtos pela Internet vindos de outro país, deve tomar alguns cuidados especiais para diminuir as chances de ser taxado pela Receita Federal. Entenda melhor como funciona a taxação e confira algumas dicas do TechTudo para evitar surpresas em suas compras quando elas chegarem ao Brasil.



Confira a lista de sites chineses que entregam mercadorias no Brasil



Dicas simples podem diminuir a chance de ser taxado (Foto: Reprodução)
Dicas simples podem diminuir a chance de ser taxado (Foto: Reprodução/Internet)


Qualquer importação de bens pelos Correios, companhias aéreas ou empresas de courier (transporte internacional expresso) está sujeita a taxação, segundo o Decreto nº 6759 de 2009.



O chamado Regime de Tributação Simplificada (RTS) pode ser aplicado no despacho aduaneiro de presentes recebidos do exterior no valor de até US$ 3,000.00 e permite, em alguns casos, a isenção do imposto sobre produtos industrializados, da contribuição para o PIS/PASEP-Importação e da COFINS-Importação. É bom lembrar que o RTS não se aplica à importação de bebidas alcoólicas, fumo e produtos de tabacaria comprados no exterior.



Qual o valor exato do imposto?



O imposto de importação no RTS corresponde a 60% do valor declarado da encomenda, mais o frete. Lembrando que será considerado o valor declarado do produto apenas se ele for compatível com os preços praticados no mercado. Portanto, o preço pode ser contestado pela Receita Federal quando o produto chegar ao Brasil. Assim, é preciso pesquisar antes de fazer um pedido para minimizar as chances de taxação. Uma compra barata pode não valer mais a pena depois de somado o frete e o imposto calculado sobre o montante declarado.




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/09/entenda-como-funciona-taxacao-de-compras-em-sites-internacionais.html

0 comentários:

Postar um comentário