quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Ensaio comovente da vida aos sonhos de um garoto com Distrofia Muscular









Matej-Peljhan-Petit-prince-4

Luka, um menino de 12 anos com distrofia muscular, pode não ser capaz de andar de skate ou jogar basquete como os outros garotos de sua idade, mas, graças à ajuda de um fotógrafo, ele é capaz se ver participando em algumas das atividades que ele só tinha sonhado em fazer.

Em uma série de fotos intitulada “O Pequeno Príncipe”, Matej Peljhan, um fotógrafo esloveno, traz vida a imaginação de Luka, o incluindo em uma variedade de cenas realistas.

Luka

A doença de Luka provoca nele fraquezas musculares, e isso se reflete nas limitações de movimentos que consegue fazer. Hoje a cadeira de rodas é sua grande amiga no dia a dia, dando-lhe uma certa liberdade para locomoção, mas mesmo assim atividades como comer e usar o banheiro sempre exigem uma mão amiga.

“A única coisa que ele é fisicamente capaz de fazer são pequenos movimentos com os dedos, mas extremamente fracos”, explica Peljhan, que também trabalha como psicólogo.

Matej-Peljhan-Petit-prince-2

Do sonho até o Ensaio Fotográfico

Apesar de suas limitações físicas, Luka tem uma imaginação extremamente ativa e uma propensão para o desenho. ”Algum tempo atrás, durante uma de nossas conversas, ele expressou seu desejo de ver a si mesmo em uma foto, andando e fazendo todo tipo de travessura”, Peljhan lembrou. Analisando utilizar o Photoshop, Peljhan achou que seria impossível cumprir o desejo de Luka. No entanto, mais tarde ele percebeu que isso poderia ser feito, apenas com uma pequena mudança de perspectiva.

Com a idéia na cabeça, Peljhan começou a dar vida a suas idéias, colocando Luka como sujeito de suas fotos. Após alguns objetos posicionados, e com a ajuda de amigos, ele fez com que Luka encenasse suas imaginações, capturando fotos do angulo superior para que ele parece estar em movimento.

Batizado em homenagem ao famoso romance francês de mesmo título, a série de oito fotos mostra Luka vivendo o que ele provavelmente nunca será capaz de fazer.

Fotos do Ensaio Fotográfico

Matej-Peljhan-Petit-prince-8

Matej-Peljhan-Petit-prince-7

Matej-Peljhan-Petit-prince-6

Matej-Peljhan-Petit-prince-5

Matej-Peljhan-Petit-prince-3

Matej-Peljhan-Petit-prince-1



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://somentecoisaslegais.com.br/arte/ensaio-comovente-vida-sonhos-garoto-distrofia-muscular?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=ensaio-comovente-vida-sonhos-garoto-distrofia-muscular

0 comentários:

Postar um comentário