sábado, 14 de setembro de 2013

20 coisas que você precisa saber sobre o álbum In Utero, do Nirvana!










Terceiro e último disco de estúdio da banda completa 20 anos nesta sexta (13)




Nem parece, mas o terceiro e último disco de estúdio do Nirvana, In Utero, completa 20 anos nesta sexta-feira (13).



In Utero é um dos álbuns mais intensos da história do rock e é apontado por muitos como um testamento musical de Kurt Cobain, que viria se matar seis meses depois, no dia 5 de abril de 1994.



Para comemorar o lançamento, uma edição especial com muito material inédito chega às lojas no dia 24 de setembro. A CAPRICHO levantou 20 coisas que você precisa saber sobre In Utero, incluindo informações sobre o material bônus que estará na edição de 20 anos do disco do Nirvana.





Foto: Reprodução




1. No final de 1992, quando Kurt Cobain começou a trabalhar no sucessor de Nevermind, o álbum teve o nome provisório de I Hate Myself And I Want To Die, que também dá nome a uma faixa que ficou de fora de In Utero, sendo lançada no lado b do single de Pennyroyal Tea, no CD The Beavis and Butt-Head Experience e na caixa do Nirvana, With the Lights Out.



2. In Utero começou a ser gravado aqui no Brasil, no estúdio da BMG-Ariola, no Rio de Janeiro. Durante uma folga entre os shows do Nirvana no extinto festival Hollywood Rock, em janeiro de 1993. A banda tocou em São Paulo e no Rio de Janeiro.



3. Dos três dias de gravações no Rio de Janeiro, o Nirvana levou oito rolos com mais de 20 horas de material, que seria usado como parte da pré-produção de In Utero.



4. A faixa Gallons of Rubbing alcohol Flow Through the Strip, que saiu como música bônus na versão internacional de In Utero, é praticamente a mesma gravada no Brasil, com poucas alterações.



5. Ainda no Brasil, durante o show na Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro, em 23 de janeiro de 1993, o Nirvana tocou pela primeira vez ao vivo duas canções de In Utero: Heart-Shaped Box e Scentless Apprentice.





6. Como a banda não passava por um bom momento internamente, muito por conta do vício de Kurt em heroína, a Gold Mountain escolheu o Pachyderm Studios, na pacata e isolada Cannon Falls, Minnesota. O estúdio ficava na zona rural e evitava que a banda tivesse distrações.



7. In Utero foi gravado em apenas 12 dias e surpreendeu os diretores da Geffen, que olharam com desconfiança para o novo trabalho do Nirvana.



8. Assim que as gravações de In Utero acabaram, a banda comemorou de uma forma nada comum: ateando fogo em suas respectivas calças!



9. Entre o final das gravações de In Utero e seu lançamento, Kurt Cobain sofreu duas overdoses: em maio e depois em junho de 1993.



10. No dia 4 de junho de 1993, Kurt Cobain foi preso após uma briga doméstica com sua mulher, Courtney Love. Os policiais encontraram armas na casa do casal.





11. Antes de In Utero ser lançado, o Nirvana lançou um vinil split de 7 polegadas, Oh The Guilt/ Puss, juntamente com a banda Jesus Lizard.



12. Nesse meio tempo Kurt também lançou outro trabalho especial, chamado The "Priest" They Called Him, usando o pseudônimo Kurtis Cohbaine, ao lado do poeta beat William S. Burroughs.



13. In Utero foi lançado oficialmente no dia 13 de setembro de 1993, primeiro no Reino Unido; e no dia 14 de setembro do mesmo ano nos Estados Unidos. Sua versão internacional só chegou às lojas em 21 de setembro.



14. O álbum vendeu 181 mil cópias em sua primeira semana nas lojas e chegou ao primeiro lugar da Billboard.



15. Em algumas fotos de divulgação de In Utero, Dave Grohl aparece usando um gorrinho da banda brasileira Sepultura. Anos mais tarde o próprio Grohl gravaria com o ex-vocalista do grupo, Max Cavalera, em seu projeto chamado Probot, lançado em 2004.



16. Para ser vendido nas redes norte-americanas Kmart e Wal-Mart, Kurt Cobain concordou em mudar a contracapa de In Utero (que trazia uma colagem de modelos de fetos) e o título da música Rape Me para Waif Me. Além disso, essa versão alterada também foi vendida em Singapura, país onde o álbum havia sido banido.





17. As músicas Heart-Shaped Box e All Apologies entraram no CD com mixagens diferentes das originais de Steve Albini, a pedido da gravadora do Nirvana, a Geffen. As versões que entraram no álbum foram feitas remixadas por Scott Litt. A edição especial de 20 anos de In Utero trará essas versões "mais sujas" de Albini.



18. A edição de 20 anos de In Utero teve o álbum inteiro e seus b-sides remasterizados no histório Abbey Road Studios, aquele usado pelos Beatles, que até emprestou seu nome para um dos últimos discos do quarteto de Liverpool.



19. A demo de Scentless Apprentice, gravada no estúdio da BMG-Ariola, no Rio de Janeiro, também fará parte da edição de 20 anos de In Utero.



20. Um CD e um DVD do MTV Live And Loud, gravado em dezembro de 1993, também vai acompanhar a edição especial de 20 anos do terceiro álbum de estúdio do Nirvana.



 






Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://feedproxy.google.com/~r/famosos-capricho/~3/FUQmR5BQQqE/20-coisas-voce-precisa-saber-album-in-utero-nirvana-754025.shtml

0 comentários:

Postar um comentário