sábado, 3 de agosto de 2013

The Last of Us x I Am Alive: veja quem sobrevive no final do embate










The Last of Us e I Am Alive são dois jogos recentes que tratam de temas similares: sobrevivência e humanidade. Enquanto o primeiro é exclusivo do PlayStation 3, o outro saiu para mais plataformas, como Xbox 360 e PC. Porém, enquanto os dois guardam semelhanças, há também diferenças consideráveis em alguns quesitos. Acompanhe o comparativo e descubra as principais características de cada game.



Confira o review e o detonado completo de The Last of Us.



I am Alive e The Last of Us são parecidos em diversos aspectos (Foto: Reprodução / TechTudo)
I am Alive e The Last of Us são parecidos em diversos aspectos (Foto: Reprodução / TechTudo)


História



I Am Alive conta a história de um homem que sobreviveu a um evento que modificou a geografia da Terra, com direito a terremotos e outros desastres naturais que devastaram as grandes cidades. É neste cenário que o protagonista precisa seguir seu caminho para encontrar sua esposa e filha, sem nem mesmo saber se estão vivas.



Neste ponto, I Am Alive se assemelha bastante com The Last of Us, já que os dois envolvem laços humanos que foram quebrados. Contudo, no jogo do PS3 a coisa funciona um pouquinho diferente, já que nele há a presença dos infectados, que são parecidos com zumbis, mas foram vítimas de um fungo que os deixa agressivos. Em I Am Alive as ameaças se limitam a outros sobreviventes e ao ar poluído que pode matar quem ficar exposto por muito tempo.



Além disso, em The Last of Us acompanhamos a saga de Joel e Ellie, a dupla principal. Já em I Am Alive o jogador deverá avançar na história e superar os desafios completamente sozinho, o que pode tornar a experiência mais monótona.



The Last of Us (Foto: Divulgação)
The Last of Us (Foto: Divulgação)


Gráficos



Neste ponto a discussão fica um pouco em segundo plano, já que fica difícil para qualquer jogo recente superar a qualidade de The Last of Us. O game é simplesmente o mais bonito já lançado para o PlayStation 3 e não é superado nem mesmo por outros exclusivos da plataforma. Expressões faciais, cenários, efeitos especiais, tudo está muito bonito, nos mínimos detalhes, com direito a cenas impressionantes.



Já I Am Alive peca bastante no quesito gráfico. O jogo chega a ser feio em alguns pontos, com personagens mal desenhados, cenários sem inspiração e efeitos especiais que deixam a desejar. Um tipo de “filtro cinza” tenta enganar e disfarçar os efeitos ruins, mas não chega a salvar este quesito do jogo.



I Am Alive (Foto: Divulgação)
I Am Alive (Foto: Divulgação)


Objetivos



O principal objetivo em I Am Alive é se manter vivo para encontrar sua família, o que pode soar um pouco egoísta para quem conhece The Last of Us e compara a missão de um jogo com o outro. No game da Sony, a missão é bem mais ampla e complexa: salvar a humanidade.



Acontece que o fungo que começou a infectar humanos pode se espalhar cada vez mais e cabe ao jogador, no controle de Joel, levar a última esperança da humanidade para um lugar onde a possível cura poderá ser encontrada – ou não. Essa incerteza toma conta da jogabilidade o game inteiro e deixa tudo mais divertido, com muito mais tensão.



The Last of Us (Foto: Divulgação)
The Last of Us (Foto: Divulgação)


Jogabilidade



A jogabilidade dos dois games é em terceira pessoa, mas em alguns momentos de I Am Alive é possível alternar para uma visão em primeira pessoa. Já em The Last of Us a câmera é 100% em terceira pessoa. Em ambos os games é preciso lidar com a excasses de recursos, incluindo armas e munições, e com a fragilidade dos personagens, que morrem em poucos ataques dos inimigos. Sendo assim, planejar bem antes de executar abordagens agressivas é fundamental para o sucesso no jogo.



Uma grande diferença é a "mira facilitada" de I Am Alive, que ajuda o jogador a selecionar seus alvos durante o combate, o que não acontece em The Last of Us. Além disso, há um modo multiplayer bem divertido e complexo no jogo da Sony, enquanto I Am Alive possui apenas a campanha single player.



I Am Alive (Foto: Divulgação)
I Am Alive (Foto: Divulgação)


Conclusão



The Last of Us é um dos games mais elogiados do ano, com notas máximas em diversas avaliações e opiniões positivas da maioria absoluta dos jogadores que tiveram a oportunidade de jogá-lo. Já I Am Alive não é um título de grande sucesso e divide opiniões entre jogadores e crítica. Apesar das semelhanças, o título exclusivo do PlayStation 3 leva vantagem, de longe, neste comparativo.



Fórum TechTudo: O que você achou dos inimigos de The Last of Us?




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/jogos/noticia/2013/08/last-us-x-i-am-alive-veja-quem-sobrevive-no-final-do-embate.html

0 comentários:

Postar um comentário