sexta-feira, 9 de agosto de 2013

IBM desenvolve arquitetura de computadores inspirada no cérebro humano










Apesar de atualmente um supercomputador de 83 mil núcleos ter somente um por cento do poder do cérebro humano, a companhia americana IBM acredita ser possível replicar toda nossa capacidade cerebral em uma máquina. Para isso, a empresa está desenvolvendo um projeto no mínimo audacioso para criar uma nova arquitetura computacional que pretende imitar o modo de operar de um cérebro, dando a um computador a capacidade de pensar.



Arquitetura de computador planejada pela IBM pretende imitar o funcionamento do cérebro humano. (Foto: Reprodução / Gizmodo)
Arquitetura de computador planejada pela IBM pretende imitar o funcionamento do cérebro humano. (Foto: Reprodução/Gizmodo)


Iniciado em 2011 com a construção de um chip que simulava algumas funções cerebrais equivalentes às sinapses de 530 bilhões de neurônios, o projeto SyNAPSE, como é chamado, pretende criar um cérebro de silício que imite a eficiência de processamento, o consumo de energia e as dimensões do cérebro humano.



A intenção é criar simuladores de software que reproduzam a maneira com que o cérebro processa os dados, um modelo de neurônio que utiliza cálculos precisos para entender o mundo à nossa volta, além de aplicações que imitam as sinapses nervosas. Pareados a um complexo sistema cognitivo, os chips formariam um conjunto equivalente aos lados esquerdo e direito do cérebro humano.



Simulação visual de uma rede de chips sinápticos idealizada pela IBM. (Foto: Reprodução / IBM)
Simulação visual de uma rede de chips sinápticos

idealizada pela IBM. (Foto: Reprodução/IBM)


Se concretizado a longo prazo, o projeto deve integrar o funcionamento de processadores, memória e comunicação como nunca antes visto, em um sistema de chips neurossinápticos com dez bilhões de neurônios e de cem trilhões de sinapses, todos consumindo apenas um quilowatt de energia e ocupando menos de dois litros de volume.



Tem alguma dúvida sobre tecnologia? Comente no Fórum do TechTudo!



Via Mashable e Gizmodo




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/08/ibm-desenvolve-arquitetura-de-computadores-inspirada-no-cerebro-humano.html

0 comentários:

Postar um comentário